Comportamento
Testes
Descubra como está a sua Inteligência Emocional


Descubra como amenizar as crises de relacionamento

Está insatisfeita com o seu relacionamento? Não aguenta mais brigas e decepções? Pode ser que seu relacionamento esteja em crise. De fato, manter um relacionamento exige muito do casal, sendo que na maioria das vezes as crises invadem o relacionamento para mostrar que alguma coisa precisa mudar no convívio.

De acordo com a psicóloga e psicanalista Cynthia Boscovich, a falta de comunicação entre o casal é um sinal que o relacionamento pode estar entrando numa crise.

“Quando o diálogo termina sempre em brigas e somente um decide pelo casal, isso mostra que a relação se tornou unilateral, podendo desencadear ressentimentos, raiva e decepção com o outro”, explica à psicóloga.

As brigas podem surgir por diversos motivos, a dinâmica do casal pode ocasionar em discussões, sejam elas por ordem emocional, financeira ou comportamental. A prioridade de cada um pode mudar, o que pode gerar o descontentamento do casal.

Como amenizar uma crise?

“O casal deve ter a consciência de que as crises não podem ser evitadas e por isso, as mudanças devem ser vistas como um novo ânimo para ambos. Sem dúvida o diálogo é a chave da solução”, destaca a psicóloga Cynthia Boscovich.

É preciso ter atitude. A rotina pode desgastar o relacionamento, deixando-o monótono. Relembrar bons momentos, sair para jantar, programar uma viagem ou até mesmo fazer algo que nunca fizerem antes, pode reacender o sentimento que um sente pelo outro.

Para acabar de vez com essas briguinhas de casal, invista nas dicas da psicóloga Cynthia Boscovich para voltar a ter um relacionamento saudável:

Terapia de Casal x Terapia Individual

É no momento de crise que cada um precisa entrar em contato com as suas questões, dificuldades, tabus, limites, por isso investir em um processo terapêutico pode ser uma boa solução para o casal. No entanto, é importante verificar o que é possível se trabalhar em um primeiro momento. Talvez a terapia de casal possa ser a melhor saída, porém um dos parceiros pode apresentar resistência para isso. Daí a importância dos processos terapêuticos individuais.

Reflita

Tente conversar com calma sobre o relacionamento, diga primeiro as coisas que gosta e o que o incomoda. E lembre-se que o diálogo é a melhor alternativa para se encontrar uma saída.

Escute

Aprenda a ouvir o companheiro e saiba a hora de falar. Tente compreender cada motivo e veja se há possibilidade de negociar ou mudar.

Diga adeus à rotina!

Converse com o seu parceiro sobre coisas que vocês dois gostariam de fazer, reflitam juntos sobre o que pode mudar na relação para fugir da rotina. Aprenda a curtir o seu relacionamento e invista nos momentos a dois. Vale a pena tentar, não é?

Cerquinha

É importante criar uma cerca de proteção em torno da relação. Tente manter dentro dela somente você e seu companheiro.

Não leve para a intimidade da relação outros componentes, como familiares, filhos, trabalho. A relação precisa ser preservada e certamente agradecerá.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de:
Liderança para Mulheres com Flavia Lippi
Motivação e Liderança com Nilson Redis Caldeira






Veja mais

Aprenda a dar feedback com “técnica do sanduíche”

Você lida com introvertidos no trabalho?

Como identificar um mentiroso?

Seja contratado pela sua inteligência!

Viva com menos e seja feliz!



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas