Comportamento
Testes
Descubra como está a sua Inteligência Emocional


Trabalho: cinco maneiras de tornar a rotina mais divertida e ser bem sucedido

Passamos a maior parte do nosso tempo trabalhando, mas nem sempre sentimos prazer nas atividades realizadas. O livro “Os Problemas do Trabalho”, de L. Ron Hubbard, questiona o motivo pelo qual a sociedade encara o trabalho de forma penosa e propõe exercícios para tornar a rotina mais prazerosa. Lucia Winther, especialista na obra do autor, separou cinco dicas para uma carreira bem sucedida.

Procure uma atividade que goste. O trabalho ocupa boa parte da vida e, se você não está feliz, está gastando horas valiosas em algo que acha penoso. É preciso olhar para dentro de si mesmo e responder à pergunta: “O que me deixa entusiasmado na vida?”. Para ajudar, pense em um projeto em que trabalhou até o fim sem se importar com o tempo que levaria nem se cansar. Essa é uma boa pista para descobrir o que lhe dá prazer.

Controle positivamente suas ações. É muito importante desenvolver a capacidade de controlar os acontecimentos e dinamizar a rotina. “Estabeleça um ciclo de ação que determine o ato de começar algo, mudar sua posição no espaço ou existência no tempo e pará-lo à vontade”, ensina Lucia. “Dessa maneira, terá controle sobre seus resultados e alcançará aquilo a que se propôs”, diz.

Mantenha o foco no presente. Para fazer um bom trabalho, é necessário estar atento ao tempo presente, sem trazer incômodos passados ou desviar a atenção. “Procure pensar no aqui e no agora, deixando para depois questões pessoais e mesmo outros problemas do trabalho”, afirma Lucia Winther. Não adianta querer fazer tudo de uma vez: separe um momento para checar emails, outro para atender demandas e outro para as atividades de rotina.

Trabalho e diversão não precisam ser diferentes. A maioria das pessoas considera seus empregos uma fonte de preocupações, insegurança, cansaço e estresse – quase nunca algo divertido. “O divertimento é visto como uma coisa interessante e o trabalho como uma coisa árdua e necessária, mas não precisa ser assim”, afirma Lucia. Hubbard propõe uma redefinição das palavras trabalho e divertimento para tornar a vida melhor.

Fique de olho na autoestima. Uma coisa é certa: se alguém não está bem consigo mesmo, se não tem segurança nas próprias habilidades e um propósito definido, nenhuma profissão vai dar certo. A falta de autoestima é visível para todos que estão ao seu redor e o trabalho fica prejudicado. “É importante se conhecer, promovendo uma análise de seus traumas passados e de suas vontades e atitudes no presente. Só assim será possível resgatar a autoestima e seguir com uma carreira vitoriosa”, diz Lucia.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Motivação e Liderança com Nilson Redis Caldeira





Veja mais

Aprenda a dar feedback com “técnica do sanduíche”

Você lida com introvertidos no trabalho?

Como identificar um mentiroso?

Seja contratado pela sua inteligência!

Viva com menos e seja feliz!



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas