Comportamento
Testes
Descubra como está a sua Inteligência Emocional


Autossabotagem: como evitar a fazer mal a nós mesmos?

O mercado de trabalho está exigindo dos profissionais contemporâneos uma postura mais agressiva e dinâmica. A era da informação e o mundo globalizado aumentam a velocidade dos desejos e respostas do ser humano e torna ainda mais rápido e imediato o medo da falha e frustração. As decisões podem ser tomadas em fração de segundos e as cobranças pelo bom desempenho estão cada vez maiores. Na corrida para acompanhar as mudanças sucessivas, uma das alternativas com que podemos contar é a intuição, para o bem ou para o mal.

Ao contrário do que pensa a maioria das pessoas, o termo ‘intuição’ não denota alguma coisa contrária à razão, mas algo que se situa fora dos domínios da razão. Segundo Carl Gustav Jung, é um novo campo que teremos que começar a dominar. De acordo com o terapeuta Carlos Florêncio, “Em um primeiro momento, é muito difícil aceitar esta ideia e abrir a cabeça para algo que não seja racional. Neste momento de alta competitividade, em que estamos sendo colocados à prova constantemente, temos que contar com tudo o que está ao nosso alcance para ampliar a visão, não vendo a coisa apenas na sua aparência, mas através da coisa, ou seja, na sua essência”, explica. “Neste momento, a intuição aflora, a criatividade vem à tona e começamos a fazer uso das áreas do conhecimento que estavam adormecidos em nosso cérebro e, para fazer bom uso, temos de procurar conhece-las”, completa o especialista.

Atualmente, um dos principais problemas que as pessoas enfrentam é descobrir porque, mesmo após tanto esforço, não conseguem alcançar seus objetivos. Por que as pessoas não conseguem seguir adiante com suas dietas ou metas que consideram realmente importantes? “A verdade é que realmente existe alguém tentando impedir seu sucesso e êxito pessoal; e o mais chocante é que esta pessoa é você. Você pode ser responsável por sabotar seu próprio sucesso. Isso acontece muitas vezes sem que você perceba. Sabe aquela voz em sua cabeça que retruca negativamente toda vez que você pensa em fazer algo para melhorar a sua vida? A dúvida, incerteza e até temor! Este é o sabotador interno, que consegue escolher em meio a multidão justamente alguém que irá contribuir para aquilo que você mais teme que é o contrário do que você deseja”, define Carlos Florêncio. “Apesar da intenção positiva de proteger-se das possíveis dores causadas por uma frustração, é necessário que a pessoa saiba que ela mesma é quem deve ter o controle para decidir o que era melhor para si mesma”, aconselha o especialista. “Um conselho simples é não dar mais ouvidos à “voz”, quando você mesmo pode calcular os riscos de suas ações”, completa Florêncio.

Dicas e estratégias contra a autossabotagem para vida pessoal e profissional:

01 – Comprometa-se a seguir adiante – É muito comum nos depararmos com grandes dificuldades quando decidimos fazer algum tipo de mudança em nossas vidas, afinal, estamos saindo, muitas vezes, de anos de comodismo e procrastinação. Por isso, é importante criar um compromisso com você mesmo que não importa o que aconteça você vai seguir adiante. Minha estratégia é simples, eu coloco uma foto daquilo que desejo, em um quadro no meu escritório, é como se a meta estivesse dizendo; – Ei olha, estou aqui!

02 - Arrume um guarda-costas – Se você quer reforçar ainda mais a estratégia acima, eu recomendo que você faça um compromisso público daquilo que deseja atingir. Não precisa sair contando aos quatro ventos o que está fazendo, mas pode chamar um amigo que partilha dos mesmos objetivos para apoiá-lo. Eu chamo essa pessoa de “guarda costas”, alguém que vai incentivá-lo a se manter no caminho. Você também pode contratar um Coach que é um profissional que tem como único objetivo ajudar você a alcançar seus objetivos.

03 – Muda a forma como você fala - Algumas pessoas parecem ter um disco riscado em suas cabeças, repetem à exaustão aquilo que NÃO querem. “Não quero ser pobre”, “não quero ficar sozinho”, “não quero engordar”. Qual é o resultado disso? Pobreza, solidão, obesidade. Ao invés de dizer o que não quer diga o quer. Por exemplo, “quero seu magro”, “quero ganhar mais dinheiro”, “quero ter alguém”. Seu cérebro não entende a palavra “não”. Quer ver? Não pense em um elefante vermelho com bolinhas brancas. A pergunta que vem depois é “quantas bolinhas você viu?”

04 – Enfrente o medo – O medo tem uma função específica nos seres humanos; preservar a vida da melhor maneira possível. A descarga de adrenalina que seu cérebro dispara quando vê um Pitbull sem coleira correndo em sua direção, sugere que você corra o mais rápido possível. Os homens pré-históricos desenvolveram esse recurso para sua própria sobrevivência. No mundo de hoje não precisamos dele. A não ser é claro, se você for paraquedista, domador de leões ou piloto de caça. Pergunte-se; o que eu quero fazer vai acabar me matando ou são meus pensamentos que querem me impedir de entrar em ação? Se não houver grandes riscos para você e para outros, vá em frente, faça aquilo que tem medo, o resultado pode surpreender você quando perceber que medo é apenas um recurso que a mente cria para imaginar um futuro que não dará certo.

05 – Busque o prazer – Todo o comportamento humano tem uma intenção positiva. Talvez você não esteja conseguindo realizar aquilo que deseja, porque pode estar associando o fato de entrar em ação com dor. Explico, algumas pessoas dizem; “por que me relacionar com alguém se não vai dar certo?”. Essa pessoa sofreu uma desilusão no passado e agora associa relacionamento com frustração que em ultima instância gera dor. Na tentativa de proteger você, seu cérebro cria artifícios para evitar um encontro. Você arruma formas para não sair de casa, não se envolver, veste roupas esquisitas. Isso é auto sabotagem! Muitas pessoas não sabem por que fazem o que fazem, mas seu cérebro sabe. Ele quer proteger você! Diga a “ele” que você entende sua intenção positiva, mas que vai fazer diferente, porque acredita que a vida foi feita para ser feliz.





Veja mais

Aprenda a dar feedback com “técnica do sanduíche”

Você lida com introvertidos no trabalho?

Como identificar um mentiroso?

Seja contratado pela sua inteligência!

Viva com menos e seja feliz!



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas