Comportamento
Testes
Descubra como está a sua Inteligência Emocional


CINCO DICAS PARA IMPULSIONAR SUA CARREIRA EM 2013 (*)

Antes de começar a escrever este texto, fui pesquisar na internet o que estão dizendo por aí sobre 2012. Nesta busca, encontrei conteúdos de várias fontes diferentes, mas sempre com o seguinte contexto: "O mundo vai acabar!!!", ou então "o mundo, da forma que conhecemos, deixará de existir!!!" dentre outras previsões.

Ao ler estes conteúdos, fiquei me perguntando "o que será que tudo isso quer dizer?" Cheguei à seguinte conclusão: 2012 é o ano da mudança!!!!! Em dezembro, habitualmente fazemos reflexões, balanços e, principalmente, promessas. No entanto, esquecemos de um detalhe importantíssimo: se queremos ter resultados diferentes, precisamos agir de forma diferente. O que eu quero dizer com isso é que precisamos, definitivamente, tirar nossos planos do papel e mudar o rumo de nossas vidas assumindo de vez o controle das ações.

O mercado de trabalho está aí fora, cada vez mais exigente, cada vez mais concorrido, cada vez mais repleto de novos profissionais com novas experiências e visões diferentes de tudo o que conhecemos. Precisamos, então, sempre mostrar "aquele algo a mais", colocar o nosso potencial para fora, mostrar ao mundo o nosso talento, mostrar quem somos e marcar nosso lugar na história.


Quais marcas/lembranças queremos deixar para o futuro? Quais são as nossas obras? Por quais resultados queremos ser lembrados?


2012 será o ano da virada de mesa. Será o ano de sermos reconhecidos pelo diferencial de nossas contribuições. Então, vamos lá, começar desde já a fazer não apenas um ano diferente, mas um futuro diferente.



Deixo, então, algumas dicas sobre como ser um profissional diferenciado em 2013:


Esteja atento a tudo o que acontece - Não estou me referindo apenas aos noticiários nacionais e internacionais, mas também às oportunidades que estão à sua volta e se, possível, saia da zona de conforto!

Faça cada vez mais contatos - Utilize os recursos das inúmeras redes sociais e esteja sempre em evidência, mas, cuidado com os exageros, as indiscrições e os excessos. Lembre-se de que tudo o que você disser poderá e será usado contra você.

Questione sempre o seu trabalho - Pense diferente. Ao terminar algo, questione-se para ter a certeza de que esgotou todas as possibilidades de produção deste trabalho. Faça diferente!

Dedique-se ao máximo - Enquanto estiver envolvido com o trabalho, faça o seu melhor sempre, independentemente de qualquer tipo de solicitação. Faça o melhor não apenas para a empresa, mas para você. Desta forma, certamente será um profissional empregável e disputado pelo mercado e não apenas um profissional que tem um emprego ou "vende horas do seu dia".

Fora do ambiente corporativo, faça aquilo que gosta - Para terminar a minha lista de dicas, quando não estiver envolvido com o trabalho, faça coisas para você. Pratique esportes, leia bons livros (não apenas literatura técnica), reúna-se com parentes e amigos, desfrute da companhia de sua família. Enfim, faça coisas que lhe proporcionem prazer e ajudem a descarregar o stress do dia a dia.

Sei que não há nada de novo no que você acabou de ler, mas tenho absoluta certeza de que se estas dicas forem plenamente aplicadas você implementará mudanças importantes e que farão toda a diferença tanto em sua vida profissional como em sua vida pessoal, não apenas no ano que se inicia, mas neste novo ciclo que está por vir.



*Por Euclides Junior





Veja mais

Aprenda a dar feedback com “técnica do sanduíche”

Você lida com introvertidos no trabalho?

Como identificar um mentiroso?

Seja contratado pela sua inteligência!

Viva com menos e seja feliz!



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas