Comportamento
Testes
Descubra como está a sua Inteligência Emocional


DRIBLANDO A TIMIDEZ: VOCÊ SABE FALAR EM PÚBLICO? (*)

Você fica extremamente preocupado com a opinião dos outros e se sente desconfortável em situações de exposição, de forma a prejudicar o trabalho e as relações interpessoais? Se a resposta para esta pergunta for sim, você apresenta sinais de timidez. Mas, não confunda “ser” tímido com “estar” tímido em determinadas situações, principalmente quando é preciso falar em público.

A timidez, apesar de não ser uma doença, pode afetar a qualidade de vida, dificultando tanto relações profissionais quanto pessoais. Porém, esta característica pode aparecer apenas em alguns casos, como um mecanismo de defesa criado para que a pessoa tenha tempo para avaliar a situação e agir com cautela. Podemos notar a timidez quando é preciso falar em público, seja na sua empresa, durante uma palestra, curso, ou até mesmo quando estamos numa conversa descontraída numa roda de amigos.

Para tentarmos driblar a timidez, primeiramente temos que verificar qual parte de sua vida está sendo afetada por esta característica e se você está, de fato, sendo prejudicado por isso. Após responder, determine-se a mudar e veja a transformação na sua mente. Faça um filme mental, por exemplo, você falando em público, interagindo, sorridente, calmo e tudo o que conquistará com isto. Se ainda ficar nervoso, faça imediatamente algo que o acalme: música relaxante, banho, alongamento... e volte ao treino! Finalmente, após ver o filme inteirinho na sua cabeça, treine em frente a um espelho, pegue uma câmera e filme você falando, analise quais gestos utiliza, como está sua voz. O importante é ficar confortável com a situação, feito isso, tudo irá melhorar.

Após este exercício, se parar para pensar, você pode até dar um curso para as pessoas mais “extrovertidas” que não se seguram, e ensiná-las a “segurar a onda”. Já imaginou ministrar um curso sobre timidez? Seria uma ótima opção. O principal desafio para conseguir driblar a timidez e falar em público é “fazer de conta” que está falando com um monte de amigos. Não tenha medo se não souber algo, curta o momento, troque energias e conteúdo.

Treinar é o melhor método. Imaginar todos pelados também é um excelente exercício. Tem algo mais constrangedor do que ficar pelado em público? Imagine todos nus na plateia, assim não se sentirá tão exposto. Brincadeiras à parte, faça uma âncora, um lembrete. Por exemplo, se você fica balançando as mãos, mexendo os dedos e não sabe se levantará vôo com esses braços ansiosos, experimente colocar um anel em um dedo que não está acostumado, ou o relógio em outro braço. Quando colocar esta âncora, imagine exatamente o que quer: ficar tranqüilo, com os braços e mãos quietos e alinhados. Todas as vezes que for falar em público utilize esta âncora, respire fundo, explore os seus conhecimentos, divida experiências e boa sorte!

(*) Por Tália Jaoui


Serviço:
www.taliajaoui.com.br

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de:
Liderança para Mulheres com Flavia Lippi
Motivação e Liderança com Nilson Redis Caldeira






Veja mais

Aprenda a dar feedback com “técnica do sanduíche”

Você lida com introvertidos no trabalho?

Como identificar um mentiroso?

Seja contratado pela sua inteligência!

Viva com menos e seja feliz!



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas