Comportamento
Testes
Descubra como está a sua Inteligência Emocional


Estresse: pontos positivos e negativos deste problema que atinge a sociedade moderna

Aumento da competitividade profissional, excesso de atividades, pressão por causa de provas de vestibular, trânsito e dificuldade nos relacionamentos são apenas alguns dos fatores que podem desencadear uma crise de estresse no ser humano do século XXI. No entanto, o estresse não é completamente prejudicial, pois na fase inicial ele dá ânimo, vigor e torna a pessoa mais produtiva. Também ajuda a preparar o organismo para defender-se de uma ameaça, é ele que faz com que alguém parta para ação. A questão é que ninguém consegue ficar por muito tempo neste processo positivo, já que o organismo precisa recuperar o equilíbrio.


Quando o estresse chega numa fase negativa ele tem a possibilidade de contribuir para o aparecimento, em excesso, de medo, ansiedade, nervosismo, dificuldade de concentração e alterações de humor sem motivo aparente. Além disso, quando alguns hormônios do estresse, como a adrenalina e o cortisol são liberados, ocorre a diminuição da atividade dos linfócitos que fazem parte do sistema imunológico. Isso faz com que o estresse esteja ligado às seis principais causas de morte: doenças cardíacas, câncer, complicações pulmonares, cirrose do fígado, acidentes e suicídios. Algumas doenças que estão latentes, como úlceras, hipertensão arterial, derrame, diabetes, problemas dermatológicos, alergias, impotência sexual e obesidade também podem desencadear-se.


“Uma das principais consequências do estresse ao sistema cardiológico apresenta-se na área vascular com a aterosclerose. A aterosclerose caracteriza-se pela diminuição do fluxo sanguíneo nas artérias coronárias. Esta diminuição no fluxo sanguíneo é causada pelo aumento da produção dos hormônios do estresse, noradrenalina e cortisol, com consequente redução do nível de oxigenação do miocárdio, o que poderá levar a isquemia e ou necrose do miocárdio que corresponde a quadros clínicos de angina do peito e infarto do miocárdio. No processo do estresse também há a liberação de colesterol, o que pode causar o “entupimento” das artérias coronárias que é outro fator que contribui para que ocorra o infarto. Além disso, também podem acontecer acidentes vasculares cerebrais devido ao aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos”, explica o Dr. Manoel Carlos Beldi Castanho, médico cardiologista.


Segundo Cláudia P. S. Nogueira, psicóloga, uma maneira de lidar com estresse é aprender a avaliar os acontecimentos mais realisticamente, pois assim a pessoa consegue desenvolver habilidades para enfrentar obstáculos da vida e poupar a saúde. Para quem opta por um tratamento psicológico a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) é uma ótima alternativa. “A Terapia Cognitiva Comportamental consiste no desenvolvimento e treinamento de estratégias para manejar melhor o estresse fazendo com que ele não se torne excessivo e prejudicial à saúde. Tem como objetivo a mudança no estilo de vida e a busca do equilíbrio emocional.”, explica a psicóloga Cláudia.


Hoje diversos SPAs oferecem tratamentos para quem deseja equilibrar o estresse, “O SPA Sorocaba, por exemplo, trabalha com sessões de TCC e com vários tipos de massagens relaxantes, como a Anti-estresse e a Tuiná - a massagem tuiná teve a sua origem na china. “Tui” significa empurrar, apertar, estimular e “Ná” significa pegar, amassar e massagear – Além de incentivar mudanças nos hábitos alimentares, pois a alimentação é outro fator importante que contribui para o equilíbrio do estresse.”, diz o Dr. Manoel Carlos Beldi Castanho



Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de:

Qualidade de Vida com Priscilla de Arruda Camargo

Liderança para Mulheres com Flavia Lippi

Motivação e Liderança com Nilson Redis Caldeira





Veja mais

Aprenda a dar feedback com “técnica do sanduíche”

Você lida com introvertidos no trabalho?

Como identificar um mentiroso?

Seja contratado pela sua inteligência!

Viva com menos e seja feliz!



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas