Comportamento
Testes
Descubra como está a sua Inteligência Emocional


11 Motivos para ter um Dia dos Namorados Econômico!

05/06/2015

No Dia dos Namorados, os casais querem surpreender seus amados, mas muitos nem pensam no investimento que vão fazer no presente. Tem gente que planeja com antecedência e investe numa viagem, na compra de uma joia e até num carro. Presentão é sempre bem-vindo, mas o importante é não ficar lembrando do presente todo mês até o ano que vem. Para evitar que você faça loucuras por amor (sem responsabilidade financeira), o professor de Finanças do Ibmec/RJ, Nelson de Sousa, dá algumas razões para fazer você gastar de maneira consciente seu dinheiro na hora de investir nas comemorações.



1. Se você é do tipo impulsivo, programe-se com antecedência e pesquise o que o(a) parceiro(a) quer antes de fazer a compra. Isto nos remete a um ponto fundamental: a disciplina e a educação financeira, tão necessárias e tão negligenciadas. Quem planeja com antecedência e vai construindo uma reserva “estratégica”, fugindo dos juros e financiamentos onerosos, tem normalmente capacidade de surpreender a pessoa amada, com um presente mais impactante, além de demonstrar que não se lembra dela apenas numa certa data, mas mantém para com a mesma uma preocupação e atenção perene. E isso é amor!!! O seu impulso louvável, deve ser canalizado para o amor não para a compra do presente.

2. Caso tenha o valor em dinheiro, tente negociar. Se você pode pagar à vista o bem que deseja oferecer, faça isso. Negocie um desconto pelo fato de efetuar o pagamento à vista. Quase sempre é muito vantajoso financeiramente. E essa prática continuada vai ainda permitir que você mantenha reservas para a prática de novas e surpreendentes compras no futuro.

3. Quando for ao shopping, haja com prudência. Compras devem ser planejadas. Você está trocando o fruto do seu trabalho, dedicação e esforço por algo útil e que fará feliz alguém que você ama. Não compre por um simples anúncio ou pelo impacto e fascínio de uma vitrine. Avalie se é isso que você gostaria de dar e se você acha que agradará a outra pessoa. Uma vez escolhido o objeto da compra (que pode ser um bem, um serviço, ou ainda um programa), veja qual é o modo mais vantajoso de obtê-lo além do preço que pagará por ele. Se há alguma outra vantagem possível: um desconto, um crédito futuro, benefícios num programa de milhagem ou de fidelização, etc.

4. Para os mais abonados, um automóvel será um presente muito apreciado. Estamos num momento particularmente interessante tanto para adquirir um automóvel novo como para trocar o usado por um novo. Aproveite a baixa demanda, pesquise e considere adquirir um automóvel de um modelo mais caro, com opcionais mais requintados, aproveitando as inúmeras condições interessantes que estão sendo oferecidas no momento. Há ofertas muito favoráveis (e tentadoras), com descontos tanto para o pagamento à vista quanto para os financiamentos. No caso de optar pelo financiamento verifique com atenção o valor das prestações efetivas, pois, entre outras coisas, o governo aumentou os impostos incidentes sobre os financiamentos em geral e isso impacta no valor final da prestação. Esse certamente será um presente a ser lembrado por muito tempo...

5. Se você deseja realmente fazer uma surpresa “de peso” e tiver condições para tal, a aquisição de um imóvel seria a “cereja do bolo”, ou melhor, o bolo. Para a compra à vista há ofertas muito interessantes e imediatas. Em relação à compra financiada se a mesma for efetuada diretamente das incorporadoras o momento é propicio. Se a opção for um financiamento imobiliário bancário, as taxas ainda que baixas, estão ligeiramente superiores às praticadas nos últimos meses (e anos), mas continuam havendo condições interessantes, dependendo do seu grau de relacionamento com a instituição financeira.

6. Outro presente que pode agradar muito é uma viagem. Há muitos pacotes e sugestões de viagens. As passagens para o exterior, embora tenham sido muito afetadas pela variação da taxa de câmbio, têm tido em contrapartida, muitas ofertas em reais que mantêm o preço equivalente ao valor antes do aumento substancial da taxa de câmbio. Isso tanto para as passagens como para hospedagem. Há muitas ofertas nessa área, sobretudo na internet. Pacotes nacionais, excursões e cruzeiros devem também ser avaliados, verificando sempre se há ainda pagamentos a ocorrer ou se já está tudo pago incluído as taxas diversas. É possível encontrar nesta época promoções muito interessantes. É uma boa sugestão que pode ser encarada como uma nova lua-de-mel...

7. Segundo dados do comércio, há expectativa que este ano o brasileiro invista menos nesta data. O motivo é a economia enfraquecida e os juros cada vez mais altos. Segundo os órgãos de pesquisa, as vendas devem ser até 5% inferiores em relação ao ano anterior. Os itens mais comprados são os de menor valor. A tendência é que as pessoas, na média, consumam até 30% do que investiram no ano anterior. É a hora de exercer a criatividade, para surpreender a pessoa amada, além de planejar o futuro, mesmo que as condições econômicas não estejam tão favoráveis.

8. Um presente pouco divulgado mas que é simultaneamente um presente e uma oportunidade de propiciar um “up grade” profissional e na carreira é oferecer um curso de curta duração, ou “workshop”, ou ainda um curso para treinamento específico. Avalie os interesses e expectativas da pessoa amada e surpreenda-a. Este presente é uma visão de compromisso com o outro...

9. Uma surpresa sempre interessante é um “Spa” ou um “dia de relax” com direito a massagens e outras atividades para aliviar o estresse do dia a dia. A pessoa tem um ou dois dias, dependendo do programa, para “zerar” toda a carga emocional e física vivida nas grandes cidades. Pesquise as ofertas do mês a respeito...

10. Se você tem programas de fidelidade (com o acúmulo de pontos ou milhas) esta é a hora de aproveitar as inúmeras ofertas que estão sendo oferecidas, como por exemplo:
• Operadores de telefonia estão trocando milhas / pontos (em quantidades reduzidas) por aparelhos “top de linha”
• Passagens pela metade e até 1/3 dos pontos normais.
• Compras que prometem “milhas” em dobro e até em três vezes mais, isso numa vigência por um prazo curto.
• Este é um bom momento para se avaliar essa avalanche de ofertas “generosas”, mas mantendo-se atento e avaliando sempre se as mesmas são efetivas e se há algumas opções ou encargos nas mesmas, que não tenham ficado claro nos anúncios.

11. Uma recomendação geral e importante é adotar uma postura de poupar, economizando sistematicamente uma parcela do seu salário ou receita mensal. Uma boa sugestão seria poupar pelo menos 10% do seu salário ou rendimentos (se possível). Faça um esforço e considere isso como uma obrigação (uma prestação nova que você tem) que pagar. Com o tempo isso permitirá que você um valor acumulado que lhe dará uma grande vantagem em negociações futuras, pois estará capitalizado.


Onde aplicar esses valores?
• Há várias alternativas dependendo do montante.
• Se você está começando, tente CDB’s ou fundos. Com o passar do tempo ou se já tem um certo valor considere os Títulos do Tesouro – Tesouro Direto ou aplicações de Liquidez e sem tributação como as LCI’s.
• Opte por aplicações com rentabilidades acima da inflação e leve em consideração o efeito tributário.

Resumindo: não comprometa mais de 90% do seu salário (ou receitas) com a totalidade das suas despesas. Viva sempre com uma folga, para que a mesma possa lhe propiciar momentos felizes e atenda a diversas situações inesperadas...



Veja mais sobre Saúde Financeira em:

Saúde Financeira com André Massaro





Veja mais

Aprenda a dar feedback com “técnica do sanduíche”

Você lida com introvertidos no trabalho?

Como identificar um mentiroso?

Seja contratado pela sua inteligência!

Viva com menos e seja feliz!



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas