Comportamento
Testes
Descubra como está a sua Inteligência Emocional


Como tratar a insegurança e conquistar o sucesso?

03/11/2014


Quem nunca se sentiu incapaz de algo ou já pensou que nunca iria conseguir alcançar uma meta? Esses sentimentos de insegurança podem interferir a vida profissional e social.

A insegurança pode afetar o cotidiano do indivíduo negativamente colocando até o bem estar em risco. A partir do momento que a pessoa deixa de fazer algo por medo- isso contribui para o aparecimento de problemas de saúde.

Segundo a psicóloga e coach Marcella Almeida, a insegurança pode atrapalhar o indivíduo na hora de tomar suas decisões. “Geralmente, a pessoa que é insegura coloca empecilhos no seu próprio caminho e acredita que a todo momento pode ser criticado. Isso diminui a confiança em si mesmo gerando medo e insegurança. Esse sentimentos ainda podem se agravar e fazer com que a pessoa assuma novos medos como de dirigir, fazer uma apresentação no trabalho, enfrentar opiniões etc”, afirma.





A insegurança também pode fazer com que o indivíduo não se considere merecedor de ser feliz ou realizar o seus sonhos. “Ele desenvolve crenças e valores de que não merece a felicidade e a partir daí cria diversas situações que possam bloquear os sentimentos de satisfação”, explica a psicóloga.


Como identificar a insegurança?

Esse sentimento pode ser notado quando a pessoa se sente incapaz de realizar determinada tarefa mesmo estando capacitado para a função. “ A insegurança é quando a pessoa não consegue desenvolver determinada ideia, por exemplo, durante uma apresentação o indivíduo tem todo o conhecimento sobre o assunto,mas hora de apresentar o projeto se sente incapaz e não consegue falar”, esclarece a especialista.

Ou ela pode se manifestar de outra forma, como sentir a insegurança ao puxar assunto com alguém numa festa, ir a academia ou fazer qualquer atividade.

A insegurança pode surgir na vida do indivíduo por diversos motivos. Se for severa pode haver necessidade de tratamento para que a pessoa consiga levar a sua vida em diante.

“O tratamento indicado é a psicoterapia que consiste no desenvolvimento de habilidades para que o indivíduo consiga lidar com seus medos e alcançar o seus objetivos”, sugere Marcella.

Durante a sessão, o profissional também irá tratar o medo psicológico em se expor para ir aos poucos perdendo a insegurança. “É possível perceber que o paciente está lidando melhor com esse sentimento quando o mesmo apresenta sinais de mudança, por exemplo, conseguir fazer uma apresentação no trabalho, iniciar um relacionamento sem colocar empecilhos e aprender a administrar os seus sentimentos diante algumas situações”, conclui a psicóloga.


4 Habilidades essenciais para o sucesso:

A empresária Jan Oliveira criou o projeto que transforma pessoas em lideres e bem sucedidas. Segue abaixo >4 dicas incríveis separadas por ela que vão deixar você entre os mais requisitados:







• Comunicação:
Você pode tornar-se extremamente valioso para o seu chefe/líder, colegas de trabalho e clientes, aumentando suas habilidades de comunicação.


• Torne-se um solucionador de problemas:
Você não é pago para apenas aparecer para trabalhar todos os dias. Você é pago para resolver problemas. Quando você é um excelente solucionador de problemas, você se torna uma pessoa indispensável para o seu chefe/líder, colegas de trabalho e clientes. Isso aumenta drasticamente o seu valor, e você se torna indispensável para a sua empresa.


• Influenciar o seu ambiente:
As pessoas que influenciam positivamente o ambiente são as que são promovidas.


• Foco:
Quando você tem foco sobre o que está à frente de seus olhos, você tem alto valor. A maioria das pessoas divide seu foco entre 4 ou 5 coisas diferentes ao mesmo tempo chamamos de "multi-tasking". Mas onde quer que haja intensificando o foco, você vai obter mais resultados. É por isso que é tão importante para reduzir as distrações e se concentrar na tarefa em mãos.



Quer ver mais sobre este assunto e COMPORTAMENTO? Veja nossas COLUNAS ABAIXO

1) Como ser um líder e estar sempre motivado com Nilson Redis Caldeira

2) Transformação Humana com Flavia Lippi

3) Mais Consciência, com Vania Bueno

4) Mundo Corporativo, um Lugar que é Possível ser Feliz!, com André Freire





Veja mais

Aprenda a dar feedback com “técnica do sanduíche”

Você lida com introvertidos no trabalho?

Como identificar um mentiroso?

Seja contratado pela sua inteligência!

Viva com menos e seja feliz!



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas