Comportamento
Testes
Descubra como está a sua Inteligência Emocional


Ter objetivos definidos ajuda na ascensão profissional!

03/10/2014

Seja na vida pessoal ou profissional, ter bons objetivos que rejam as suas ações é algo muito importante: e, para fazer isso com destreza, nada melhor do que definir desde cedo seus objetivos e os planos concretos para alcançá-los.



Pode parecer complicado colocar em um papel seus planos para daqui dois, cinco ou mais anos, mas é algo que, no futuro, irá lhe render muitos frutos. "Muitas vezes o profissional não faz um planejamento de carreira quando termina a sua formação, o que torna grande o risco de ele entrar no mercado sem saber o que deseja ou sem conquistar um espaço na sua área de atuação”, comenta Madalena Feliciano, diretora de projetos da Outliers Careers.

Para evitar esse problema o ideal é ter seus objetivos definidos, sabendo onde se deseja chegar em curto, médio e longo prazo, assim como os recursos que serão necessários para alcançar o que se deseja. “Fazer isso sozinho muitas vezes pode parecer complicado, por isso, contar com a ajuda de um profissional na área, que saiba indicar os caminhos e ajudar a achar a resposta dentro do próprio cliente pode ser uma alternativa interessante”, sugere Madalena.

Atualmente, empresas e organizações estão mais preocupadas em desenvolver nas suas equipes comportamentos diferenciados e eficazes, atitudes que agreguem valor ao que é produzido e sobretudo, que dê um sentido maior para os objetivos definidos.

É bom saber que comportamento é muito mais do que a ação que se observa de uma pessoa. Comportamento humano é um conjunto de relações entre o que aconteceu antes da ação da pessoa, a ação propriamente dita e a consequência que se obtêm dela. É comum ouvir a afirmação de que para mudar um comportamento a pessoa precisa apenas mudar a sua ação. Esse é um equívoco, já que mudar de comportamento implica, principalmente, em ser capaz de alterar ou produzir novas formas de se relacionar com o ambiente, de agir com eficácia e de produzir consequências mais positivas para si e para os outros. Ou seja, produzir ambientes agradáveis e confortáveis, ações positivas com base em valores humanos compartilhados e resultados extraordinários para todos que integram uma determinada comunidade.

Quando a pessoa tem um objetivo esclarecido e realmente o deseja, ela concentra seus esforços para que consiga essa realização, essa vitória. “E uma vitória nada mais é do que a consequência de um objetivo bem definido, uma estratégia bem elaborada, competência superior e muito trabalho concentrado”, ressalta a Madalena.

“Quando se fala de controle do comportamento surgem críticas e advertências sobre a possibilidade de que alguém que possui conhecimento sobre as leis que regem o comportamento manipule as pessoas. Essas críticas e advertências são desnecessárias porque todo ser humano ou organismo vivo é controlado o tempo todo pelas circunstâncias a que está exposto”, explica Marcela Claro é autora do livro “Os segredos do Líder Coach – Quatro chaves para liderar pessoas e obter resultados extraordinários. Para um analista do comportamento ou para um coach comportamental “controle do comportamento” significa identificar as variáveis e as condições que afetam o comportamento.



Madalena lembra que é preciso, sim, saber lidar com imprevistos e possíveis mudanças que possam aparecer no meio do caminho, mas, quando se está bem preparado para o que vem pela frente, obstáculos e possíveis imprevistos não são o suficiente para tirar uma pessoa determinada do seu caminho. “Sempre existirão problemas e limitações, mas o profissional não pode deixar que isso estrague a sua trajetória. É preciso tirar força desses momentos para seguir com ainda mais vontade até o objetivo traçado”, comenta Madalena.

Algumas dicas que a especialista oferece para aqueles que não possuem um objetivo definido – ou possuem apenas uma ideia do que desejam fazer a partir de agora são: listar todas as ações necessárias. “Quando se coloca as informações no papel elas ficam mais claras e você não corre o risco de esquecer algum detalhe. Deixe as anotações em um local bem visível, assim, você pode acompanhar os avanços e checar os próximos passos com frequência. Isso facilita o cumprimento das tarefas e aumenta a motivação”, diz.


Foque na ação para alcançar a realização

Os objetivos definidos serão possivelmente alcançados quando você traçar um plano de ação consistente. “Crie “mini metas” para serem alcançadas e especifique quais serão os indicadores de sucesso. Para isso, responda a pergunta: Como saberei que estou alcançando meus objetivos na carreira?”, exemplifica Carlos Cruz, Coach Executivo e de Equipes, Conferencista em Desenvolvimento Humano e Diretor da UP TREINAMENTOS & CONSULTORIA.


Monitore, comemore e mude se for preciso

Revise, constantemente, o seu plano de carreira verificando se os indicadores de sucesso estão sendo alcançados e, em caso positivo, comemore. Esteja aberto aos resultados e, se for preciso, mude.



Outras dicas são se espelhar em pessoas de sucesso e que representem um exemplo para sua vida, tanto profissional quando pessoal, e ser persistente – afinal, você escutará muitos “nãos”, mas não deixe que isso destrua o seu caminho até o objetivo. “Acredite em você, na sua meta e no caminho que tomará até lá”, conclui Madalena.






Quer ver mais sobre este assunto e COMPORTAMENTO? Veja nossas COLUNAS ABAIXO

1) Como ser um líder e estar sempre motivado com Nilson Redis Caldeira

2) Transformação Humana com Flavia Lippi

3) Mais Consciência, com Vania Bueno

4) Mundo Corporativo, um Lugar que é Possível ser Feliz!, com André Freire






Veja mais

Aprenda a dar feedback com “técnica do sanduíche”

Você lida com introvertidos no trabalho?

Como identificar um mentiroso?

Seja contratado pela sua inteligência!

Viva com menos e seja feliz!



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas