Comportamento
Testes
Descubra como está a sua Inteligência Emocional


Traição Masculina X Traição Feminina

27/08/2014


a.man.te: adjm+f (lat amante) Que ama. s m+f 1 Pessoa que ama. 2 Amásio ou amásia.

Esta é a definição que o dicionário dá à palavra amante. A partir dessa descrição concluímos que, numa relação afetiva, o importante é amar e ser amado, independente das qualidades físicas e emocionais, dos defeitos, das virtudes, se é extrovertido ou não, falante ou observador. Amante é aquela pessoa que te completa em todos os sentidos, assim como sugere a música que fez tanto sucesso nos anos de 1970 e que embalou muitos relacionamentos (até os ocultos)“... amor demais amigo, que de tanto amor viveu, que manteve acesa a chama da verdade de quem ama antes e depois do amor...”.

Para muitas pessoas que estão em um relacionamento sério, poucas coisas são tão dolorosas quanto uma traição. Tenha sido descoberta ou revelada, ela traz à tona uma sensação de solidão, injustiça, baixa autoestima e raiva do parceiro.

Aquela máxima de que homem trai mais que mulher já era. Segundo Suzana Leal, autora do livro "Dra. Sedução e os Segredos de Pselda", homens e mulheres estão muito volúveis em seus relacionamentos e em pé de igualdade no quesito traição.

Um levantamento feito pela Fundação Perseu Abramo e pelo Sesc, aponta que a infidelidade feminina cresceu nos últimos anos. O estudo foi realizado com 2.365 brasileiras. 12% delas confessaram ter traído o parceiro pelo menos uma vez. Um aumento de 5% em nove anos.

Diversas pesquisas tentam explicar e entender o porquê das traições entre casais. O fato é que não existe uma questão obvia. Algumas dizem que o homem trai por instinto masculino. No livro “Porque os homens fazem sexo e as mulheres fazem amor” de Allan e Barbara Pease, explica que a traição dos homens nem sempre envolve amor. Eles têm formas diferentes de pensar e relacionar-se. O homem não precisa amar para fazer sexo. No entanto, para as mulheres a obra fala que, a grande maioria, precisa ter amor, antes do sexo.

"Ja ouvi de uma mulher que ela só conseguia se encontrar com o amante quando a relação no seu casamento estava bem", conta Suzana. Mas por que será que até num relacionamento aparentemente saudável a traição é tão comum?

As desculpas para essas puladas de cerca são as mais diversas possíveis. Cada um com seu motivo e razão. Os homens colocam culpa na testosterona, as mulheres na falta de carinho e atenção do companheiro.



Suzana enumera alguns motivos para a mulher trair e/ou arrumar um amante:

1- Saibam que o amante normalmente funciona como "um ladrão dentro duma caixa d’água", para não deixar transbordar o excesso.

2- Quando a mulher se sente incompreendida e desprestigiada pelo marido.

3- Numa total falta de diálogo com o marido por ter medo de comprometer a relação já estável com filhos e patrimônios.

4- Por sentir que o marido não a procura e a deseja como antigamente e então precisa loucamente de alguém para se sentir amada...

5- Quando sabe da traição do marido e quer imediatamente dar o troco.

6- Quando não sente mais tesão pelo marido e mesmo sem ser feliz na cama com ele não quer abrir mão do seu casamento.

7- Quando precisa se abrir intimamente e trocar experiências com uma pessoa de outro sexo e não se sente confortável em falar disso com o seu marido.

8- Quando por diversas vezes quer conversar e discutir o relacionamento, enumerando as suas insatisfações e anseios e o marido se irrita e dá por encerrada a conversa dizendo que os incomodados se retirem e, mesmo assim, infeliz e frustrada ela não tem forças para sair desse relacionamento.




O feito é que cada um deseja provar algo para si mesmo. Uns para se sentirem mais vigorosos e terem uma demanda maior de conquistas sexuais o outro por vingança.

Muitas vezes a traição masculina vem acompanhada pela novidade, vontade de experimentar uma sensação nova, excitação, instinto de caçador ou eles simplesmente responsabilizam as parceiras por estarem mal cuidadas e de esquecerem-se deles, por serem ciumentas demais, pegam no pé e por aí vai.

Já para elas, a causa disso tudo são dos companheiros. Eles não são mais como antes. A insegurança acaba com qualquer sentimento de prazer que se possa ter com o próximo. E, então, aquele amigo de trabalho que sempre lhe galanteava, e ela nunca deu bola, começa a ganhar pontos.

O problema é o sentimento controverso. “Sentir culpa também é comum nestas horas. Além de ver claramente a responsabilidade do parceiro, algumas mulheres acreditam que o problema está com elas”, fala Marcella Almeida, psicóloga da Clínica de Especialidades Integrada de São Paulo.
É a questão da autopunição. Uma culpa predominantemente feminina e que as acompanham desde os tempos mais remotos, onde suas limitações eram grandes e elas acabam acreditando nisso e reconhecem, inconscientemente, esta culpa.

O fracasso do relacionamento, em alguma das vezes, está associado à triste surpresa, acompanhado da decepção da traição por parte da pessoa amada. Aquele que se acreditava ser perfeito e com essa descoberta vem um grande sofrimento.

A verdade é que a forma como lidamos com o amor vai sempre mudar de tempos em tempos. Alguns vão priorizar o respeito, o casamento. Na sua maioria, a liberdade será prioridade. Outros devem adotar como fator principal a exclusividade sexual sem compromisso.

Não temos como controlar essa evolução. O problema é que relacionar-se com o sexo oposto nunca foi uma coisa tão fácil. Por isso, a traição é, e sempre será, uma desculpa, seja ela qual for.

Uma traição não significa, necessariamente, que o amor acabou, mas superá-la pode não ser tão fácil assim. Além das dificuldades emocionais do casal na hora de encarar o fato, existe também o preconceito de amigos e familiares que acabam impedindo uma possível reconciliação. “Se a pessoa realmente deseja dar a volta por cima, não ligar para opiniões alheias, aproveitar a crise para reconstruir a paixão, perdoar de verdade, sair da rotina, manter a discrição e acreditar no amor pode ajudar o casal a colocar um ponto final na história e enterrá-la definitivamente”, completa a especialista em relacionamentos e proprietária da agência Par Ideal, Sheila Rigler.

Por fim, é importante levar em consideração o quão saudável era, ou não, a relação antes da traição. Muitas vezes a traição é um sintoma de um relacionamento que vai mal, é um alerta que mostra que, de fato, tudo anda ruim entre o casal. Se for este o caso, a pergunta a ser feita não é se é possível superar a traição, mas se vale a pena tentar permanecer na relação.




Quer ver mais sobre COMPORTAMENTO?

1) Como ser um líder e estar sempre motivado com Nilson Redis Caldeira

2) Transformação Humana com Flavia Lippi





Veja mais

Aprenda a dar feedback com “técnica do sanduíche”

Você lida com introvertidos no trabalho?

Como identificar um mentiroso?

Seja contratado pela sua inteligência!

Viva com menos e seja feliz!



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas