Comportamento
Testes
Descubra como está a sua Inteligência Emocional


Saiu da empresa? Veja como se comportar da forma correta ao falar sobre ela!

17/06/2014


Mesmo a demissão fazendo parte da trajetória de muitos, ou melhor, de quase todos os profissionais em pelo menos alguma vez na vida, são vários os motivos para que a empresa tome esta decisão, que podem variar desde um comportamento inadequado do funcionário, falta de resultado, ou simplesmente quando a empresa deseja passar por mudanças e “renovar o pessoal”, entre dezenas de outros motivos.

Todos os dias, milhares de Headhunters espalhados pelo Brasil conectam profissionais a vagas. Com isso, facilitam os processos de tomada de decisão, hora sendo para um salário melhor, uma empresa maior, um cargo maior, uma mudança de estado ou qualquer outra variável que motive o candidato.
“Uma das maiores verdades é que não existe empresa perfeita, e que você deve estar ligado ao que acontece ao mercado.” Nunca falando mal da empresa que acabou de sair. “Vivemos na era das conexões, e estar desconectado é estar muitos passos atrás de qualquer outro profissional” destaca Cae Nóbrega, Consultor Senior e Palestrante em temas Comportamentais



Muitas vezes o profissional que é demitido não aceita a situação da melhor maneira. “O ideal é aprender com o acontecido, tirar um aprendizado da situação, levantar a cabeça e buscar um novo emprego”, comenta Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers. Mas é aí que muitas vezes que surge a dúvida na cabeça desse profissional: “quando eu estiver em uma nova entrevista de emprego, como devo me comportar? Como falar do antigo emprego?”, e, sabendo dessas dúvidas que surgem na cabeça do profissional, Madalena oferece algumas dicas para enfrentar essa situação da melhor maneira possível.

O primeiro passo é não mentir. “Se você mentir e o entrevistador descobrir, as suas chances de conseguir o trabalho serão extremamente reduzidas”, exalta a especialista. Quando o profissional fala a verdade, ele mostra credibilidade, humildade e integridade. “Ele não é a única pessoa do mundo que já foi demitida – quem sabe, até o próprio entrevistador já passou por isso”, comenta.

Outra atitude importante que o entrevistado deve ter é não ficar na defensiva e ter humildade o suficiente para reconhecer o que o levou a ser demitido. “Não adianta ficar procurando culpados e falando mal da sua antiga empresa pelos quatro cantos, isso só prejudicará a sua imagem – e carreira”, ressalta Madalena, que acrescenta: “ao invés disso, assuma as responsabilidades pelos seus atos”.

Já sabe o motivo que levou a sua demissão? Então construa uma resposta clara – e a verbalize de forma concisa e breve. “Fale exatamente o que aconteceu e como você aprendeu com essa experiência. O que você faria de novo? O que faria diferente? Se precisar, escreva isso em um papel,” sugere. A maioria dos entrevistadores não espera um relato detalhado do que levou à demissão, apenas um breve motivo. “E mais uma vez, não culpe seu antigo chefe ou empresa”, exalta.

Caso necessário, pratique a resposta para si mesmo, na frente de um espelho ou em um lugar silencioso em que consiga colocar seus pensamentos em ordem. Diga alto, para você mesmo, o motivo que o levou a demissão, sem se exaltar ou parecer forçado. “O entrevistador presta mais atenção na forma com a qual você se expressa do que naquilo que você está dizendo. Concentre-se em falar sua resposta da melhor forma e fazer com que os outros o entendam dessa maneira – calma, sutil e humilde”, conclui Madalena.


Quando a demissão pode ter “o lado bom?”

Se para muitos profissionais um aviso de demissão é uma tragédia, para outros pode ser a libertação rumo a um projeto de vida mais abrangente. A opinião é de José Augusto Minarelli, Presidente da Lens & Minarelli, empresa especializada em Outplacement, e autor do livro “Carreira Sustentável”, lançado pela Editora Gente. Do alto de 30 anos de experiência na recolocação de mais de 4,5 mil executivos dispensados pelas empresas onde atuavam, Minarelli assinala que a dispensa de um emprego, quando tratada com a seriedade que o momento exige, pode ser uma valiosa oportunidade para repensar a vida profissional e até a pessoal: “Falo isso com convicção, porque foi a partir da minha carta de demissão que acabei descobrindo uma nova área em que pude desenvolver meus conhecimentos. A carta virou um símbolo dessa mudança na minha trajetória profissional. Sou tão grato a ela que mandei ampliá-la, emoldurá-la e a coloquei na parede de meu escritório”, finalizaMinarelli, autor de vários livros sobre transição de carreira.



Quer ver mais sobre COMPORTAMENTO?

1) Como ser um líder e estar sempre motivado com Nilson Redis Caldeira

2) Transformação Humana com Flavia Lippi





Veja mais

Aprenda a dar feedback com “técnica do sanduíche”

Você lida com introvertidos no trabalho?

Como identificar um mentiroso?

Seja contratado pela sua inteligência!

Viva com menos e seja feliz!



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas