Comportamento
Testes
Descubra como está a sua Inteligência Emocional


Funcionário motivado é sinônimo de produtividade!

12/05/2014


Motivação é a solução de tudo?

Hoje, quase tudo nessa vida se resolve com motivação, principalmente no ambiente corporativo. Não está entregando bons resultados? Motivação. Precisa que a equipe renda mais? Motivação! Está se sentindo pra baixo? Motiva que passa!

“A motivação virou o novo Prozac do mundo corporativo. O problema está justamente nisso. Muitas pessoas veem a motivação como um caminho certo para a felicidade, o que nem sempre é verdadeiro. Não estou desmerecendo a motivação, muito pelo contrário, acredito que esta é uma excelente ferramenta para o sucesso de qualquer pessoa, apenas acredito que esta palavra está sendo muito banalizada ultimamente”, explica Gisele Meter que é psicóloga (CRP 08/18389), empresária, diretora executiva de Recursos Humanos, palestrante, consultora estratégica em gestão de pessoas e gestão de mudança organizacional



Se pensarmos de forma mais profunda, podemos definir a motivação como sendo a base para a mudança, é ela a responsável pela orientação para ação de um comportamento, logo se torna parte fundamental para conquistar objetivos, pois, sem o desejo da ação é difícil obtermos resultados significativos. No entanto, acredito que antes da motivação, precisamos pensar em um nível anterior: a reflexão do comportamento presente. Algo que vem sido esquecido nas empresas, ou pelo menos deixado em segundo plano.

Como posso motivar de forma adequada, se não compreendo exatamente a dinâmica, as causas e os motivos reais do comportamento das pessoas? “Refletir antes de motivar, não se trata apenas de um pensamento passivo, mas de uma ação estratégica para que o que se espera seja realmente alcançado. Sabemos que agir sem pensar, pode ser desastroso, ainda mais no mundo corporativo. Parece óbvio que antes de motivar, precisamos compreender para que estamos fazendo isso, algo que nem todas as organizações fazem, esclarece Gisele Meter.

Motivar sem refletir sobre as causas do problema virou a solução para isentar-se da responsabilidade pois, se torna um álibi perfeito para qualquer empresa, que transfere assim a responsabilidade para quem está sendo motivado, evitando olhar para as próprias falhas que possam estar acontecendo em seu ambiente, sua cultura ou até mesmo em seu propósito.


O que é motivação para você?

Bons salários, plano de carreira, benefícios, bonificações, qualidade de vida? Quais são as expectativas dos profissionais no mundo corporativo moderno? O que os motivam ao ponto de se manterem fieis a uma empresa? Como vencer o apagão de talentos, atraindo e retendo colaboradores de forma eficiente?

Estas são algumas das perguntas mais complexas que povoam a mente dos gestores de recursos humanos na atualidade, porém que não possuem respostas definitivas. Para Mariana Almeida, Gerente de Recursos Humanos da Mega Sistemas Corporativos, gerir pessoas é um desafio que compreende naturalmente a necessidade de se lidar com diferenças de pensamento e comportamento a todo o tempo. “É uma ilusão imaginar que podemos cercar todas as variáveis e manter o quadro funcional motivado de maneira homogênea. Estas diferenças sempre existirão, se considerarmos que o individuo está inserido em uma sociedade em constante evolução”, contemporiza.

A executiva acredita que cada companhia deve buscar o caminho mais eficaz para a motivação e retenção de seus talentos-chave, obviamente respeitando o seu contexto mercadológico, estratégia de negócios e cultura organizacional. “A Mega Sistemas Corporativos, por exemplo, optou, nos seus 27 anos de existência, por investir fortemente na valorização do colaborador como pessoa e cidadão. E foi este mecanismo, desenvolvido a partir de uma convivência estreita e atenta com o funcionário, que possibilitou que companhia fosse, pelo terceiro ano consecutivo, relacionada no ranking Melhores Empresas para Trabalhar em TI & Telecom no Brasil em 2012”.

Mariana nos dá agora 10 dicas quando se fala em gestão de pessoas e motivação profissional:

1. Transparência nos processos de recrutamento e seleção;

2. Oferta de pacotes de remuneração competitivos em seu setor e um plano de carreira sólido e de fácil compreensão para o colaborador;

3. Clareza da comunicação interna;

4. Acesso simplificado aos programas de capacitação e certificações;

5. Investimento em projetos voltados à qualidade de vida, bem estar e saúde do colaborador;

6. Fomento a ocasiões que permitam a integração real e constante dos profissionais, independentemente da área em que atuam na empresa;

7. Forte envolvimento em ações de responsabilidade social;

8. Valorização dos profissionais com carreira sólida e perene na empresa;

9. Chefia acessível e realmente aberta a sugestões;

10. Vocação para a inovação.

“Acredito que a motivação é, sem sombra de dúvidas, o principal fator da mudança e da busca por bons resultados, mas isto somente é possível se estivermos conscientes do que queremos fazer, ou seja, se refletirmos antes de tomar qualquer decisão. Fazendo isso, acabamos por abrir um caminho importante, o do sucesso e da realização”, completa Gisele Meter.

“Não há fórmula mágica, mas acredito que a nossa experiência pode ser relevante para muitas companhias”, finaliza Mariana.



Quer ver mais sobre COMPORTAMENTO?

1) Como ser um líder e estar sempre motivado com Nilson Redis Caldeira

2) Transformação Humana com Flavia Lippi





Veja mais

Aprenda a dar feedback com “técnica do sanduíche”

Você lida com introvertidos no trabalho?

Como identificar um mentiroso?

Seja contratado pela sua inteligência!

Viva com menos e seja feliz!



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas