Comportamento
Testes
Descubra como está a sua Inteligência Emocional


Calvície e sexualidade

Cabelos sempre foram um adereço utilizado por homens e mulheres com o intuito de sedução. O apelo estético e sexual que este determina parece vir desde as épocas mais remotas.

Não é raro, por exemplo, vermos cartoons sobre a pré-história associando a conquista de mulheres por homens que as puxam pelos cabelos. As grandes obras de arte, representadas pelas pinturas e esculturas dos maiores artistas da humanidade são capazes de ilustrar a história dos cabelos e os modismos e estilos de cada época.

Na atualidade, poucos são os galãs de novela e cinema que ostentam sua calva sem demonstrarem qualquer desconforto. Parece mesmo que o ideal de beleza, salvo raríssimas exceções como Bruce Willis, Vin Diesel, Odilon Wagner, Sean Connery, é o do homem com cabelos fartos, volumosos e bonitos.

Marchinhas de Carnaval a parte, não são todas as mulheres que preferem os calvos, para falar a verdade, um número menor do que 50% delas são as que, de cara, procuram um homem calvo por realmente gostarem deste tipo de perfil. Mulheres, como bem sabemos, olham o sexo oposto como um todo, o que aumenta a chance dos carecas que somam às suas qualidades a inteligência, bom humor, físico atlético, sucesso pessoal, entre outras inúmeras qualidades.

Por causar um dano na imagem de quem sofre com a perda capilar, a calvície diminui a autoestima, e isto pode ter repercussão importante na vida sexual dos carecas. A autoestima baixa caracteriza insegurança, e com ela a perda da libido e as dificuldades para desenvolver relações sexuais com qualidade.

Muitos pacientes relatam que após começarem a ficar calvos seu apetite e potência sexual diminuem. Esta situação, caso não se comprove qualquer tipo de problema metabólico que justifique o quadro (o que é a realidade na quase totalidade dos casos), é decorrente do comprometimento importante que sofrem estas pessoas em sua autoestima.

O desenvolvimento de problemas da sexualidade, muito mais psíquicos do que físicos, são resultado de ansiedade ou estados de depressão, gerados pela perda capilar que agridem a autoimagem e a auto aceitação.

Com o tratamento de estabilização e melhora da calvície, a grande maioria dos pacientes recupera a autoestima e, conseqüentemente, sua qualidade de vida sexual. Porém, aqueles que não procuram tratamento, acabam se afundando ainda mais no processo de perda da saúde de sua vida sexual.

Encontramos casos de pessoas que se aceitam calvos e assumem a calva sem o menor problema. Estes pacientes transcendem a idéia de que ao perderem cabelos suas forças foram minadas e continuam mantendo sua autoestima elevada. Raramente vemos problemas relacionados à sexualidade nestes casos.

Ainda assim, a maioria dos pacientes que ficam calvos perde qualidade de vida, desenvolvendo problemas no âmbito sexual.

Salvar os cabelos melhora além da autoestima, a saúde psíquica e sexual da grande maioria dos pacientes.

Por Dr. Ademir Jr.
Médico Tricologista – Medicina Capilar





Veja mais

Aprenda a dar feedback com “técnica do sanduíche”

Você lida com introvertidos no trabalho?

Como identificar um mentiroso?

Seja contratado pela sua inteligência!

Viva com menos e seja feliz!



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas