Colunistas

Amauri Sergio Altieri
Atividade Física e Musculação
Artigos | Currículo   

Musculação e aptidão cardiovascular

Nos dias de hoje, apesar do vasto conhecimento a respeito dos benefícios da pratica adequada de exercícios com pesos, alguns mitos ainda estão enraizados. Eles ainda proporcionam algumas dúvidas entre os adeptos desta tão nobre modalidade. Um deles é o preceito de que a musculação não auxilia na melhora da saúde cardiovascular ou até mesmo seria prejudicial neste aspecto.

Explicando de uma forma bem simplista pode-se dizer preliminarmente que estudos desenvolvidos nessa esfera constataram que qualquer tipo de exercício contribui para a promoção da saúde, auxiliando na diminuição de incidência de obesidade, hipertensão, colesterol elevado, diabetes, todas as consequências da aterosclerose como o infarto cardíaco e acidente vascular cerebral. E também, da osteoporose, sintomas reumáticos, ansiedade e depressão. Sendo assim, entendendo que a musculação é antes de tudo uma forma, dentre as várias, de se exercitar, tendo como característica a utilização de resistências (pesos), ela se enquadra perfeitamente como um meio para se conseguir os benefícios citados, ficando claro que, na verdade, o grande vilão comprometedor da saúde é a inatividade física ou sedentarismo.

Atualmente o American College of Sportes Medicine reconhece que todo tipo de atividade tem os mesmos efeitos salutares, ao contrário do que a entidade preconizava em recomendações anteriores a 1995, que enfatizavam a importância dos exercícios aeróbios para a saúde.

Aprofundando-se um pouco mais, pode-se dizer que os exercícios com pesos promovem a melhoria da capacidade de ejeção do miocárdio, melhora a elasticidade das paredes arteriais, diminui a pressão arterial em repouso e os riscos de ocorrência de doenças coronarianas. Vários relatos mostraram que atletas treinados em força têm pressão sanguínea diastólica e sistólica em repouso, na média ou ligeiramente abaixo da média.

Os exercícios com pesos somente produzem aumento de pressão arterial muito superior a outras formas de exercícios quando se utilizam de altas cargas tensionais que levam o músculo a falha total, e principalmente quando ocorrem contrações isométricas em apnéia. Prioritariamente, as pessoas hipertensas devem evitar essas situações porque a elevação aguda e intensa da pressão arterial sistólica pode levar a acidentes hemorrágicos pela rotura da parede das artérias enfraquecidas pela deposição de ateromas.

A hipertensão quando ocorre em atletas treinados em força, provavelmente está mais relacionada ao excesso de treinamento crônico, uso de esteróides anabólicos, grandes aumentos em massa muscular ou aumento do peso total do corpo.

Um programa de treinamento consistente, adequado às necessidades e objetivos de cada indivíduo e elaborado por profissionais qualificados, pode proporcionar melhora do desempenho físico oferecendo total segurança, tanto para os indivíduos saudáveis quanto para os que iniciam partindo de uma situação de alguma debilidade. Os treinos devem ser equilibrados tendo parâmetros ideais de frequência, séries, repetições, cargas e intervalos.

Assim sendo, o treinamento de musculação, seja com aparelhos ou com pesos livres, pode ser considerado uma atividade física de grande valor, que visa o condicionamento geral, proporcionando saúde e bem estar.








Veja todos os artigos
Treinamento feminino: erros comuns
Atividade física e circulação: respiração correta durante os exercícios e prevenção de varizes
Princípios de RPG para alongamentos na corrida
Musculação e lesões
Esteróides anabolizantes
Musculação na melhor idade
Musculação e diabetes
R P G no Esporte
Musculação com SWISS BALL
Musculação e aptidão cardiovascular
Ordem de disposição dos exercícios
Carga ideal para os exercícios
Ajustando o número de repetições
Quanto devo treinar?
Sistema superlento
Respiração e musculação
Treinamento em fase intermediária
Musculação na infância e adolescência
Ingestão de proteína
Musculação para iniciantes
Musculação e idosos
O que é DHEA?
Adaptação das massas musculares
Musculação e a mulher

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas