Colunistas

Profa. Priscilla de F. de Arruda Camargo
Qualidade de Vida
Artigos | Currículo   

Prescrição de exercícios

Essa é a essência do meu trabalho há 17 anos: ORIENTAÇÃO DE ATIVIDADES FÍSICAS. Nas academias que assessoramos ou mesmo em consultório, toda as baterias de testes e medidas são utilizadas para levantar dados para serem analisados e, a partir daí poder se prescrever treinamento de forma segura e eficaz.

Para isto devemos conciliar quatro informações:

1. Objetivo do aluno: deve-se ter a sensibilidade de perguntar e/ou perceber o objetivo do aluno durante toda a prescrição, para ajudá-lo a definir suas metas.

2. Condição Física : conscientizar o aluno da sua atual condição, mas sempre motivando-o e explicando o porquê da importância da evolução do treinamento, para atingir objetivos e para trabalhar com segurança.

3. Disponibilidade de Tempo: de nada adianta uma programação extensa e detalhada, se o aluno não dispuser de tempo para cumpri-la. Cabe aí, o bom senso e a pergunta chave seria: o que é prioridade ?

4. Gosto pessoal: é de extrema importância adequar o que você tem em mente para o aluno, ao gosto pessoal dele. Temos que motivá-lo à prática de atividades físicas, acima de tudo, buscando saúde e não apenas estética.

O processo de se você “ganhar” seu aluno, vai depender do seu trato com ele, do seu conhecimento teórico e segurança para transmiti-lo. A atualização técnica é imprescindível!

Lembre-se, que por mais que as avaliações pareçam sempre iguais, não é assim. Os procedimentos, rotinas dos testes e informações básicas dadas, são as mesmas, mas estamos lidando com pessoas, cada uma diferente da outra, com suas ansiedades, receios e problemas (tanto físicos como emocionais). Portanto se você em algum momento desmotivado, pare e repense, pois provavelmente esqueceu-se disto e não está realizando o seu trabalho adequadamente.

Nem todas academias têm este trabalho na Avaliação Física. Muitas vezes são realizados os testes, sem orientação nenhuma. É entregue ao aluno uma pasta cheia de dados, sem análise, sem orientação. Aí está o grande diferencial do trabalho que prestamos em academias. Cada caso é analisado minuciosamente, para o momento em que o aluno chegar até o professor este já esteja com o programa detalhado, explicado e entendido. Portanto o serviço que presto não é Avaliação Física somente e sim, Avaliação e Orientação Física!!








Veja todos os artigos
Responsabilidade Humana, um novo conceito em qualidade de vida!
Que músculo é este?
As funções dos hormônios
Por quê terceirizar a Avaliação e Orientação Física?
10 hábitos para uma vida saudável!
Treinamento para caminhada e futura corrida
No ritmo "incerto"
Avaliação da Composição Corporal
Limite: você o conhece e o respeita?
Avaliação postural
O teste ergométrico
Prescrição de exercícios
Ergoespirometria
Hipertensão
Protocolos de Composição Corporal
Creatina
Creatina – parte II
Força X Resistência Aeróbia - o que fazer primeiro???? - O ideal é priorizar os objetivos
Retorno à atividade física pós-tratamento cardiológico
Prescrição de exercícios pós-tratamento cardiológico
Treinamento para caminhada e futura corrida
Aula de Bike: Não é para todos
Por quê é tão difícil emagrecer e manter-se magro(a)?
É necessário suplementar?
Importância de medir a Freq. Cardíaca
Recuperar é preciso !
Exercício e fumaça
Fazer ou não musculação?
Seu corpo não pode estar CONTRA sua saúde
Cuidar da possível obesidade deve começar cedo
Hormônios e o Exercício
Prevenção ainda é o melhor remédio

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas