Colunistas

Dr. Sidney Klajner – CRM: 73.264
Aparelho Digestivo e Saúde
Artigos | Currículo   

Síndrome do Intestino Irritável

A Síndrome do Intestino Irritável é um distúrbio comum que afeta em torno de 30% da população geral em algum momento da vida. É também conhecida como colite nervosa, colite de stress, colite espástica, porém, não deve ser confundida com as doenças inflamatórias como Retocolite Ulcerativa ou Doença de Crohn. Não é uma doença propriamente dita, mas sim um conjunto de sintomas, decorrentes de um distúrbio funcional.

Quais são os sintomas?

Obstipação, diarreia e alternância de ambos são os sintomas mais comuns. Além disso pode provocar cólicas, urgência para evacuar, sensação de inchaço abdominal e gases. A presença de muco nas fezes também pode ocorrer. Sangramento retal nunca ocorre nesta síndrome, sendo que, se presente, deve ser investigado.

Quais as causas?

A causa básica é uma anormalidade no modo de contrações da musculatura intestinal. Esta musculatura, que circunda as alças intestinais, contrai automaticamente para mover os alimentos ingeridos até o reto e ânus. Esta síndrome é um distúrbio funcional destas fibras musculares. Microscopicamente a musculatura é normal, porém não funcionam de maneira normal, contraindo forte ou fracamente, rápido ou lentamente. Embora não haja obstrução física, o paciente refere cólicas, ou um bloqueio funcional.

Qual o papel do stress e do sistema nervoso?

Stress emocional pode contribuir. O cérebro e o intestino estão intimamente relacionados através de fibras nervosas que controlam automaticamente a contração da musculatura intestinal, e muitas pessoas podem apresentar náuseas ou diarreia quando nervosos ou ansiosos. Enquanto não conseguimos controlar os efeitos do stress em nosso intestino, devemos tentar reduzir as fontes de stress em nossas vidas, como pressões no trabalho, tensões familiares, etc., para aliviar os sintomas do cólon irritável.

Como posso saber se o problema é a Síndrome do Intestino irritável ou algo mais?

Uma história médica precisa e o exame físico são essenciais para o diagnóstico. Devem ser realizados exames como toque retal, retossigmoidoscopia, pesquisa de sangue nas fezes e até colonoscopia, no caso de idade maior que 50 anos, para se assegurar que os sintomas não são causados por alguma outra doença, como por exemplo, diverticulite, colite ou câncer.

Como é o tratamento?

O fato de simplesmente entender que este distúrbio não é uma doença séria, já reduz um pouco a ansiedade e o stress. Terapias e técnicas de relaxamento ajudam neste sentido.

Dietas mais obstipantes que levam à uma maior absorção de água pelo intestino, auxiliam nos pacientes com tendência a diarreia e diminuem as cólicas. Quando o sintoma principal for obstipação, deve-se aumentar a ingesta de água.

Em alguns casos somente a dieta não aliviará os sintomas, então seu médico poderá prescrever-lhe algumas medicações que agem diretamente na musculatura intestinal a fim de normalizá-las. Alguns pacientes referem melhora com diferentes medicações, então seu médico poderá trocar as medicações conforme seus sintomas e sua melhora clínica.

Existe algum alimento que devo evitar?

Em alguns momentos o café, o leite e o álcool podem piorar os sintomas. Então evite estes alimentos quando estiver pior. Derivados do leite também podem causar diarreia. Os fumantes devem lembrar que a nicotina piora os sintomas do cólon irritável.

Em quanto tempo os sintomas começam a melhorar?

A melhora é um processo lento, levando até seis meses para haver melhora do quadro. A paciência e a tentativa de diminuir o stress, fazer a dieta recomendada e usar corretamente a medicação prescrita, são a chave para o sucesso no tratamento.








Veja todos os artigos
Quais as causas da GASTRITE?
Síndrome do Intestino Irritável

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas