Colunistas

Dr. Luis Felipe Ensina - CRM 86.758
Alergologista
Artigos | Currículo   

Anafilaxia

Anafilaxia, ou reação anafilática, é uma reação alérgica grave que pode envolver vários órgãos do corpo simultaneamente, podendo provocar problemas respiratórios, perda de consciência, e até mesmo morte.

As principais causas de reações anafiláticas são: alimentos (principalmente frutos do mar e nozes), látex (borracha), medicamentos, e veneno de insetos (abelhas, vespas e formigas).

Quais são os medicamentos que mais comumente desencadeiam alergia?

Qualquer remédio pode causar alergia. Os seguintes remédios são os mais comuns:
- Analgésicos e anti-inflamatórios, p.ex. ácido acetil salicílico e dipirona.
- Antibióticos, p.ex. penicilinas e sulfas.
- Drogas para tratamento da epilepsia, p.ex.fenitoína, carbamazepina.

A anafilaxia pode se manifestar de várias formas, variando desde uma urticária, coceira e vermelhidão na pele, inchaço, até chiado no peito, cansaço, tosse, espirros, náuseas, dores abdominais e vômitos. Chamamos de choque anafilático a situação em que há palidez da pele, pulso fraco, tontura, escurecimento da visão (podendo haver perda de consciência) e pressão baixa.

É difícil saber se uma pessoa é alérgica a determinado medicamento antes da mesma apresentar a alergia. Além disso, a maioria das reações são devidos a seus efeitos colaterais e não tem nada haver com o mecanismo alérgico. Os próprios médicos, diante de um efeito colateral de um remédio, acaba muitas vezes dizendo para o paciente que foi uma reação alérgica, o que está errado! Reação alérgica a remédio envolve uma série de células específicas e podem, se o paciente se expor novamente a essa medicação, levar ao óbito. Portanto, reações a remédios são extremamente graves e precisam ser avaliadas por um especialista.

No caso de uma reação anafilática, procure um médico imediatamente em um hospital ou unidade de emergência. Quanto antes a reação anafilática for tratada, menor a chance de complicações. O tratamento envolve o uso de substâncias como adrenalina, anti-alérgicos e corticosteróides, com resposta geralmente rápida e melhora dos sintomas. Após o tratamento de emergência, procure um médico especialista em alergia, que irá orientá-lo quanto a melhor forma de confirmar o diagnóstico e prevenir uma nova reação.



Dr. Luis Felipe Ensina - Alergologista - CRM 86.758








Veja todos os artigos
Urticária
Alergia às penicilinas
A pele do alérgico no inverno
Mas afinal, o que é alergia?
Alergias e oscilações de temperatura
Anafilaxia

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas