Colunistas

Dr. Luiz Felipe Scabar
Saúde Bucal
Artigos | Currículo   

Você está escovando os dentes com a frequência que deveria?

04/12/2014

Baseado em estudo recente, verificamos que a maioria dos pacientes indica que escovam os dentes três ou mais vezes ao dia, quando são questionados em entrevistas e questionários, essa resposta é semelhante a alguns estudos epidemiológicos populacionais que também fizeram uso de entrevistas e questionários; porém em nosso estudo, calculamos a frequência de escovação, por meio da medida direta, em um teste prático, e verificamos que os pacientes escovam menos os dentes do que relatam em entrevistas e questionários, indicando uma superestimação da frequência de escovação estimada pela entrevista. Portanto a frequência de escovação mais citada pela população em pesquisas é três vezes ao dia, mas é possível que essa resposta para a frequência três vezes ao dia seja influenciada pela convenção social de que essa é a frequência recomendada. Devemos realizar a higiene bucal após cada refeição, portanto um paciente que se alimenta cinco vezes durante o dia, por exemplo, deve realizar a higiene bucal, no mínimo, por cinco vezes. Baseado nos resultados da pesquisa, nas experiências em atividades com a comunidade e na prática clínica, os pacientes não realizam a higiene bucal após todas as refeições.

Devemos trabalhar para melhorar o acesso ao atendimento, principalmente melhorar o acesso às informações sobre a frequência da escovação e sobre a importância da rotina das visitas ao dentista entre a população. Argumenta-se que é necessário estabelecer programas mais eficazes de saúde bucal, principalmente para crianças na primeira infância.

A distribuição equitativa de creme dental e estratégias intensivas direcionadas à população para educação em saúde bucal deveriam ser consideradas a fim de melhorar as práticas de higiene bucal de toda a população, pois com as estratégias implantadas a tendência é a queda do índice de cárie dentária e melhora da saúde bucal. O preço do creme dental com flúor também deve ser justo, equitativo e acessível mesmo para as comunidades de baixa renda, pois há uma tendência, nos países mais desfavorecidos, de maior custo relativo (maior proporção da despesa da família) necessário para pagar por uma dose de creme dental por pessoa. A mesma marca de creme dental deveria ser oferecida a preços compatíveis com o poder de compra da população. As desigualdades na disponibilidade do creme dental indicam a necessidade de ações para torná-lo mais acessível, pois, para países desfavorecidos, onde a fluoretação das águas não é viável em decorrência da infraestrutura e dos recursos financeiros e tecnológicos, o creme dental com flúor é provavelmente a estratégia mais apropriada para o controle e a prevenção da cárie dentária em nível populacional. A redução das disparidades socioeconômicas e a expansão das medidas de saúde pública dirigidas aos grupos mais vulneráveis permanecem como um desafio para todos os que formulam e implementam as políticas públicas no Brasil.











Veja todos os artigos
Você está escovando os dentes com a frequência que deveria?
Clareamento Dentário
Implantes Dentários
Pesquisa Nacional de Saúde Bucal
Gengivite e doença periodontal
Mau Hálito ou Halitose
Odontologia na Terceira Idade - Odontogeriatria
Como está o tratamento da cárie?
Auto-Exame Bucal: Prevenção do Câncer de Boca
Saúde Bucal: Dúvidas mais freqüentes

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas