Colunistas

Nilson Redis Caldeira
Como ser um líder e estar sempre motivado
Artigos | Currículo   

Motivação: esta poderosa ferramenta

Inverno, frio, a cama aconchegante nos prende com tal força que nos impede de fazer qualquer tentativa para cumprirmos aquela nossa promessa de ir a ginástica, andar de bicicleta ou ir correr na rua ou no parque.

Nestes momentos, muitos se dão por vencido e resolvem virar de lado e dormir mais um pouco. Alguns mais obstinados buscam força dentro de si e seguem em frente. De forma simplista diríamos que aqueles que vão ao treino estão mais motivados daqueles que permanecem na cama. Mas o que será que realmente acontece de diferente entre estes dois grupos? Qual será o segredo das pessoas motivadas? Porque alguns são mais motivados e outros não?

De onde vem à motivação?

A motivação tem suas origens entre 3 bases psicológicas. A primeira delas se baseia no estudo do psicólogo Abraham Maslow. Segundo ele o ser humano é motivado para atender as suas necessidades básicas. A célebre criação da pirâmide de Maslow ilustra bem esta teoria. A motivação começa na satisfação de necessidades básicas como alimentação, sono, repouso etc. Se as pessoas têm preenchido estas necessidades, ela desenvolve uma busca pela satisfação do 2 nível da pirâmide, ou seja, necessidades de estabilidade, plano de saúde, carreira, enfim atividades que lhe proporcionem e satisfaçam suas necessidades de segurança. O 3o. nível relaciona-se as necessidades sociais, de associação, equipe, afiliação, amizade. Já o 4o. nível esta mais relacionado as necessidades de auto-estima que reflete no reconhecimento e valorização que a pessoa sente. O 5o. e último nível relaciona-se ao Ego, a auto-realização, ao prestígio, participação nas decisões, enfim, um nível relacionado com a Visão de mundo que a pessoa tem.


Podemos usar esta a pirâmide de Maslow para nos motivar?

A resposta a esta pergunta é sim, mas não de uma forma simplista. O que leva o homem a decidir os caminhos que tem a seguir e a tomar as suas decisões de uma forma que esteja alinhada com suas propostas e seus valores é o autoconhecimento.
Portanto, o primeiro passo para usar os conceitos de Abraham Maslow e entender um pouco mais de motivação, passa por saber em que estágio da pirâmide nos encontramos. Para saber isto precisamos também separar claramente em que áreas da nossa vida se cruzam com os estágios de Maslow. Normalmente destacamos sete áreas principais: saúde, profissional, acadêmica, família, relacionamentos, filantrópico e espiritual.

O fundamental é compreender que uma pessoa tem um desenvolvimento saudável e equilibrado a partir do momento que todas as sete áreas crescem em conjunto. É muito comum a pessoa desenvolver-se muito na sua vida profissional e deixar a família de lado ou a vida afetiva.

A partir do momento que você tem claro como anda a vida nos diversos aspectos temos que conciliar com nossas expectativas. Vamos dar um exemplo: se a nossa saúde anda comprometida, devemos concentrar nossa força e nosso propósito dentro da base da pirâmide, ou seja, devemos entender claramente que a prática de exercícios físicos é importante para nossas necessidades básicas de sobrevivência. Desta forma encontraremos motivação. Agora, se acharmos que se trata apenas de uma questão estética, de aparência, de auto estima, então corremos o risco de acharmos que não vale a pena levantarmos cedo para a prática de atividade física. Ou, se pelo contrário, se acreditarmos que vamos a academia para juntar-se a um grupo de amigo (necessidades de associação) na hora vão aparecer àqueles amigos do happy hour que acharemos que tem um papo mais interessante.

Portanto podemos concluir que um aspecto da motivação vem de sabermos claramente como anda nossa vida em seus diversos aspectos e principalmente quais as necessidades que devemos satisfazer. Normalmente, não fazemos as coisas contra a nossa vontade. Cabe a nos identificar claramente qual é esta vontade.

No próximo artigo discutiremos como Freud interpretava a origem da motivação. Questões e dúvidas podem ser enviadas para o e-mail nilsonredis@ hotmail.com.








Veja todos os artigos
Você é focado no problema ou na solução?
Feedforward, o feedback focado no futuro
Você acredita que é errado namorar pessoas casadas?
Coaching no divã
Contrate um Personal Coach para atingir com sucesso suas metas
Coaching Executivo Prescritivo. Um modelo cognitivo-comportamental para o Coaching Executivo
Motivação feminina em um universo masculino
Como adotar um novo estilo de motivação
Construindo e realizando sonhos em 2015
Motivação: esta poderosa ferramenta

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas