Beleza
Proteção da pele o ano todo

Quando se trata da saúde, o sol sempre teve má reputação. Ele é o vilão que causa diversos malefícios como o câncer, manchas, envelhecimento, flacidez, queimaduras, alterações imunológicas que deixam as pessoas mais suscetíveis a infecções, entre outras doenças de pele. Porém, o que muitos não sabem ou esquecem, é que o sol também tem a sua faceta de mocinho. Além de ser fonte natural de luz e energia, sem ele simplesmente não haveria vida na Terra.

Sol também pode ser nocivo no outono/inverno. O verão acaba e o Sol começa a dar uma trégua para os brasileiros, principalmente, para aqueles que estão na região Sul e Sudeste. Mas nem por isso, você deve dar descanso para o protetor solar, arma imprescindível na prevenção do câncer de pele e envelhecimento precoce.

Esta é a campanha dos dermatologistas para evitar a incidência tão freqüente de problemas de pele, causados pela ação do Sol. Independentemente da estação do ano, os raios solares incidem sobre o ser humano e são capazes de deixar qualquer rosto com rugas e manchas desagradáveis, conseqüência da exposição excessiva.

O raio ultra-violeta ´A´ é o maior responsável pelo envelhecimento, enquanto que o tipo ´B´ se encarrega do desenvolvimento do câncer de pele e do tom bronzeado após a exposição. Por isso, recomenda-se o uso de protetores durante o ano inteiro.

Para facilitar a vida de quem se preocupa com a saúde da pele, a maioria dos hidratantes e batons já possui o princípio ativo que protege a mucosa dos raios nocivos. Os homens também podem contar com essa facilidade, pois existem no mercado protetores labiais em forma de bastão e incolores.

As pessoas com pele oleosa devem preferir os produtos em gel ou os chamados oil-free (livre de óleo). Já quem tem pele normal ou seca pode optar pelos protetores tradicionais. É fundamental adequar o filtro solar ao tipo de pele de cada um, principalmente no que se refere ao fator de proteção.

Por isso, quem tem pele morena pode utilizar um fator de proteção mais baixo. Pessoas com pele mais clara precisam tomar cuidado redobrado com o sol. Isso acontece porque quanto mais escura a pele, maior a quantidade de melanina, pigmento que protege o corpo dos raios solares.


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas