Beleza
Quer pintar os cabelos? Tem que cuidar mais!

Quer mudar a cor dos cabelos, inovar ? Até aí tudo bem, mas saiba que você vai precisar cuidar mais, para ele não ficarem com a aparência de "palha" e ao toque das mãos chegar a pinicar. Já pensou? Horrível....Faz tempo que a coloração de cabelo deixou de ser um recurso usado apenas para encobrir os fios brancos. A infinidade de tons criados pela indústria de cosmético acabou transformando a idéia de tingir as madeixas em uma gostosa maneira de mudar o visual e estar sempre na moda. Mas como os produtos utilizados para este fim podem causar algumas alterações na estrutura do cabelo, quem recorre às colorações precisa reforçar a agenda de cuidados para garantir a beleza e a saúde das madeixas.

Felizmente, essa tarefa não é das mais difíceis, dado o arsenal de produtos existentes no mercado para esse fim. Alguns recursos devem ser aplicados apenas por profissionais especializados, em salões de beleza.

Mas existem muitos outros que podem compor o nécessaire do dia-a-dia de quem tem cabelos tingidos. Confira abaixo a lista básica:

Shampoo e condicionador próprios para cabelos tingidos - No mercado, eles são oferecidos por diversas marcas. Têm em sua formulação componentes que garantem uma hidratação mais profunda do que os shampoos e condicionadores convencionais. O que é muito importante, pois, por ser um processo químico, a coloração rouba parte da umidade natural dos fios.

Shampoo com intensificador de cor - É uma das novidades do mercado. São formulados para realçar a tonalidade que você deu a suas mechas. Existem opções para tons de marrom, dourado e avermelhado, é só escolher o que combina melhor com a coloração que você deu a seus fios. Esse shampoo deve ser usado uma vez por semana, alternando com o shampoo para cabelos tingidos.

Máscaras hidratantes - Como já foi dito, as tinturas acabam tirando um pouco da umidade natural dos fios e por isso é importante manter um programa regular de hidratação mais profunda. Há muitas opções de máscaras que podem ser aplicadas em casa. O ideal é usá-las uma vez por semana.

Leave-in - Também conhecido como creme para pentear, esse tipo de condicionador sem enxágüe proporciona hidratação extra, contínua e duradoura aos fios tingidos. Deve ser aplicado depois que você lavou o cabelo e retirou a umidade com uma toalha.

Protetor solar para cabelos - Não saia de casa sem ele. Sem essa proteção, os raios solares podem danificar a estrutura dos fios, deixando-os quebradiços, secos e sem viço. Quando eles já foram sensibilizados pelo processo químico da tintura, ficam ainda mais vulneráveis. Portanto, não arrisque, use a proteção.

"Dependendo do tipo de cabelo, nem sempre é preciso usar todos esses produtos", observa o cabeleireiro Julio Nascimento, do Sentir bem – Gastronomia, Eventos e Beleza, de São Paulo. Por isso, segundo ele, o ideal é que você peça o aconselhamento de um profissional para elaborar o kit mais apropriado para o seu tipo de cabelo.

Visitas ao salão

Quem optou por uma coloração permanente, precisará voltar uma vez por mês ao salão para fazer os retoques necessários na raiz.

Uma semana antes desse procedimento, porém, convém fazer o que os especialistas chamam de cauterização, que deve ser feita no salão. Trata-se de uma limpeza e de uma hidratação profunda dos fios, preparando-os para a nova sessão de coloração.

Normalmente essa cauterização inicia-se com um shampoo de limpeza. Em seguida, é feita uma aplicação de queratina, de creme hidratante e, depois do enxágüe, aplica-se o leave-in.

Com todos esses cuidados, o destino de seus cabelos será brilhar sempre!


Matérias que você vai gostar de ler mais:

1) Queda de cabelo em mulheres

Serviço:
Sentir Bem – Gastronomia, Eventos e Beleza
Al. Lorena, 355
(011) 2361-8678

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Nutrição com Dra. Rosana Farah e Por dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas