Beleza
Como escovar corretamente os dentes?

Pode parecer estranho, mas muitas pessoas não sabem como escovar corretamente os dentes. E a importância do bom hábito bem como escovar corretamente, é de extrema importância para a saúde e para a beleza. De acordo com o dentista, Dr. Luiz Felipe Scabar “a combinação água fluoretada e a escovação utilizando pastas de dente com flúor (dentifrício fluoretado) tem sido os grandes responsáveis pelo declínio da cárie.”

Foi constatado em pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde que revelou que 58% dos brasileiros não escova o dente de forma correta. Fica a pergunta: do ponto de vista profissional como é a escovação adequada? “É aquela que engloba escova, pasta e fio dental e que higieniza dentes, bochechas e língua”, afirma Lauro Delgado, especialista em estética e reabilitação oral, da clínica Odonto Integrada Delgado.

As escovações após cada refeição são fundamentais para manter a boa saúde bucal, elas evitam que as bactérias se proliferem e originem a cárie. No entanto, algumas pessoas não conseguem escovar direito o dente durante o dia devido ao trabalho na rua, por exemplo. “A dica é dar atenção especial e não deixar de fazer a última do dia, que deve ser bem detalhada”, sugere Delgado. “Durante o sono o fluxo salivar diminui, as bactérias se proliferam em maior velocidade e os detritos alimentares se degradam e entram em decomposição acelerada causando mau hálito”, completa.

A higienização fica muito focada nos dentes, de acordo com o dentista, mas é preciso lembrar que língua e bochechas sem limpeza são grandes multiplicadoras de bactérias e propiciam o aparecimento de cáries e mau hálito. Uma escovação adequada deve durar de 5 a 8 minutos. “Escovação é uma questão de jeito não de força”, lembra o dentista. Assim, nada de movimentos fortes que machuquem a gengiva.

“Não se deve colocar força excessiva, durante a escovação. Isso poderá machucar a gengiva, provocando, em muitos casos úlceras traumáticas e retração gengival (a gengiva se retrai, expondo o colo da raiz, causando sensibilidade)”, confirma Dra. Ana Claudia Simões Silva, dentista, especializada em endodontia.

Materiais necessários:

Escova – entre as inúmeras existentes no mercado é preciso apenas uma pequena, para alcançar todos os dentes do fundo, com cerdas macias. As elétricas devem ser destinadas às pessoas com dificuldades motoras. Após uso da escova ela deve ser lavada em água corrente e guardada numa caixinha apropriada. A recomendação é que ela seja trocada no mínimo a cada 2 meses.

Pasta – serve como um “sabão”, o sabor e marca ficam a critério da pessoa

Fio dental – essencial para remover restos de alimentos dos lugares onde a escova não chega. A diferença entre a fita dental e o fio é a espessura: a fita é mais fina e é recomendada para quem tem dentes mais juntinhos.

Devem estar sentindo falta do enxaguatório bucal... Mas, ele só deve ser usado com recomendação do dentista. Estudos relacionam o uso contínuo do produto, que contém álcool, com inflamações e até doenças mais sérias.

A escovação em si:

Pegar um pedaço generoso de fio dental, enrolar na ponta do polegar de cada mão, colocar no meio de cada dente fazendo movimentos de dentro para fora e de cima para baixo simultaneamente.

Na parte superior, posicionar a escovar inclinada com as cerdas na direção e encostadas da gengiva; fazer movimento como se estivesse varrendo para baixo a sujeira. Já na parte inferior, posicionar a escova inclinada perto da gengiva e “varrer” para cima. Estes movimentos devem ser repetidos cerca de 10 vezes em cada grupo de dois dentes.

Posicionar a escova bem no fundo da língua e puxar a sujeira para frente. Repetir em toda língua.

Passar a escova em toda bochecha.

Como você pode ver, escovar os dentes corretamente é um procedimento fácil, porém exige a mesma dedicação de outros cuidados com a saúde. Usar 3 a 4 minutos do seu dia em cada escovação, garantirá uma boca livre de bactérias, germes e sua saúde agradecerá!

Dr. Anderson Bernal, dentista especialista em dentística reparadora e reabilitação oral, explica que existem cuidados específicos para cada fase do desenvolvimento da criança. O especialista dá algumas dicas:

- Antes dos 2 anos:

Use uma gaze ou uma fralda úmida nas gengivas, mesmo antes de aparecerem os primeiros dentes e quando eles começarem a aparecer escove-os com o movimento vai e vem sem usar pasta dental.

- Dos 2 aos 7 anos:

Os pais são os grandes responsáveis por monitorar a escovação de seus filhos. Fique atento, pois é nessa fase que nascem os primeiros molares permanentes. Use pouca pasta dental, o equivalente a um grão de ervilha.

- Dos 7 aos 12 anos:

A escovação deve ser feita pelas próprias crianças com os dentes cerrados em movimentos circulares do lado de fora e repetir o mesmo movimento do lado de dentro.

Para evitar que os "inimigos da boca" ataquem, além de escovar regular e adequadamente os dentes, leve seu filho com freqüência ao dentista com freqüência.


Serviço:
Dra. Ana Claudia Simões Silva – Dentista especialista em Endodontia
acssaltieri@gmail.com

Dr. Luiz Felipe Scabar – Dentista especialista em Saúde Pública
luizfelipescabar@yahoo.com.br

Dr. Anderson Bernal – Dentista especializado em Dentística Restauradora e Reabilitação Oral
www.andersonbernal.com.br

Dr. Lauro Delgado – Cirurgião Dentista
www.odontointegrada-delgado.com.br

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Saúde Bucal com Dr. Luiz Felipe Scabar


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas