Beleza
Acne nas costas

A acne é uma doença que atinge grande parte das pessoas em algum período de suas vidas. Caracterizada basicamente pelos populares "cravos e espinhas", a acne é muito comum na adolescência pela alta quantidade de hormônios circulantes pelo corpo, o que provoca um aumento na produção de secreção das glândulas sebáceas.

Além disso, ocorre a proliferação de bactérias da pele responsáveis pelo aparecimento de pus em algumas lesões. Costuma atingir a face, colo e dorso. Geralmente, após a adolescência há uma diminuição progressiva do número de lesões, porém existem algumas doenças que causam aumento hormonal e podem desencadear o aparecimento das espinhas. Além disso, há um tipo de acne conhecida como erupção acneiforme que é causada pelo uso de cosméticos, medicações ingeridas ou passadas na pele, que só melhora após a suspensão do uso do produto responsável

A maioria das pessoas é muito cuidadosa com a pele do rosto, especialmente para evitar a acne. Então, um belo dia, você dá uma olhada no espelho e vê que suas costas estão com espinhas. Tanto cuidado com o rosto e agora, que você já é adulta, acontece isso? Por que a acne aparece nas costas?

A acne pode aparecer em qualquer parte do corpo, mas as áreas mais seborréicas são a face e as costas. O que surge nas costas é chamado, clinicamente, de erupção acneiforme e traz lesões bem semelhantes às de acne facial.

Vários são os fatores que contribuem para o aparecimento da acne nessa região. O mais significativo deles é a ingestão de vitaminas do complexo B e de medicamentos com algum elemento que agrida a pele.

Cremes que obstruem os poros são outro fator que leva a pele a ter espinhas, assim como roupas abafadas, que não permitem a transpiração natural da pele. Somente o médico pode detectar qual deles é o seu caso.

Tratamentos
Na atualidade já existem várias formas de tratar a acne em seus diferentes graus.

Grau leve
Num grau leve, os médicos normalmente recomendam uma medicação de uso tópico nas lesões com acne ou na área inteira da pele infectada. Estas medicações podem ser encontradas em géis, loções, sabonetes ou cremes e pomadas. Os possíveis efeitos colaterais são: irritação da pele, queimando-a ou rachando-a, que frequentemente começam a melhorar quando vai se desfazendo o uso contínuo. Agora, se você tiver efeitos colaterais severos ou prolongados, você deve procurar seu médico.

Grau Avançado
Num grau avançado, o que os dermatologistas chamam de Acne Grau III ou Acne Grau IV, o tratamento mais usado hoje em dia é uma droga chamada Isotretinoína, ou o nome comercial de Roacutan. Este tratamento visa as pessoas com acnes severas ou acnes reincidentes já tratadas com outros meios previamente. É uma droga oral que, geralmente usa-se 1 a 2x/dia com alimento, por 15 a 20 semanas. Este medicamento reduz o tamanho das glândulas sebáceas, de modo que menos “óleo” seja produzido. Consequentemente, o crescimento das bactérias é diminuído. A grande vantagem do medicamento é que após as 15 ou 20 semanas, a acne vai embora completamente. A desvantagem da Isotretinoína é que os efeitos colaterais incluem ressecamento de mucosas (boca, nariz e cavidade vaginal), olhos e pele em geral. Outro efeito, mais grave, é a mal formação fetal em mulheres que engravidarem durante o tratamento. Este é um efeito comprovado, e as pessoas que estiverem ingerindo o medicamento devem assinar termos de conhecimento do risco, cientes que não deverão engravidar no período. Outro efeito colateral, não tão comum é a mudança no perfil lipídico, ou seja, o fígado altera o processamento de gorduras (triglicérides e colesterol). O lado bom disto tudo é que, após o tratamento estes efeitos colaterais somem e o aspecto melhorado da pele será evidente!

Como você pode ver, o seu caso tem solução, seja ele do mais leve ao mais grave, então procure um bom médico e mão à pele!

Em pouco tempo, você terá as costas lisinhas de novo e poderá usar, sem complexo, roupas que as deixem de fora.


Matérias que você vai gostar de ler mais:

1) Síndrome dos ovários policísticos


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas