Beleza
Filtro solar pode irritar os olhos

Óculos com filtro UVA e UVB protegem a visão e a pele sem prejudicar a visão



A proteção da pele com filtro solar no verão é essencial, mas pode representar um risco para a saúde ocular. É o que mostra estudo realizado pelo oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto. "O contato com produtos químicos, representa 20% das ocorrências de conjuntivite tóxica no calor, uma espécie de irritação química da conjuntiva. membrana que recobre as pálpebras e a superfície dos olhos " afirma. O levantamento com 270 pacientes revela que filtro solar responde por 46% dos casos, bronzeadores por 39% e a maquiagem por 15%.

O médico diz que a evaporação do filtro solar, aplicação em excesso e transpiração favorecem a penetração nos olhos e causam a doença.
As dicas do especialista para evitar a irritação dos olhos são:
• evitar o uso excessivo de filtro solar, cremes ou maquiagem.
• Enxugar o suor na área dos olhos com lenços descartáveis
• Lavar os olhos abundantemente sempre que ocorrer penetração nos olhos.

Quando a doença já está instalada a recomendação é interromper o uso do agente causador e, não desaparecendo os sintomas, consultar um oftalmologista antes de aplicar qualquer colírio nos olhos.


Oleosidade predispõe ao terçol e calázio

Queiroz Neto adverte que filtro solar e cremes devem ter PH neutro para manter a produção das glândulas sebáceas em equilíbrio. Isso porque, explica, o excesso de oleosidade na pele favorece a formação de terçol e calázio. O terçol é uma infecção por bactérias do folículo piloso dos cílios. Agride a pálpebra formando um pequeno nódulo, vermelho e dolorido que pode desaparecer naturalmente em três dias. Já o calázio é a inflamação crônica da glândula de Meibômio, responsável pela produção sebácea na região palpebral. Forma um nódulo na pálpebra, muitas vezes persistente durante meses. O especialista diz que muitos portadores dessas doenças só fazem a primeira consulta médica depois de tentarem receitas caseiras como aplicar limão e até borra de café nos olhos. São erros graves, destaca, porque o limão pode levar à queimadura na córnea e a borra de café a uma inflamação mais grave. Ele diz que a única receita caseira segura é o uso de compressas quentes por um período máximo de três dias. Se o nódulo não desaparecer é importante procurar um especialista para que sejam indicados medicamentos adequados, principalmente porque o calázio reincidente pode estar relacionado a problemas de refração.



Veja mais sobre BELEZA em:

1) Dermatologia e Saúde com Dra. Érica Monteiro

2) Pele Saudável com Dra. Katia Volpi Fogolin

3) Beleza e Estética com Orlando Sanches

4) Cirurgia Plástica e Saúde com Dr. Rodrigo Gimenez


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas