Beleza
Seu rosto, rascunho, ou arte final?

Durante muito tempo, o homem procurou a beleza perfeita, a proporção ideal. Após busca incessante, os gregos foram os primeiros a estabelecer os conceitos de simetria, equilíbrio e harmonia como pontos chave da beleza de um conjunto.


Criaram o retângulo de ouro, no qual a proporção entre o comprimento e a largura é de aproximadamente 1,618.





Esta mesma proporção aparece em duas das maravilhas do mundo: Parthenon e as Pirâmides do Egito.



Na literatura, o número de ouro encontra sua aplicação no poema épico grego Iliada , de Homero. Na música, está presente nas famosas Sinfonia nº 5 e nº 9 de Beethoven. Na arte, Leonardo da Vinci utiliza a referida proporção em A Mona Lisa, nas relações entre seu tronco e cabeça e os elementos do rosto.




Observe a foto ao lado, trata-se de uma mulher. Ela possui alguma característica extraordinária? Ou visualizamos apenas uma mulher comum? O equilíbrio e a proporção de suas linhas, transformaram a imagem ao lado no retrato mais famoso do mundo.




Esta proporção aparece várias vezes tambem na natureza: entre abelhas fêmeas e machos em qualquer colméia, em escamas de peixes, em ondas no oceano, nos furacões, nas estrelas e no corpo humano. Meça sua altura e divida pela distância do seu umbigo até o chão, meça seu braço inteiro e divida pela distância do seu cotovelo até o dedo, meça seu dedo inteiro e divida pela distância da dobra central até a ponta, meça sua perna inteira e divida pela distância do seu joelho até o chão. O resultado é sempre 1,618.




Na face, a proporção se repete: da ponta do nariz à linha dos lábios e da linha dos lábios até o queixo.





Os dentes anteriores também estão na proporção áurea um em relação ao outro

A altura do incisivo central está na proporção áurea em relação à largura dos dois centrais.



O número em questão, ficou conhecido como PROPORÇÃO DIVINA, porque foi a beleza perfeita que D’us teria escolhido para fazer o mundo.
Nota-se que a análise cuidadosa do sorriso, buscando harmonia, equilíbrio e proporção , contribuem de forma ímpar para a estética facial. Podemos citar exemplos como Gisele Bündchen, Ana Paula Arósio, Reinaldo Gianecchini e muitos outros.
O tratamento ortodôntico deve seguir certos parâmetros matemáticos e geométricos, que quando analisados e empregados pelo clinico, passam a proporcionar faces e sorrisos harmônicos.
A ortodontia portanto, não é apenas o ato de alinhar dentes tortos, mas sim uma verdadeira arte de esculpir sorrisos e faces.

Dra Vivian Farfel, cirurgiã-dentista, Especialista em Odontopediatria pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. Especialista em Traumatologia Dental Infantil. Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. Membro do Departamento de Ortodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo.
Rua Oscar Freire 379 conj 71 tel 3064-2356

Por : Dra Vivian Farfel

Cirurgiã-dentista, Especialista em Odontopediatria pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo.

Especialista em Traumatologia Dental Infantil.

Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. Membro do Departamento de Ortodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo.

Contato: tel (011) 3064-2356 – São Paulo/SP


Matérias que você vai gostar de ler mais:

1) Clareamento dental em excesso

2) Cuidados com o coração começam pelos dentes


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas