Beleza
Prevenindo estrias

Um problema que sempre incomodou as mulheres e que atualmente vários homens também vêem se preocupando com o aparecimento das estrias, até mesmo porque este nunca foi um assunto exclusivo das mulheres. Nestas as estrias tendem a acometer mais as regiões do bumbum, seios, abdômen (principalmente durante a gravidez), braços e atrás da dobra do joelho, já nos homens além desta última região também costuma surgir nas costas(em virtude do crescimento do tórax durante a adolescência).

Cientificamente as estrias são causadas pela separação no sentido vertical da epiderme (camada superficial da pele) e da derme (camada mais profunda), ou seja é o resultado da ruptura das fibras de colágeno e elastina, que são responsáveis pela sustentação e elasticidade da pele. Elas surgem como uma espécie de cicatriz, a textura e a cor da pele mudam, ficando o local afetado, na maioria das vezes, com uma coloração mais clara e mais fina que a do restante do corpo.

Motivos para se preocupar:

1. Aumento de peso: engordar ou aumentar a massa muscular repentinamente. A distensão é mecânica e as fibras elásticas do corpo não agüentam. Por isso não se deve fazer exercícios físicos exageradamente ou principalmente sem um acompanhamento especializado. Durante a gravidez esta causa também é muito freqüente devido ao aumento brusco do abdômen.

2. Crescimento: a fase da puberdade é decisiva, principalmente devido as alterações hormonais.

3. Distúrbios hormonais: podem provocar oscilações de peso e também podem atuar diretamente sobre as fibras de sustentação da pele.

4. Medicamentos: principalmente os corticosteróides que provocam inchaço no corpo prejudicando a elasticidade da pele.

Podemos citar como dois aliados importantes que muito contribuem para a prevenção de estrias uma dieta saudável e equilibrada onde não haja a ingestão de alimentos, principalmente os muito calóricos, maior do que o gasto evitando com isso o aumento do percentual de gordura, pois o fato de estar constantemente engordando poderá ocasionar o famoso "efeito sanfona".

Em conjunto com a alimentação outro fator de relevância indireta para o aparecimento de estrias está relacionado com uma prática constante de exercícios físicos, pois os mesmos além de contribuírem para manter o peso sob controle, melhora a qualidade da pele por ativarem a circulação do sangue.

Para a realização desta prática deve-se sempre procurar as orientações de um especialista da área de Educação Física a fim de se elaborar um programa de exercícios físicos de maneira correta, sem excessos ou com movimentos errôneos que ao invés de contribuírem com a saúde e até mesmo com a estética corporal possa causar danos graves ao corpo de maneira geral.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Estética e Beleza com Orlando Sanches


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas