Beleza
Pés sem chulé!



Você chega em casa depois de um dia intenso, cheio de atividades, e a primeira coisa que quer fazer é tirar o tênis ou o sapato. Apesar do alívio que sente ao deixar os pés "livres", você não consegue fingir que está tudo bem. É o cheiro! O odor que exala de seus pés é insuportável até para você. A culpa é do chulé, este mal que atinge principalmente os adolescentes - mas pode deixar os sapatos de qualquer um com mau cheiro. Para combater este problema, a dica é redobrar a atenção com a higiene.

O chulé, nome popular da bromidrose, tem sua causa relacionada diretamente com os hormônios sexuais testosterona e estradiol, que são produzidos em grande escala durante a adolescência. Responsáveis por algumas alterações no corpo e no comportamento dos jovens, estes hormônios estimulam a produção de glândulas sudoríparas, ocasionando a transpiração.

E os pés não saem ilesos nesse processo todo: eles passam a transpirar mais e, por permanecerem a maior parte do tempo fechados em meias e sapatos, são impedidos de "respirar". Com isso, o ambiente fica propício ao aparecimento de fungos e bactérias. E são exatamente estes vilões que causam, entre outras coisas, o mau cheiro, o abominado chulé.


Higienizar bem é quase tudo

Para ficar livre do chulé, redobre os cuidados com a higiene. Assim, você elimina a umidade dos pés, dificultando a ação dos fungos e das bactérias.

Durante o banho, lave muito bem os pés com água e sabonete, de preferência neutro. Limpe entre os dedos e na sola, locais muitas vezes "esquecidos" na hora da limpeza. Depois da ducha, é muito importante secar minuciosamente os pés, os dedos e cada frestinha entre eles.

Secos? Agora é hora de lançar mão de produtos específicos para quem sofre com o mau cheiro nos pés: sprays e talcos antiperspirantes ou anti-bacterianos. Mas lembre-se: estes produtos devem ser aplicados somente nos pés limpos! Por isso mesmo, acostume-se a usá-los depois do banho.


Dicas para ter um pé de causar inveja

• Seque os pés completamente, dando atenção especial para a região entre os dedos. Além de evitar o chulé, esta medida também previne o aparecimento de frieiras.

• Nunca use sapatos fechados sem meias.

• Prefira meias de algodão, uma vez que as de tecido sintético aumentam o calor e a umidade dos pés.

• Não use o mesmo sapato todos os dias.

• Nunca tire seu sapato e guarde-o imediatamente. Deixo-o "respirar" um pouco.

• Evite sapatos feitos com materiais como vinil ou plástico.

• Deixe seu sapato ao sol ao menos uma vez por semana.

• Lave sempre seu calçado e deixe-o secar totalmente.

• Se estiver calor, dê um descanso para seus pés, calçando sandálias ou chinelos.


Importante: em caso de dúvidas, consulte o médico especializado (neste caso, um dermatologista). Ele certamente lhe orientará melhor sobre produtos e soluções disponíveis para cada tipo de problema.




Quer saber mais sobre BELEZA? Veja em nossas colunas abaixo

1) Dermatologia e Saúde com Dra. Érica Monteiro

2) Pele Saudável com Dra. Katia Volpi Fogolin

3) Beleza e Estética com Orlando Sanches

4) Cirurgia Plástica e Saúde com Dr. Alan Landecker


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas