Beleza
Para que serve a Carboxiterapia?

Você já ouviu falar em gás carbônico medicinal? Pois é, ele existe e é capaz de fazer milagres em quem recorre ao tratamento de rejuvenescimento chamado carboxiterapia. A técnica italiana injeta gás carbônico (CO2) na camada subcutânea e ou intradérmica das áreas em que serão tratadas celulite, gordura localizada, estrias, flacidez. “Com isso temos uma reação química que melhora a oxigenação do tecido, estimula a produção de colágeno e atua também na diminuição da gordura localizada e celulite”, explica a fisioterapeuta Mariana Moraes, do Zahra Sp & Estética.



Sem efeitos colaterais, o principal objetivo desse tratamento é realizar uma vasodilatação local, ou seja, fazer com que ocorra um aumento importante do fluxo de sangue, melhorando muito o aporte de oxigênio no local. Dessa forma, se consegue a melhora da microcirculação local (neovascularização); redução do edema; melhora da nutrição celular; eliminação de toxinas; aumento do metabolismo local; redução das áreas de fibrose; melhora a elasticidade e o tônus da pele, tornando-a mais lisa e regular; cicatrização de lesões ulceradas, cicatrizes edematosas pós cirurgica; melhora das lesões de psoríase; e redução de teleangectasias e/ou varizes de pequeno e médio porte.

Indicada principalmente para quem tem celulite, gordura localizada, estrias, flacidez facial e corporal, olheiras e rugas, a carboxiterapia não é um tratamento doloroso, há apenas um pequeno desconforto pela distensão dos tecidos moles (pele, tecido de gordura) pelo acúmulo do gás no local da aplicação. O desconforto, desaparece em segundos, assim que o fluxo de gás plicado cessa, porém essa percepção pode variar de pessoa para pessoa.

A fisioterapeuta explica que o gás carbônico, após entrar em contato com o tecido, gera um aumento do fluxo sanguíneo na região, iniciando um processo natural de reparação da pele. Ocorre a liberação de fatores de crescimento na pele e aumento a produção de colágeno e elastina, substâncias responsáveis pela firmeza e elasticidade. O tratamento é seguro e rápido, realizado em consultório. “Inicialmente é realizada limpeza dos tecidos onde será realizado o tratamento. A seguir, administramos o gás medicinal utilizando uma agulha muito fina (a mesma usada para a autoaplicação de insulina) acoplada em um delicado equipo onde há um filtro por onde passa o gás”, explica Mariana.

O método inclui cerca de 10 a 20 sessões, divididas em uma ou duas vezes na semana – tempo que o corpo precisa para metabolizar o gás, com duração de 15 a 50 minutos, conforme a região a ser trabalhada. É possível notar a pele mais saudável e firme logo após as primeiras sessões, mas ele precisa ser associado a uma alimentação livre de gorduras e à prática de exercícios físicos para chegar ao resultado final esperado.

“O resultado depende de fatores como o tipo de pele, biotipo do paciente e grau da alteração a ser tratada, mas, em alguns casos, como flacidez de pescoço e pálpebra, os resultados são percebidos já na primeira sessão. Mas o ideal é associar a carboxiterapia com outros procedimentos como Drenagem Linfática, Manthus, Cellutec ou Hertix, para acelerar o resultado do tratamento”, diz a especialista.

O tratamento é contraindicado nos casos de gestação; epilepsia; hipertensão arterial aguda; coagulopatias; doença grave dos pulmões ou coração (que comprometam a eliminação normal do gás); infecção no local da aplicação; e anemia.


Recomendações pós-procedimento:

•A pele pode ficar com vermelhidão, que desaparece em pouco tempo.
•O médico poderá indicar a aplicação de alguns cremes faciais.
•O uso de filtro solar é fundamental para proteger a região tratada.
•Logo após a primeira sessão, é visível a melhora da aparência da pele.
•São necessárias algumas sessões para que se obtenham melhores resultados.
•A formação do novo colágeno leva em média de 6 a 8 semana



Origem

A administração de gás carbônico com fins terapêuticos iniciou-se na década de 1930, na França, na estação Thermal de Royal, onde começou a ser estudada na forma de banhos secos (balnearioterapia) ou com água carbonatada, empregada a pacientes com insuficiência vascular periférica. Após muitos anos, seu emprego evolui para o uso na medicina estética após estudos realizados principalmente na Itália.


Lipo-Carboxiterapia pode ser usado para melhorar o tônus facial

É natural que a face começe a apresentar sinais de flacidez, seja com o passar dos anos ou pelo emagrecimento radical. Isso acontece em decorrência da redução – ou da eliminação – de colágeno e elastina, que são as fibras responsáveis pela sustentação da pele. De acordo com o Dr. Edson Ramuth, especializado em cirurgia plástica e medicina estética, do Emagrecentro - centro especializado em emagrecimento e estética - é possível retardar e até recuperar o tônus da face com a Lipo-Carboxiterapia, técnica muito utilizada para tratar celulite, estrias e gordura localizada, mas ainda pouco empregada na face.

“Com a Lipo-Carboxiterapia é possível obter excelentes resultados no combate a flacidez do pescoço (papada), contorno do rosto, região ao redor dos olhos (olheiras, bolsa de gordura e flacidez ) ”, diz Ramuth.

A Lipo-Carboxiterapia consiste na aplicação de gás carbônico (CO2) no tecido sub-cutâneo por uma fina agulha (igual à de aplicar insulina ) estimulando a formação de colágeno e novas fibras elásticas, destruindo as traves de fibrose e células de gordura da celulite e gordura localizada.

“Seu princípio é simples, ao receber a injeção, o organismo elimina o excesso de gás carbônico, liberando oxigênio no local da aplicação. Esse oxigênio vai estimular a circulação sanguínea, aumentar o metabolismo das células de gordura, estimular a produção de colágeno, facilitar a eliminação das toxinas e o excesso de líquidos retidos nos tecidos”, explica Ramuth.





Quer saber mais sobre BELEZA? Veja em nossas colunas abaixo
1) Dermatologia e Saúde com Dra. Érica Monteiro

2) Pele Saudável com Dra. Katia Volpi Fogolin

3) Beleza e Estética com Orlando Sanches

4) Cirurgia Plástica e Saúde com Dr. Alan Landecker


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas