Beleza
Depilação total é a queridinha das mulheres!

A Universidade de Indiana ouviu 2.451 americanas para concluir uma pesquisa sobre depilação íntima. E o resultado revelou que 87,7% das mulheres removem totalmente ou parcialmente os pelos da virilha. E o estudo também mostrou que dentre elas, não é apenas moda, esse estilo é capaz de aumentar a auto estima feminina e também a sensualidade e o prazer sexual.



No Brasil, não é de hoje, que essa moda pegou. Nos salões e nas clínicas estéticas, a depilação total da região íntima é a mais procurada. Porém, alguns cuidados devem ser tomados na hora de optar por essa depilação. O primeiro está na do método. Para Lucienne Souza, esteticista do Spa da Pele, todos podem ser utilizados, porém, alguns detalhes precisam de observação.

Lâmina:
É a maneira mais rápida e barata de depilar a região. Porém, pode acarretar em alguns problemas como cortes e irritações da pele, é a depilação mais agressiva. Além disso, o intervalo de duração entre uma depilação e outra é pequeno, cerca de 2 dias e o processo precisa ser repetido. Essa é uma vantagem para as mais tímidas que não querem ir ao salão ou esteticistas.

Cuidados que precisam ser tomados:
É necessário escolher uma lâmina de qualidade e nova. O procedimento pode ser feito no banho. Para começar, deve-se passar um creme de depilação específico para o tipo de pele, depois começar a raspar no sentido contrário dos pelos (quem tem propensão aos pelos encravados, raspar na direção de crescimento). Quando acabar, é só lavar o local e aplicar um óleo de bebê para hidratar e deixar a pele lisinha.

Cremes
É a técnica mais utilizada por quem não quer sentir dor. Mas é preciso testar o produto antes, e se possível, comprar cremes específicos para a região pubiana. Mas, assim como a lâmina, os pelos começam a crescer rapidamente, praticamente no dia seguinte à aplicação.

Para aumentar o intervalo de depilação:
Com a depilação feita pela lâmina ou creme depilatório, com um intervalo de dois dias, os pelos já começam a aparecer novamente. O que vai fazer com que a pessoa precise repetir todo o procedimento.

Ceras:
As ceras são os métodos mais recomendados. Pois, são menos agressivos que as lâminas e o intervalo entre uma sessão e outra é maior, dura aproximadamente quinze dias. Escolher um produto que possui propriedades calmantes à pele, como camomila ou maracujá é o ideal. Para quem tem medo da dor, pode ir aos poucos, começando com a depilação cavada e depois ir aumentando nas próximas sessões.

Cuidados que precisam ser tomados:
Para quem vai procurar um profissional, precisa ficar atenta aos produtos que ele utiliza e principalmente na higiene do local. Em hipótese alguma usar cera reaproveitada, pois elas podem passar inúmeras doenças e bactérias.

Já para quem vai fazer em casa, é preciso tomar cuidado, principalmente, com a temperatura da cera quente, pois a região é mais sensível que o resto do corpo.

Cera quente Maracujá
Desenvolvida para a pele delicada e pelos finos. Por possuir extrato da semente de maracujá acalma e hidrata a pele imediatamente.

Cera quente Mel e Própolis
Para quem tem propensão a pelos encravados. O mel e o própolis ajudam a hidratar, além de terem ações antiinflamatória e secativa.

Cera quente Algas Marinhas
Ideal para as mulheres que tem o pelo mais grosso. Os ativos da alga são mineralizantes, que auxiliam na regeneração da pele.


Depilação definitiva
Para aqueles pelos que insistem em crescer onde não deviam e para se acabar com o eterno sofrimento da depilação com cera, hoje já podemos lançar mão da depilação definitiva. Os modernos aparelhos de laser ou de luz pulsada podem reduzir permanentemente o número de pelos e são uma boa opção de tratamento.

Depilação por eletrólise:
É uma técnica existente há cerca de 20 anos que extrai pêlos por meio de uma descarga elétrica. Uma agulha da espessura de um fio de cabelo precisa ser introduzida em cada folículo - do qual sai cada pêlo - para descarregar a energia que, na prática, extingue a célula germinativa. Com o recurso, o pêlo não volta a nascer naquele orifício. Pela complexidade, o método só é recomendado para regiões pequenas do corpo, como buço, axilas, virilha e braços.

Vantagens:
Definitiva em longo prazo.
Mais barata que a depilação a laser.
Serve para qualquer tipo de pele.
Não tem contra indicações.

Desvantagens:
Pode levar anos para ser concluída. Afinal, mesmo em regiões como o buço há uma infinidade de folículos.
Embora minúscula, a descarga elétrica é dolorida.
Requer sessões semanais.
Se a agulha não for adequada ou se o procedimento não for bem-feito, a mulher pode ficar com cicatrizes.

Dicas:
- Escolha uma clínica da qual tenha recebido referências.
- Certifique-se de que as agulhas sejam descartáveis.


Depilação a laser ou luz pulsada
O Photoderm utiliza a luz pulsada (não é laser, mas funciona). O procedimento só é indicado para pessoas de pele clara e pelo escuro, pois a luz concentra-se no pigmento escuro, descarregando sua energia nas áreas pigmentadas e destruindo o folículo piloso. Em pessoas de pele escura, o uso da luz pulsada pode resultar em manchas claras e em pessoas de pelos claros o resultado não será bom pois muitos pelos não cairão. O procedimento é simples, de fácil execução e seguro, se respeitadas as condições acima.

Outro tipo de aparelho utilizado para a depilação é o laser de rubi (Epilaser). Tem boa eficácia, mas também deve respeitar as mesmas condições da luz pulsada: pele clara e pelo escuro para evitar manchas na pele.

Já com o uso do laser de diodo (Light Sheer), devido a um mecanismo que protege a pele, o tratamento também pode ser feito em pessoas morenas e até mesmo em pessoas bronzeadas, sendo raras as ocorrências de manchas. Ainda assim, apenas pelos escuros terão bons resultados.

Os três aparelhos acima são aprovados pelo FDA (órgão de controle de medicamentos dos EUA) para a depilação definitiva, ou seja, redução permanente do número de pêlos. Os pêlos que não são eliminados, geralmente crescem mais lentamente, são mais finos e mais claros. Vale a pena lembrar que é necessário mais de uma sessão de laser (3 a 5) para a obtenção de resultados satisfatórios.
Outros aparelhos de laser ou luz pulsada podem ser utilizados para a depilação, no entanto, o resultado não é definitivo e sim o de uma interrupção prolongada do crescimento.



Quer saber mais sobre BELEZA? Veja em nossas colunas abaixo

1) Dermatologia e Saúde com Dra. Érica Monteiro

2) Pele Saudável com Dra. Katia Volpi Fogolin

3) Beleza e Estética com Orlando Sanches

4) Cirurgia Plástica e Saúde com Dr. Alan Landecker


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas