Beleza
Detalhes que podem fazer a diferença!



Modernas e exigentes, as brasileiras estão cada vez mais atentas aos cuidados com moda e beleza, não somente por uma questão de aparência, mas também, como fator essencial para inserção social. Segundo a pesquisa O Brasileiro, Moda e Beleza, realizada pela empresa Data Popular, em maio desse ano, 66% das mulheres afirmam que estar bonita é uma das principais preocupações na rotina.

“A brasileira é uma mulher vaidosa que não abre mão da qualidade dos produtos e nem de pesquisas de preços. Para o dia a dia ela busca praticidade, para o entretenimento, algo que a faça se sentir exuberante”, explica Renato Meirelles, presidente do Data Popular.

O estudo, apresentado hoje na íntegra durante a 42ºedição do Senac Moda Informação - Inverno 2014, pelo consultor Renato Meirelles, relata que na região nordeste, 70% das mulheres tem maior preocupação com a aparência, seguido pela região Sudeste, na qual 63% das entrevistadas se preocupam com o bem-estar.

Os resultados também indicam que no momento da compra dos itens de beleza, 68% das consumidoras decidem pelos produtos com base na indicação de pessoas próximas, como amigas, parentes e conhecidas. No caso de lojas de varejo e marcas de roupas, este cenário representa 51% e 27%, respectivamente.

A pesquisa também analisou a aceitação com relação à inserção de experiências com novas marcas. Atualmente, 56% aderem a produtos que nunca usaram anteriormente, sendo que em 2008, esse número era de 44%.

Em dez anos, também cresceu significativamente investimento da população no setor de vestuário. Em 2002, o setor movimentou R$ 43,3 bilhões, enquanto em 2012 esse número dobrou e alcançou o patamar de R$ 87,1 bilhões.

Dados apontam ainda que no momento de vestir, 33% da classe média busca as tendências de moda nas ruas, enquanto as classes mais baixas têm a família como principal influenciador. Com relação aos fatores de decisão para a compra, para 60% dos consumidores de classe baixa, o valor das roupas é o principal quesito. Já 58% da classe alta, não abre mão da qualidade, enquanto 47% da média, mesmo com as facilidades atuais de crédito, ainda fazem suas opções com base no preço da peça.


Veja logo abaixo, algumas dicas que podem deixar você mais bonita(o) e que muitas vezes, coincidem até com conselhos de nossas avós, mas que são bem interessantes e importantes.

1. Receita caseira para eliminar espinhas: amasse um pepino até virar creme e aplique diariamente no rosto. Em pouco tempo sua pele ficará mais lisa e suave.

2. Dormiu pouco e acordou com olheiras? Embeba dois chumaços de algodão em chá de camomila gelado e coloque um sobre cada olho por alguns minutos. É tiro e queda!

3. Quem utiliza xampus de tratamento deve lavar os cabelos uma vez por semana com xampu neutro. A razão, de acordo com químicos da Universidade de Paris, é que o excesso de cosméticos acaba deixando os fios pesados.

4. Uma dica de penteado para o verão é o mais do que tradicional rabo-de-cavalo. Para conseguir um efeito bonito, aplique um pouco de mousse nos fios ainda úmidos para assentar os fios, prenda e depois passe uma gota de silicone para dar brilho.

5. Para evitar manchas na pele e marca de camiseta no braço esquerdo enquanto dirige, passe protetor solar fator 15 antes de sair de carro. Você encontra opções em gel na farmácia que penetram rapidamente na pele e não têm “cheiro de praia”.

6. Prefira a pinça à cera quente para depilar as sobrancelhas. De acordo com estudos recentes de dermatologistas, a cera quente causa a flacidez da pálpebra.

7. Na hora de aplicar o blush, cuidado para não causar a concentração do produto em uma única área das bochechas. O melhor pincel para um ótimo resultado é o de cerdas longas e compactas.

8. Ler a composição dos cosméticos é uma boa pedida para evitar futuras irritações. Opte sempre por aqueles que contenham no máximo dez ingredientes.

9. Com o verão chegando no final do ano, vale lembrar que o sol deve ser tomado aos poucos para gerar um bronzeado uniforme e duradouro. O corpo exige um período de adaptação de seis a oito dias para que os efeitos sejam belos e saudáveis.

10. Cabelos tingidos em tons de vermelho exigem mais cuidados do que os outros. Como os pigmentos não são tão resistentes às lavagens, use e abuse dos xampus e condicionadores específicos para fios tingidos.



Quer saber mais sobre BELEZA? Veja em nossas colunas abaixo

1) Dermatologia e Saúde com Dra. Érica Monteiro

2) Pele Saudável com Dra. Katia Volpi Fogolin

3) Beleza e Estética com Orlando Sanches

4) Cirurgia Plástica e Saúde com Dr. Alan Landecker


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas