Beleza
Por que o Colágeno é importante?

O colágeno é a proteína mais abundante nos mamíferos, correspondendo a cerca de 30% de toda proteína do corpo humano. De forma simples e resumida, é considerado a “cola” que mantém o corpo no lugar, já que é encontrado na pele, nos ligamentos e tendões, bem como nos ossos, vasos sanguíneos, na córnea e, inclusive, no intestino. Um dos papéis mais importantes do colágeno é garantir a firmeza e a elasticidade da pele.



Sendo tão fundamental, é natural que as pessoas busquem repor de alguma forma o colágeno perdido através de suplementos, cremes, preenchimentos e procedimentos invasivos. Obviamente, nem todo produto que contém colágeno mostra-se eficiente. Em cremes usados superficialmente, por exemplo, sua eficácia ainda é alvo de muitos estudos contraditórios.

Segundo Dr. Vitorio Maddarena Junior (CRM 64.301), cirurgião plástico, diretor da Clínica Maddarena (SP), e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), “em sua composição, o colágeno contém três segmentos helicoidais (em forma de hélice) formados principalmente pelos aminoácidos glicina, prolina, hidroxiprolina. De modo muito peculiar, o elevado teor de hidroxiprolina é que o torna único – sendo responsável pela característica de expandir e contrair a pele, mantendo a rigidez. Os principais elementos do colágeno são hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e carbono, sendo que há 25 tipos diferentes de colágeno no corpo. “

Milhões de pessoas mundo afora buscam formas de estimular a produção de colágeno ou, pelo menos, de retardar sua perda – que está diretamente associada ao fator envelhecimento. “Como essa proteína é fundamental para conservar a juventude, também é importante ‘ferramenta’ para atenuar rugas, restituir a firmeza e a elasticidade da pele, entre tantos outros benefícios”, explica Dr. Vitorio.

Ao entrar nos 30, a mulher está no auge da beleza, do vigor físico e sexual. A pele ainda é rica em fibras de colágeno e elastina, espessa e elástica. Nessa faixa etária ocorre o pico do metabolismo, que começa a diminuir de 4% a 5% a cada década. Esta perda se acentua na menopausa e na andropausa – o que provoca flacidez, aparecimento de rugas, perda de densidade óssea e cartilagem, problemas articulares, enfraquecimento do cabelo e perda de elasticidade da pele.

No geral, é preciso apenas manter os cuidados básicos: dormir bem, evitar o sol, limpar e hidratar a pele.

Em termos estéticos, os preenchimentos injetáveis (contendo ácido hialurônico) se tornaram incrivelmente populares por sua eficiência em ‘apagar’ linhas de expressão, pés-de-galinha e o ‘bigode chinês’ – sulcos que se estendem da base das narinas em direção aos cantos da boca. Quando profundos, também são chamados de efeito marionete – sugerindo uma expressão de cansaço e perda de viço. Nesse caso, o ácido hialurônico estimula a produção de colágeno, restaurando a estrutura da pele que foi danificada.

O uso dos hidroxiácidos nos produtos cosméticos e naqueles usados em clínicas de cirurgia plástica também vem sendo elogiado por estimular a produção de colágeno, aumentar a firmeza da pele, e potencializar os resultados de procedimentos estéticos a laser. Nesses casos, costumam ser associados ao ácido retinoico (forma oxidada da vitamina A).



Rugas finas, esfoliação e colágeno

Produtos esfoliantes estimulam a produção de colágeno e ajudam a atenuar rugas recém-aparecidas. Dermatologistas americanos, fizeram um estudo sobre os efeitos dos produtos esfoliantes, aqueles com partículas ásperas capazes de lixar ligeiramente a pele, arrastando células mortas e desobstruindo os poros.

Segundo eles, esse tipo de cosmético também atenua rugas recém-aparecidas. Isso porque a esfoliação aplicada de modo correto estimularia a produção do colágeno, molécula que dá a sustentação dos tecidos.



Faça do jeito certo

1) Deixe para esfoliar a pele à noite, antes de dormir. Durante o dia, o processo pode deixá-la fragilizada para enfrentar fatores como a poluição.

2) Limpe bem o rosto antes, usando uma boa loção e um bom tônico.

3) Para estimular o colágeno, o produto não pode ser muito suave. Precisa ter partículas mais ásperas. Você pode, primeiro, aplicar seu esfoliante predileto com movimentos circulares e, depois, esfregar um pouco de açúcar (sim, açúcar!!) na pele.

4) Lave em seguida o rosto com muita, muita água.

5) Seque-o com delicadeza.

6) Aplique um creme contra as rugas e vá direto para a cama.


Para uma pele firme e luminosa misture chá de camomila e levedo de cerveja e aplique no rosto. Essa receita revigora a pele, embora não tenha efeito firmador. A camomila uniformiza a tonalidade do rosto. Já o levedo de cerveja hidrata e regula a oleosidade. Dissolva 1 colher de chá do levedo de cerveja em 1/2 copo do chá de camomila e faça compressa morna por 20 minutos.


Vitamina C e Colágeno

Conhecida por suas propriedades em fortalecer as defesas do organismo, participar da síntese do colágeno e ajudar a aumentar a absorção do ferro, a vitamina C também é ótima aliada dos atletas e praticantes de atividade física intensa. Isso porque ajuda a combater os radicais livres devido à sua ação antioxidante. Além disso, contribui para a prevenção de lesões.

A vitamina C faz com que o organismo recomponha com mais facilidade os tecidos danificados após intensa atividade. De acordo com a nutricionista consultora da Hero Nutrititionals, Alessandra Luglio, durante o esforço físico, os níveis de vitamina C diminuem, daí a necessidade de sempre repor o estoque desse nutriente no corpo. “Pessoas muito ativas expõem o organismo ao estresse oxidativo, que aumenta a produção de radicais livres. Por ser excelente antioxidante, a vitamina C minimiza a ação desses radicais”, afirma.

Por participar da formação do colágeno, a vitamina C ajuda a prevenir lesões por manter a integridade das articulações e tendões. Sendo assim, corredores devem garantir doses diárias maiores de vitamina C quando comparados a quem não pratica nenhum tipo de atividade física. Esse nutriente ainda tem papel importante na cicatrização e na recuperação de fraturas.

Encontrada nas frutas cítricas, como acerola, limão, laranja, kiwi e manga, assim como nas verduras verdes escuras, a vitamina C também é recomendada para aqueles que apresentam deficiência de ferro, pois ajuda a absorver melhor esse mineral quando consumidos na mesma refeição. “Para combater a anemia, o ideal é sempre consumir uma fonte de ferro, como a carne vermelha, com um suco cítrico, por exemplo. Para os vegetarianos, uma opção é pingar gotas de limão sobre o feijão, ou consumi-lo com uma verdura escura, crua de preferência”, afirma Alessandra.




O estresse e o colágeno

A overdose de emoções uma vez ou outra não causa dano. Mas ninguém resiste ao estresse por períodos prolongados. Logo aparecem os primeiros sintomas de que o organismo está sendo exigido demais: queda de cabelo, olheiras, retenção de líquidos e envelhecimento precoce da pele são alguns deles. Os músculos faciais, permanecem em estado de contração, o que facilita a formação de rugas de expressão.

O distress, como é chamada a exposição prolongada a situações de alta tensão, é bastante prejudicial. Quem está muito tenso costuma sofrer de insônia. Uma das consequências mais imediatas é a diminuição na produção do zinco, mineral importante, que participa, por exemplo, da formação do colágeno, essencial para manter a pele firme e hidratada. Ele auxilia também na atividade da vitamina A, outro componente fundamental para uma pele saudável. Níveis baixos de zinco podem provocar ainda queda de cabelo.

Mas os prejuízos não param por aí: aumenta bastante a geração de radicais livres, um dos maiores responsáveis pelo envelhecimento celular. Eles prejudicam também a permeabilidade dos pequenos vasos capilares, promovendo edemas e contribuindo para a retenção de líquidos, que é um dos sintomas da celulite. Para neutralizar o excesso de radicais livres, o organismo gasta mais elementos antioxidantes, como a vitamina C, nutriente importante para uma pele saudável, porque também participa da formação do colágeno.

Por fim, Dr. Vitório complementa, que “também tem os ainda pouco conhecidos fatores de crescimento celular – que têm origem nos fibroblastos de pele jovem cultivados em laboratório – produzem colágeno, estimulando a elasticidade da pele, e normalizando a atividade celular. Como resultado, o paciente volta a ter uma pele firme, mais resistente à ação do tempo, e mais preparada para responder bem a tratamentos estéticos e cirúrgicos.”


Quer saber mais sobre BELEZA? Veja em nossas colunas abaixo

1) Dermatologia e Saúde com Dra. Érica Monteiro

2) Pele Saudável com Dra. Katia Volpi Fogolin

3) Beleza e Estética com Orlando Sanches

4) Cirurgia Plástica e Saúde com Dr. Alan Landecker


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas