Beleza
DEZ Segredos de uma Lipoaspiração Segura!

Segredos importantes que devem ser levados em consideração na hora de decidir por uma lipoaspiração

A obsessão por beleza tem nos levado a observar pessoas com a face muito esticada, infladas por preenchedores ou paralisadas por mililitros de botox, além de corpos turbinados com silicone e bomba ou forjados por lipoaspiração e dietas suicidas.



Nesses meses mais frios do ano as clínicas médicas e estéticas ficam lotadas e já podemos ver quais são as cirurgias plásticas mais procuradas e que garantirão um verão ainda mais belo. Os investimentos no rejuvenescimento e nas técnicas que ajudam a manter o corpo em forma estão focados na descontração e nas poucas roupas características do verão, mas também garantem a autoestima e a autoconfiança em todas as épocas do ano. A grande aliada da mulher no inverno é a temperatura mais amena, que favorece a recuperação pós-operatória.

A recordista brasileira entre as cirurgias plásticas realizadas em 2012 não poderia deixar de ocupar uma das primeiras posições nesse ranking. Responsável por proporcionar siluetas mais bem desenhadas e por acabar com os acúmulos de gordura, as técnicas de lipoaspiração ganham mais e mais adeptas. “A gordura localizada causa bastante incômodo, pois é ela que não deixa a mulher à vontade quando veste uma roupa mais justa ou um biquíni, por exemplo. Para explicar de forma simples, se uma paciente possui 100 células gordurosas na coxa e 1000 células gordurosas no culote, caso ela engorde 1 g para cada célula, a coxa irá aumentar 100 g e o culote 1 kg. Dessa forma, o cirurgião plástico deve lipoaspirar as células em excesso para que as áreas fiquem equilibradas, o que garante um contorno corporal muito mais harmônico”, exemplifica o Cirurgião Plástico Dr. Walter Montenegro.

A lipoaspiração é a cirurgia plástica mais popular no Brasil. Em quatro anos, o número de cirurgias plásticas no país quase dobrou: passou de 629.287, em 2008, para 905.124, em 2011 --um aumento de 43,9%. Segundo a pesquisa divulgada em meados de janeiro deste ano pela Isaps (Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética), em conjunto com a SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), em 2011 foram feitas 211.108 lipos contra 91.800 em 2007 - um aumento de 130%. No mesmo período, foram 148.962 cirurgias de aumento de mama (um crescimento de 54,5%). Ao mesmo tempo em que se populariza, a lipo acumula intercorrências, muitas vezes atribuídas à imperícia profissional ou à falta de condições do local onde é feita. Por ano, oito pessoas morrem no país durante o procedimento, segundo a Isaps. A SBCP ainda prepara um levantamento do número de mortes e das possíveis causas associadas a e las.

Segundo a especialista e cirurgiã Plástica Denise Piccioli não há mistérios, "o que podemos dizer é que a lipoaspiração é uma cirurgia cheia de detalhes e precisa ser realizada por profissionais autorizados e preparados, já que a frequência de intercorrências não é tão grande assim, chegando a menos de 0,2 %."

Mas fique atento (a): uma cirurgia 100 % segura é diferente de uma cirurgia 100 % isenta de riscos, isto é, "em qualquer procedimento cirúrgico, todos os protocolos de segurança devem ser seguidos e é isso que torna a cirurgia muito mais segura, mas é bom deixar claro, que não há cirurgia 100 % isenta de riscos". "A lipoaspiração como qualquer outra cirurgia eletiva deve ser segura, onde protocolos de cuidados como: pré-operatórios, intraoperatórios e pós-operatórios devem ser cumpridos rigorosamente. Você deve saber que nenhum procedimento seja ele clínico ou cirúrgico está isento de riscos, a nossa obrigação na relação como médico-paciente é de minimizar esses riscos" reaforça Denise.



Diferença entre Lipoaspiração e Lipoescultura

Segundo o cirurgião plástico Prof. Dr. Rodrigo Pinto Gimenez (CRM 76719), professor da Faculdade de Medicina São Leopoldo Mandic de Campinas, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), "a lipoaspiração nada mais é do que um método para se retirar o excesso de gordura localizada, e é bom frisar que ela não serve como método de emagrecimento.

O corpo da mulher possui uma distribuição particular da gordura, mais evidente nos quadris e glúteos, bem diferente da masculina, no abdomen e flancos, mas ambas consideradas normais. "Devemos lembrar que a gordura é muito importante para a vida do ser humano, indispensável para o metabolismo corporal como um todo, sendo encarada como tendo função similar a uma glândula, ou seja, um órgão endócrino. É a maior fonte de células tronco no adulto. Quando se foge aos padrões de normalidade, verificam-se acúmulos exagerados de gordura em determinas regiões, é o que chamamos de lipodistrofia, o que deve ser tratado com a lipoaspiração", explica Dr. Rodrigo. Esta cirurgia é realizada com o auxílio de cânulas finas, 3 ou 4 mm no máximo, é um método bastante seguro desde que realizada por cirurgiões plásticos membros da SBCP. A gordura que é retirada na lipoaspiração, após preparo adequado, pode ser utilizada (injetada) para aumentar o volume de algumas regiões deficientes, por exemplo os glúteos, a face e daí por diante. "Quando somente ocorre a retirada da gordura chamamos de lipoaspiração e quando além de retirarmos, injetamos em alguma área deficitária, chamamos de lipoescultura. Mas esta terminologia é bastante imprecisa, pois há os que defendem que que em toda lipoaspiração está sendo realizada uma escultura corporal, o que não deixa de estar correto", complementa o Cirurgião, Dr. Gimenez.


Áreas mais Comuns que podem ser Lipoaspiradas

A cirurgiã plástica Dra. Karina Gilio, especialista em cirurgia plástica pela SBCP listou, de maneira geral, logo abaixo, as regiões mais procuradas pelas pessoas para serem lipoaspiradas. Vejam:

1) Pneuzinhos e flancos: Popularmente chamadas de pneuzinhos, as temidas e detestadas dobrinhas são os excessos de gordura que aparecem na parte lateral da cintura. “Para essas áreas é recomendada uma lipoaspiração menos potente, devido à pequena concentração de gordura,” afirma a cirurgiã plástica Karina Gilio.

2) Abdômen: A região incomoda as mulheres, pois acumula gordura tanto na parte acima do umbigo, quanto ao redor. É preciso ter cuidado para a realização da lipoaspiração, afinal o abdômen é considerado a região mais sensível e delicada, porque abriga órgãos vitais, como estômago e fígado. Portanto, a experiência e perícia do cirurgião são importantíssimas. “Depois do procedimento, o desconforto é moderado. A cinta deve ser usada durante um período de 30 a 60 dias”, acrescenta a especialista.

3) Coxas e culotes: Uma das principais preocupações femininas, essas áreas são as que mais acumulam gordura. “A reclamação das pacientes é grande, pois os culotes deformam o corpo, deixam-no com um contorno desarmonioso e, impedem um bom caimento das roupas”, comenta a cirurgiã plástica. A lipoaspiração das coxas remove a gordura das áreas externa e interna, melhorando assim, o aspecto da região. Além disso, ajuda a estimular a contração da pele, melhorando o aspecto da flacidez na região das coxas e joelhos. O desconforto depois da cirurgia é moderado e é indispensável a utilização de uma bermuda compressiva durante 60 dias.

4) Braços: Sabe aquele famoso tchauzinho para ver se o braço balança mais não cai? A solução para resolver este problema é bem simples. A lipoaspiração no braço remove esse excesso de gordura e deixa o contorno das axilas e dos braços mais finos, não deixando cicatriz visível e muitas vezes nem havendo a necessidade de dar pontos. Depois do procedimento, os pacientes têm um desconforto mínimo e podem apresentar edemas (inchaço) durante os 10 primeiros dias. O retorno às atividades pode ser feito após 5 dias da cirurgia.

5) Queixo duplo: A chamada “papada” ou “papo” incomoda diversas pessoas, não só as mulheres, como também os homens. A lipoaspiração na região dá um aspecto mais jovial ao rosto, reduz o queixo duplo e modela a face. A técnica não deixa cicatriz aparente e o desconforto pós-cirúrgico é mínimo. O paciente pode voltar para casa após o procedimento e deve utilizar uma faixa compressiva por 48 horas após a cirurgia.



Para uma lipoaspiração ser um sucesso:

A embolia pulmonar maciça, causa da morte da esposa do Governador de SC é um risco que a paciente tem que estar ciente que pode acontecer. A cirurgiã Denise Piccioli elencou os 10 segredos para uma lipoaspiração ter as maiores chances de sucesso completo:

1) Saúde 100% - avaliação do estado clínico pré-operatório - o paciente tem que estar muito bem de saúde, Só "bem" não serve! Toda a parte clínica deve estar estável no período pré-operatório. A avalição clínica e pré-operatória de risco cirúrgico é mandatória nesse período.

2) Peso ideal - Estado Nutricional adequado - deve ser realizada uma avaliação nutricional laboratorial completa e o estado nutricional deve ser excelente para a cirurgia. Os extremos de peso (abaixo do peso ou obesidade ) não são adequados para realizar qualquer cirurgia, ha aumento de risco cirúrgico.

3) O Cirurgião - a escolha do cirurgião para realizar o procedimento é fundamental. Você deve entender que a relação medico- paciente deve ser próxima e as questões do tratamento devem ser discutidas minuciosamente antes da cirurgia.
Sempre opere com um cirurgião plástico da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), isso serve como um "certificado "de garantia que você é tratado por um médico com a formação correta do cirurgião plástico que estudou e fez um treinamento exaustivo, tanto teórico quanto prático, na sua vida profissional.

4) O Local - o ideal é realizar o procedimento cirúrgico num hospital de médio a grande porte com todo o suporte e infraestrutura necessários para operar, de preferência que haja U.T.I. no local.

5) Fique atento - é importante realizar a profilaxia para trombose, utilizar a meia de compressão elástica associado a Compressão Intermitente de Membros (Sequell ®, Flebopresse®), eventualmente o uso de anticoagulante injetável.

6) Anestesia geral - a escolha da equipe de anestesia é fundamental e os cuidados de mobilização, monitorização, ventilação e cuidados clínicos na cirurgia são de responsabilidade do anestesia. Lipoaspiraçãoo na grande maioria das vezes, é sinônimo de anestesia geral.

7) Limite da cirurgia - o limite preconizado pela SBCP é de 7% do peso corporal, esse volume é considerado seguro para que não haja uma perda sanguínea exagerada, o objetivo da cirurgia é melhora do contorno corporal nas diversas regiões do corpo, não falamos em emagrecimento mas sim em perda de medidas

8) Período imediato - os cuidados nos 5 primeiros dias apos a cirurgia tanto do paciente assim como da família são intensos. Tanto com o uso de medicamentos prescritos assim como alimentação adequada e principalmente hidratação abundante.

9) Pós-operatório - após 5 à 7 dias há melhora da fase mais aguda e assim, de mais dor, já podem ser realizadas sessões de drenagem linfática. Toda a terapia de drenagem deve ser realizada por um profissional que vai trabalhar conjuntamente com o cirurgião e assim dia a dia conquistar a sonhada cintura.

10) Expectativa - importante que seja discutido detalhadamente a proposta de tratamento e entender qual é a real expectativa do paciente e qual é a possibilidade dessa expectativa ser alcançada.

Após a lipoaspiração, se o paciente voltar a engordar, “os pneuzinhos” podem se formar em pontos próximos do local da lipoaspiração, dependendo de quanto o paciente engordar. “A região lipoaspirada melhora o contorno corporal, por isso, se houver um aumento de peso, pequeno ou moderado, não ocorrerá perda do resultado. Por outro lado, se o paciente ganhar muito peso, as células de gordura restantes começam a armazenar os excessos”, finaliza o cirurgião plástico Dr.Ruben Penteado (CRM-SP62.735), diretor do Centro de Medicina Integrada.



Quer saber mais sobre CIRURGIA PLÁSTICA E BELEZA? Veja em nossas colunas abaixo

1) Dermatologia e Saúde com Dra. Érica Monteiro

2) Pele Saudável com Dra. Katia Volpi Fogolin

3) Beleza e Estética com Orlando Sanches

4) Cirurgia Plástica e Saúde com Dr. Alan Landecker


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas