Beleza
Sete dicas para preparar a pele antes da maquiagem

03/06/13



Para a mulher sentir-se bonita é essencial. Principalmente, quando o assunto está ligado a maquiagem . Contudo, o que grande parte do público feminino esquece é que a preparação da pele antes da make faz uma grande diferença no visual.



Segundo a maquiladora da rede Lady&Lord unidade Santa Felicidade, Sarah Anjos, são necessários pelo menos sete passos para preparar a pele antes da aplicação das cores. Confira:

1) Antes de tudo é importante limpar bem o rosto com produtos próprios para maquiagem, sem álcool. Em seguida, aplique um tônico pra equilibrar o pH da pele;

2) Depois utilize um primer, que serve para fechar os poros abertos mais visíveis, atenuar as linhas de expressão, e também fixar a maquiagem. Se você não tiver esse produto em casa, uma boa dica é enrolar um cubo de gelo numa toalha e passar pelo rosto. Faz o efeito de fechar os poros, mantendo a pele fresca e fixando melhor a maquiagem;

3) Se a pele for normal à seca, hidrate logo em seguida. Se for oleosa, pule essa parte;

4) Escolha uma base, sempre testando a tonalidade no pescoço. Aplique debaixo para cima, uniformemente;

5) Em seguida, se for necessário, aplique o corretivo, sempre no tom da sua pele, direto nas imperfeições. Caso você tenha olheiras mais escuras, aplique um corretivo cremoso amarelo misturado com a sua base para ficar mais natural;

6) No caso de espinhas ou qualquer vermelhidão, utilize corretivo na tonalidade verde, sempre misturando com a base;

7) Logo em seguida aplique um pó, os translúcidos costumam ficar bem em qualquer tipo de pele. Faça a aplicação com um pincel sempre em movimentos circulares.



Características das peles negras e muito morenas

A pele negra é mais espessa e, portanto, muito mais resistente e elástica do que a pele branca, uma vez que possui maior quantidade de melanina (proteína presente na 1ª camada da pele e que dá cor a ela), em coloração que varia do castanho escuro ao negro. Essa camada funciona como um verdadeiro "tapete epidérmico" que bloqueia a radiação solar, fazendo com que ela demore mais para envelhecer.

A pele negra costuma ser também mais oleosa do que a pele branca. Esse "manto gorduroso" proporciona proteção extra contra as agressões ambientais como o frio, vento, água quente ou sol.

Considerando essas características e também pelo fato de as peles negras serem propensas ao aparecimento de cicatrizes tipo queloide e manchas esbranquiçadas, é importante adotar o uso de produtos diferenciados, tanto para tratamento quanto para maquiagem. As formulações devem ser livres de óleo e as cores da maquiagem para pele precisam ser o mais próximas possível da cor natural da pele para evitar o efeito "boneca". O ideal são bases líquidas translúcidas no tom específico da pele e pó compacto para finalizar a textura ou bases compactas que, quando aplicadas na face, se transformam em micropartículas semelhantes ao pó.




Veja mais sobre o assunto Beleza em:

1) Dermatologia e Saúde com Dra. Érica Monteiro

2) Pele Saudável com Dra. Katia Volpi Fogolin

3) Beleza e Estética com Orlando Sanches

4) Cirurgia Plástica e Saúde com Dr. Alan Landecker


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas