Beleza
Poderosas fórmulas para eliminar a celulite

PODEROSAS FÓRMULAS PARA ELIMINAR A CELULITE


A celulite é um problema estético que incomoda e acaba com a autoestima de qualquer mulher. Ela é causada pelo aumento do tecido gorduroso sob a pele, que acarreta alterações na microcirculação. O resultado de todo esse processo é o efeito ‘casca de laranja’, em regiões como bumbum e coxa, por exemplo. E para combater esse vilão é preciso manter bons hábitos alimentares, fazer atividade física e contar com a ajuda de alguns suplementos e fórmulas que atacam a celulite.

Segundo João Pinheiro (CRM-SP 74.184), clínico geral e fisiologista do exercício, de São Paulo, a celulite atinge cerca de 90% da população feminina, independentemente de idade ou peso. “Infelizmente não existe fórmula mágica para combater a celulite, Mas é possível prevenir o problema e apostar em ações que a controlem. O ideal é investir em uma alimentação equilibrada, exercícios físicos e hidratação que diminuiu a quantidade de toxinas no corpo”, explica.

Os principais causadores dos indesejáveis furinhos são predisposição genética, fatores hormonais, sedentarismo, dieta desequilibrada, uso de pílulas anticoncepcionais, abuso de álcool, fumo e estresse. Dependendo do grau de celulite, pode ser dolorida. Em alguns casos, chega até a limitar os movimentos, pesando as pernas. Em geral, acomete coxas, quadril e abdômen, sendo que os primeiros sinais costumam surgir logo abaixo do glúteo, região de menor circulação.

Estágios da Celulite

A celulite pode ser classificada em quatro estágios.

Estágio 1: não há sinais visíveis na pele ou dor. Ainda não há alteração circulatória e nos tecidos de sustentação, apenas uma discreta dilatação das pequenas veias do tecido gorduroso. Nesse estágio, ocorre o aumento de volume das células do tecido gorduroso na região afetada, que é provocado pelo acúmulo de gordura dentro da célula.

Estágio 2: já é possível notar irregularidade na região afetada. Nesse período, aparece certo grau de fibrose que, se piorar, começa a formar micronódulos na fase seguinte. “O aumento do volume das células provoca alterações circulatórias por compressão das microveias e vasos linfáticos. As células gordurosas incham e os tóxicos que deveriam ser eliminados passam a ser acumulados”, ressalta o médico.

Estágio 3: inicia a existência de fibrose e ocorre sensação de peso e cansaço nas pernas. A circulação fica mais comprometida e podem aparecer vasinhos e micro varizes. Além disso, a pele fica com aspecto “casca de laranja”.

Estágio 4: As pernas ficam pesadas, inchadas e doloridas. Geralmente, no último estágio, a celulite acomete as pernas devido à circulação de retorno que está muito comprometida. Ela se apresenta dura e a pele fica “lustrosa”, cheia de depressões, com aspecto acolchoado.


Dê um fim ao problema
Para que isso realmente aconteça é preciso mudar os hábitos, limitar o acúmulo de toxinas e eliminar do cardápio alimentos enlatados, café, álcool, cigarro, refrigerantes e demais bebidas gasosas. O mesmo vale para roupas muito justas. Lembrando que as roupas apertadas não provocam celulite, mas comprimem os vasos nas coxas e nos glúteos prejudicando a circulação e piorando o quadro já existente. “No cardápio também não deve faltar alimentos ricos em iodo como agrião, arroz integral, batata, banana, alcachofra, repolho, tomate, vagem, aspargo, cenoura, ervilha, morango e uva, pois eles ajudam no metabolismo”, aconselha João Pinheiro.

Também é importante mexer o corpo e não ficar sentada à frente da TV. Caminhe e faça atividade física, moderada e periódica para ativar a circulação e vencer a celulite.


Invista nos cosméticos
Algumas fórmulas manipuladas com ativos específicos e efeito anticelulite são uma boa opção. “Cosméticos à base de arginina, vitamina C, centelha asiática, hialuronidase, asiaticoside, rutina e castanha da índia, por exemplo, aumentam a irrigação dos tecidos e ativam o metabolismo celular. Elas também são diuréticas e estimulam a síntese de colágeno”, destaca o especialista.

O médico comenta ainda que os ativos compostos na castanha-da-índia aumentam a resistência e o tônus das veias, reduzindo a fragilidade dos capilares e ativando a circulação sanguínea. “Além de combater a celulite, a castanha-da-índia também é recomendada para tratamentos de flebite, varizes, processos reumáticos e hemorroidas”, completa.

Vale lembrar que cremes ou loções manipulados, geralmente, possuem formulação própria. Por serem registrados como cosméticos, os dados ficam cadastrados para fiscalização da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). “Para que o uso dos cremes manipulados faça efeito é importante consultar o médico. Somente um especialista pode prescrever um creme manipulado ideal para tratar o seu grau de celulite”, finaliza João Pinheiro.



Veja mais sobre o assunto Beleza em:

1) Dermatologia e Saúde com Dra. Érica Monteiro

2) Pele Saudável com Dra. Katia Volpi Fogolin

3) Beleza e Estética com Orlando Sanches

4) Cirurgia Plástica e Saúde com Dr. Alan Landecker


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas