Beleza
Aprenda a identificar se sua pele está estressada!

Antes de adquirir produtos que prometem recuperar o brilho da pele, saiba que ressecamento, acne, manchas e até vitiligo podem estar associados às situações do dia a dia, o estresse!


Antes de adquirir produtos que prometem recuperar o brilho da pele, saiba que ressecamento, acne, manchas e até vitiligo podem estar associados às situações do dia a dia que podem gerar estresse Tensão no trabalho, problemas familiares e de relacionamento, cansaço físico são fatores que geram estresse e ansiedade e podem desencadear problemas dermatológicos. Segundo o dermatologista Anderson Bertolini (CRM-107976), médico, o organismo reage aos hormônios adrenalina e cortisol, que em situações estressantes têm sua produção aumentada. “O excesso desses hormônios no sistema imunológico provoca o aumento da produção das glândulas sebáceas, podendo causar problemas dermatológicos como dermatite, manchas e micoses, até doenças mais graves como vitiligo e psoríase”, explica.

Além do estresse, outros fatores como cigarro, poucas horas de sono e alimentação inadequada também contribuem para este processo. “Quando ficamos estressados ocorre o aumento dos radicais livres, que forçam o organismo a consumir mais nutrientes e, consequentemente, surgem os primeiros sinais do envelhecimento precoce”, destaca o dermatologista.


Quais são os sinais da pele estressada?
Uma pele estressada pode apresentar áreas avermelhadas e ressecadas. Em peles mais oleosas, a tensão pode deixar os poros mais dilatados e a derme mais grossa. No rosto, por exemplo, é visível o surgimento de espinhas, descamações ao redor da boca, cantos do nariz e na testa. “A pele permanece sem brilho, com aparência opaca. As maçãs do rosto ficam caídas, as olheiras começam surgir e os sinais de vitalidade desaparecem”, afirma o dermatologista.


O dermatologista Anderson Bertolini revela quais são os principais problemas de pele causados pelo estresse:


Acne
Ocorre na adolescência, mas também pode surgir na fase adulta. “O estresse aumenta a produção das glândulas sebáceas e deixa a pele mais oleosa, condição favorável para o aparecimento de espinhas, cravos e pontos de sebo”, ressalta o médico.

Alergias
O estresse age nos mastócitos, células do tecido conjuntivo associado às reações alérgicas. Ele acaba liberando substâncias na corrente sanguínea, causando coceira e prurido.

Dermatite Seborreica
É uma inflamação causada pelo fungo pityrosporum ovale, que se alimenta do sebo produzido pelas glândulas da pele. Essa doença pode causar lesões avermelhadas e descamativas na pele.

Furúnculo
É uma infecção causada pela bactéria estafilococos, sendo mais comum em regiões com dobras ou pelos, como virilha e bumbum. O furúnculo se transforma em um nódulo endurecido, vermelho e bem dolorido. E se não for tratado, pode virar uma ferida com pus.

Herpes
Uma ferida em formato de bolhas que ocorrem nos lábios e também nos genitais. É provocada por um vírus próprio do organismo e alguns fatores como estresse, sol e febre podem desencadear o problema.

Micose
Infecção causada por fungos que se proliferam em ambientes úmidos, fechados e quentes. “A micose pode ser encarada como um sinal que o sistema imunológico está deficiente”, alerta Bertolini.

Rosacea
A vermelhidão no rosto pode vir acompanhada de inchaços, nódulos, pus e vasinhos. “Tensão, ansiedade, estresse são fatores desencadeantes e o quadro pode piorar com o consumo excessivo de álcool e exposição solar”, garante o médico.

Psoríase
É uma doença inflamatória crônica, não contagiosa, caracterizada por lesões avermelhadas e descamativas. Normalmente, aparece no couro cabeludo, nos cotovelos e nos joelhos. Além da genética, outros fatores psicológicos como estresse, exposição ao frio e o uso de certos medicamentos podem piorar o quadro da psoríase.

Envelhecimento precoce
Fatores externos como o estresse, o fumo e, principalmente, a exposição solar podem acelerar esse processo, levando ao envelhecimento precoce. “A partir do momento que os radicais livres começam a agir, os sinais do envelhecimento precoce tornam-se mais visíveis no rosto. Perda da vitalidade, diminuição da elasticidade, linhas de expressão, manchas hipercônicas são os principais sinais”, ressalta o dermatologista.


Como disfarças as marcas do estresse
Para manter a pele saudável, é importante combater o estresse. Além disso, a mudança de alguns hábitos pode favorecer o estado da pele e evitar problemas dermatológicos. São eles:

Procure dormir bem: uma noite mal dormida provoca estresse, que pode agravar todos os problemas da pele, inclusive, a acne.

Proteja-se do sol: a falta do protetor solar acelera o envelhecimento precoce.

Não fume: o cigarro afeta a pele causando rugas e envelhecimento precoce. Esse hábito provoca um esgotamento das proteínas responsáveis pela elasticidade.

Limpe a pele todos os dias: não lavar o rosto deixa a pele com resíduos como maquiagem e acúmulo de sujeira, que podem levar à obstrução dos poros, principalmente, se a pessoa tem tendência a ter acne. Portanto, lave bem o rosto à noite, antes de deitar.

Evite beber exageradamente: o álcool aumenta o nível de agentes inflamatórios na corrente sanguínea podendo acelerar a flacidez ao longo do tempo.



Veja mais sobre o assunto Beleza em:

1) Dermatologia e Saúde com Dra. Érica Monteiro

2) Pele Saudável com Dra. Katia Volpi Fogolin

3) Beleza e Estética com Orlando Sanches

4) Cirurgia Plástica e Saúde com Dr. Alan Landecker



Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas