Beleza
Tratamentos cosméticos estão sendo mais procurados pelo sexo masculino

Aumento crescente dos procedimentos cosméticos entre os homens mostra que eles estão se preocupando mais com a aparência da pele.


Pensar que há poucos anos eles nem se atreviam a entrar em um salão de beleza. Clínica de estética então nem pensar, era território exclusivo das mulheres. A aparência é hoje para o homem, quesito importante e porque não dizer prioritário. Eles se vestem cada vez melhor, frequentam salões de beleza, clínicas de estéticas, consultórios de cirurgia plástica, dermatologia e por aí vai. A era da Biosociedade, na qual o ser humano busca e preza pela qualidade de vida, está automaticamente ligada ao bem estar físico e emocional.

A vaidade masculina esta em alta. A prova disso é que o Brasil é o segundo mercado no mundo em consumo de produtos masculinos, de acordo com relatório divulgado pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos). Não por acaso, hoje mais da metade da população masculina, 55%, costumam realizar limpeza de pele. É o que mostra uma pesquisa realizada pela Datastore para a dermatologista Pietra Martini da Clínica Primèra, em Campinas.

Participaram da pesquisa 120 pessoas – 66% mulheres e 34% homens – na faixa etária de 20 até mais de 60 anos e renda mensal acima de 5 mil reais. Dos entrevistados, 88% afirmaram não ter resistência a tratamentos estéticos. O público masculino não gosta muito de se misturar às mulheres para dar um trato. Tanto que 62% dos participantes preferiam ter um espaço só para homens nas clínicas

E não é só para ficarem mais bonitos que estão ampliando a ida às clínicas e salões. O mercado de trabalho hoje é altamente competitivo. Pesquisas recentes também mostram um aumento significativo da demanda por procedimentos cosméticos entre os homens, que acreditam que uma nova aparência irá melhorar suas chances de avançar na carreira. Enquanto eles procuram tratamentos já consagrados entre as mulheres há muito tempo, os dermatologistas observam diferenças distintas entre homens e mulheres em relação à biologia da pele, anatomia facial e evolução dos processos envolvidos no envelhecimento.

“Fica claro que os diferentes sexos têm necessidades diferentes de intervenções para o rejuvenescimento. Os homens tradicionalmente têm gasto menos tempo para cuidar da pele do que as mulheres, mas a crescente aceitação social dos procedimentos cosméticos e uma maior conscientização sobre as opções não cirúrgicas, resultou em mais homens procurando estes tratamentos”, explica a dermatologista Carolina Marçon, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

Impulsionada principalmente por diferenças hormonais, a pele dos homens não é igual a das mulheres em diversos fatores, entre eles: é mais espessa, com poros maiores, menos gordura subcutânea e produz quatro vezes mais suor e sebo do que a pele delas; a estrutura facial dos homens também é mais forte e mais proeminente. Além disso, a dermatologista destaca a menor quantidade de rugas na área da barba devido a presença dos pelos faciais que fornecem suporte estrutural e a presença de menos gordura subcutânea, fazendo com que os homens tenham mais perda de volume facial do que rugas.

De acordo com Dra. Carolina, “o cabelo curto (que expões as orelhas), couro cabeludo calvo, ocupações e hobbies ao ar livre expõe com mais frequência a pele dos homens à radiação ultravioleta, fator de risco mais importante para o câncer de pele e envelhecimento precoce. Na verdade, os homens têm uma maior incidência de melanoma, a forma mais letal de câncer de pele.”

Além da necessidade de uma consulta com um dermatologista para que seja determinada uma rotina de cuidados específicos, baseada no tipo de pele e seus objetivos para retardar o envelhecimento, Dra. Carolina reforça alguns cuidados básicos para uma pele masculina mais saudável e bonita:

• Aplicar protetor solar de amplo espectro, com FPS 30 ou mais, adotando o cuidado com a pele como parte do dia-a-dia;

• Lavar o rosto diariamente usando sabonete próprio para o tipo de pele;

• Hidratar a pele diariamente com produtos específicos – esta prática é muitas vezes negligenciada pelos homens, especialmente aqueles com acne, no entanto, este é um passo importante no cuidado da pele.


Para as preocupações gerais dos homens em relação à pele – que vão desde linhas de expressão, perda de cabelo, foliculite na barba, suor excessivo, entre outras – a dermatologista destaca alguns tratamentos expressivos que podem melhorar a aparência da pele: preenchedores dérmicos para restaurar a perda de volume; peelings químicos, microdermoabrasão ou aparelhos de laser para melhorar as rugas finas, manchas e cicatrizes; neurotoxinas, como a toxina botulínica tipo A, que suavizam as linhas de expressão facial e auxiliam no tratamento da sudorese excessiva localizada e depilação a laser para eliminar os indesejáveis pelos.



Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas