Beleza
É possível transformar gordura em músculo?

Trocar a gordura por músculos. É possível?

Quem está de dieta não quer só exterminar as gordurinhas. Cada vez mais, homens e mulheres estão em busca de um corpo definido e com músculos, mas, para atingir esse resultado, é necessário seguir uma rotina de exercícios físicos e uma dieta equilibrada.

De acordo com o Dr. João Pinheiro (CRM-SP 74.184), clínico geral e fisiologista do exercício, substituir a gordura por massa magra é um trabalho lento. “O processo de definição muscular e ganho de massa magra é extremamente complexo. É importante o acompanhamento de um profissional da área de fisiologia e de um nutricionista. Somente esses profissionais podem indicar qual é a melhor dieta e os exercícios ideais para trabalhar em conjunto e ganhar músculos”, explica.

Os músculos são responsáveis por todos os movimentos do corpo e trabalham durante todo o dia. Para mantê-los em forma, não basta só praticar exercícios e cuidar da alimentação, é preciso entender como funciona o processo de ganho de massa magra e perda de gordura. “O ganho de massa magra consiste no processo anabólico, que acontece sempre que as moléculas se reconstroem a partir de outras. Enquanto que a eliminação de gordura ocorre de um processo catabólico, ou seja, quando o organismo está sem energia ele destrói o seu próprio tecido, proporcionando a liberação de aminoácidos e glicose que serão convertidos em energia. Apesar de serem processos distintos, existem algumas formas de atingi-los. É importante fazer exercícios físicos e se alimentar de muitos nutrientes para conseguir eliminar a gordura e ganhar músculos”, afirma Pinheiro.


É possível transformar gordura em músculo?
O fisiologista do exercício Dr. João Pinheiro alerta que o músculo e a gordura são tecidos totalmente diferentes. Ou seja, ainda não é possível transformar um no outro.

“Quando você perde peso por meio de uma dieta ou exercício físico, ocorre a diminuição do tamanho da célula de gordura, e não a diminuição de sua quantidade, pois a gordura continua no mesmo lugar, mesmo depois de ter emagrecido” revela.

A partir dos 30 anos de idade é natural perder massa muscular, fazendo com que o metabolismo caia cerca de 3% com o passar dos anos, resultando nos pneuzinhos que aparecem onde antes havia músculos firmes e tonificados. O segredo para destruir os depósitos de gordura está nos exercícios, principalmente os que utilizam pesos, como a musculação. “Quando a pessoa faz exercícios para perder peso, ocorre um aumento da massa muscular que possibilita uma diminuição de gordura ao redor do músculo, melhorando a aparência e tonificando os músculos”, diz o fisiologista do exercício.


O ideal é combinar alimentação e exercícios
Para perder uma quantidade relativamente grande de gordura corporal é importante associar uma dieta hipocalórica com uma série de exercícios aeróbicos e musculação. “A combinação dos exercícios aeróbicos com os localizados, somados a uma boa alimentação, é o primeiro passo para quem deseja se livrar da gordura. Os exercícios aeróbicos irão queimar a gordura, enquanto os localizados irão tornear os músculos. A alimentação adequada irá garantir que você alcance o resultado desejado”, aconselha o Dr. João Pinheiro.


Alerta: Gorduras X Ovários Policísticos
As mulheres que desejam se livrar da gordura e ganhar músculos devem ficar atentas às alterações hormonais, pois elas podem favorecer o acúmulo de gordura. “As mulheres que são portadoras de ovários policísticos, bigode chinês (Hirsutismo), excesso de pelos, acne, formam mais gordura rapidamente que as outras mulheres. Nessas, a insulina é geralmente alta no sangue , ou seja, forma gordura facilmente. Consulte o médico para controlar essas alterações hormonais e não deixe de praticar exercícios físicos e se alimentar adequadamente”, garante o Dr. João Pinheiro.




Veja mais sobre o assunto Beleza em:

1) Dermatologia e Saúde com Dra. Érica Monteiro

2) Pele Saudável com Dra. Katia Volpi Fogolin

3) Beleza e Estética com Orlando Sanches

4) Cirurgia Plástica e Saúde com Dr. Alan Landecker



Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas