Beleza
Como ter um cabelo de causar inveja?

Em todas as estações do ano devemos cuidar bem dos cabelos pois eles emolduram nosso rosto. Veja aqui dicas e orientações de como cuidar dos cabelos!


O inverno se aproxima e a preocupação das mulheres vai muito além de renovar o closet com botas, jaquetas e lenços. Um dos grandes desafios nessa época do ano é não permitir que o cabelo fique com aquele volume indesejado, com fios arrepiados.

Existem alguns mitos envolvendo os cabelos. Um deles, por exemplo, é o fato de cortar o fio do cabelo. Este ato não interfere em seu bulbo capilar, responsável por seu crescimento. O que acontece é que o cabelo fica mais bonito tirando as pontas quebradas e/ou duplas.


Como fazer os cabelos brilharem?
Existe uma lei sobre o brilho: é necessária uma superfície plana e lisa para que o cabelo reflita a luz e brilhe. O cabelo escuro e liso é naturalmente mais brilhante e reflete mais que o crespo, mas se seu cabelo é claro, também existem maneiras comuns de simular o brilho:

- qualquer coisa que deixe o cabelo macio e plano (como escovas, chapa, enxágue com água fria que fecha a cutícula) promove brilho;

- a coloração é uma ótima opção para o brilho, porque possui uma camada de substância refletora, que adere ao cabelo (principalmente os tonalizantes que são colorações superficiais);

- sempre lave bem os cabelos para retirar resíduos de produtos e poluentes;

- aplique e retire bem os condicionadores, e tome cuidado com condicionadores live-in, porque o cabelo pode absorver demais e atrair poeira e ficar oleoso e opaco. Com condicionadores normais, use pouca quantidade e aplique do meio para as pontas, nunca na raiz;

- se um gloss ou óleo de silicone deixa seu cabelo oleoso, mude a maneira que você aplica, use um spray de brilho ao invés de gel ou gotas, e aplique-o mais no ar que no cabelo, como se estivesse "garoando".


Hidratação e redução de volume
Segundo Mariângela Bordon, proprietária da EOS Cosméticos, o truque é fácil: basta manter os fios hidratados e utilizar produtos específicos anti-frizz. “Fios arrepiados e volume são resultados de um cabelo quebradiço e ressecado quando o mesmo entra em contato com a umidade. Além de hidratar e cauterizar com tratamentos no salão é fundamental a manutenção dos cabelos com cosméticos anti-frizz e hidratantes”, dá a dica.


Queda de Cabelo
Há várias causas para a queda de cabelo. Entre elas estão alterações hormonais, menopausa, oleosidade excessiva dos cabelos e dieta inadequada, na qual o organismo é privado de proteínas e sais minerais importantes para a formação dos fios.

O principal motivo, porém, é a hereditariedade. Nenhuma causa é tão importante quanto essa. Se a pessoa não tem predisposição genética para a calvície, ela não terá o problema.

A regra é simples: quem tem calvos na família tem grandes chances de desenvolver a calvície. Por isso mesmo, é bom ficar de olho. Afinal, quanto antes for iniciado um tratamento no combate a este problema, mais rápidos e eficientes serão os resultados.

Segundo especialistas, a Alopecia androgenética costuma aparecer por volta dos 20 anos. Assim, ao menor sinal de queda acentuada de cabelo, o ideal é procurar um médico. Para se ter uma noção, um adulto normal perde, em média, 100 fios de cabelo por dia. Se este número for frequentemente maior, é bom pedir ajuda.



Com letra maior:

Veja mais sobre o assunto Beleza em:


1) Dermatologia e Saúde com Dra. Érica Monteiro

2) Pele Saudável com Dra. Katia Volpi Fogolin

3) Beleza e Estética com Orlando Sanches


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas