Beleza
Alergia à Maquiagem

Acessório indispensável em qualquer bolsa de mulher, a maquiagem é a principal aliada para valorizar a aparência e disfarçar as imperfeições. Porém, é preciso atenção: os produtos de beleza estão entre os principais causadores de alergias epidérmicas, desde irritação nos olhos, vermelhidão na pele e até inchaços. Segundo a dermatologista Dra. Angélica Pimenta, “o uso de cosméticos vencidos e o compartilhamento com amigas está entre as principais causas de irritações na pele”.



Segundo ela, isso acontece por causa da intolerância a algumas substâncias dos produtos. “Na maioria das vezes só descobrimos que nosso organismo é intolerante a certos pigmentos e materiais que estão na fórmula de produtos quando os utilizamos”, afirma a doutora. Além disso, as maquiagens são de fácil contaminação, o que aumenta ainda mais os ricos de reações.

O primeiro passo quando se tem uma reação alérgica é suspender imediatamente o consumo do produto e ir ao médico, pois alergias muitas vezes podem ocorrer de forma sistêmica. “A avaliação de um profissional é fundamental, pois ele irá identificar o causador da alergia, quando se tratar de uma dermatite de contato alérgica, ou se o paciente poderia estar apresentando um tipo de alergia mais perigosa, como, por exemplo, o angioedema, no qual poderia estar até em perigo de vida”, explica Dra. Angélica.


Veja aqui algumas dicas simples do dia a dia que podem ajudar a eliminar alguns incômodos:

1) Evite emprestar maquiagem a outras pessoas, assim como uma escova de dente, a maquiagem deve ser de uso pessoal;

2) Algumas reações são causadas pelo uso frequente de produtos de beleza, inadequados para o tipo de pele. Assim, procure um dermatologista para que ele indique produtos específicos para você;

3) Lembre-se de sempre retirar a maquiagem no final do dia e manter a pele limpa e sem produtos;

4) Já para aquelas mulheres apaixonadas por maquiagem, mas que possuem uma sensibilidade maior com substâncias utilizadas nos produtos de beleza, as indústrias de cosméticos encontraram o que parece ser a solução, os produtos hipoalergênicos. Eles são preparados visando diminuir os agentes que podem causar irritações, como conservantes, corantes e fragrâncias. Dra. Angélica ressalta que “os cosméticos ‘hipoalérgicos’ ainda podem causar reações alérgicas, mas a sua utilização minimiza os ricos de intolerância”.


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas