Beleza
Dia Mundial do Diabetes

Veja aqui um guia completo sobre a diabetes: definição, incidência, novidades, ações gratuitas, como controlar e dicas para prevenção!

Dia Mundial do Diabetes: prevenir é o melhor remédio

O Dia Mundial do Diabetes é comemorado hoje, 14 de novembro, para alertar as pessoas da importância de se prevenir contra a doença. Atualmente, há em torno de 250/300 milhões de diabéticos no mundo. Somente no Brasil, são 10 milhões, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes.

É uma doença metabólica que causa o aumento da taxa glicêmica no sangue e traz consequências como cegueira, infarto, derrame e lesões nos pés. O diabetes é uma enfermidade que atualmente tem avançado não só entre adultos, mas em crianças e adolescentes também.
Dados do Ministério da Saúde, indicam que 54 mil brasileiros morreram em 2010 em decorrência do diabetes. Isso significa que a doença matou quatro vezes mais do que a aids (12 mil óbitos) e superou o total de vítimas de trânsito (42 mil) no país. Já segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2000 o Brasil tinha 2,6 milhões de diabéticos, e a previsão é de que em 2030 esse número ultrapasse os 11 milhões. Além disso, o país é o quinto em número absoluto, segundo a Federação Internacional de Diabetes.
A nutricionista, Anajara Moraes, explica que a tendência de desenvolver o diabetes do tipo 2 aumenta em adultos, sendo a principal causa o ganho de peso. “A reeducação alimentar, com a adoção de uma dieta equilibrada, e a prática regular de atividade física são as melhores maneiras de prevenção da doença”, lembra Anajara.

Há dois tipos de diabetes, o tipo 1 (ou juvenil) e o tipo 2. O primeiro surge quando o organismo deixa de produzir insulina, assim é preciso injetar a substância para manter a taxa de glicose em equilíbrio. É frequente esse tipo se manifestar em crianças e adolescentes. A segunda é mais comum depois dos 30 anos e em pessoas obesas. Também pode ser associada a tendência hereditária. Nesses casos, o pâncreas diminui a produção de insulina, necessitando de monitoramento frequente para controle da doença, de acordo com a recomendação médica.

Os principais sintomas da doença são sede excessiva, vontade de urinar com frequência, perda de peso, visão embaçada, infecções frequentes e feridas que não cicatrizam. A falta de tratamento e de controle do diabetes pode causar cegueira, dificuldade de cicatrização, insuficiência renal, derrame cerebral, disfunção erétil e depressão, entre outros problemas.


A cada 10 diabéticos pertencentes à terceira idade, seis não sabem que têm a doença

De acordo com o Dr. Mauro Scharf, normalmente os idosos são acometidos pelo tipo 2 da doença, responsável por 90% de todos os casos registrados. O diabetes está aumentando entre a população da terceira idade. Seis em cada dez diabéticos idosos não sabem que têm a doença. O crescimento do diabetes no envelhecimento se deve principalmente à obesidade, à falta de atividade física, à maior ingestão de carboidratos (massas, pães e batatas, por exemplo) e ao uso de remédios como corticoides.

De acordo com o médico, normalmente os idosos são acometidos pelo tipo 2, responsável por 90% de todos os casos registrados da doença. O organismo pode produzir alguma quantidade de insulina, mas ela não consegue agir adequadamente para exercer a transformação da glicose em energia, geralmente devido ao aumento da resistência periférica à ação do hormônio.

O tratamento do diabetes na terceira idade em geral é feito com dieta controlada em carboidratos, atividade física, uso de medicamentos que diminuem os níveis de glicose no sangue e, por muitas vezes, uso da insulina. Alguns pacientes apresentam dificuldade em mudar velhos hábitos alimentares, mas o controle da obesidade é fundamental para o tratamento. Já os idosos que estão desnutridos devem suprimir os açúcares de absorção rápida e manter os amidos associados a fibras, frutas, proteínas, legumes e verduras. Também devem fazer, no mínimo, quatro refeições por dia.

Os sintomas mais comuns do diabetes são muita sede, frequente vontade de urinar, muita fome, cansaço, turvação da visão e emagrecimento. Em alguns casos, no entanto, a doença pode ser assintomática e retardar o diagnóstico e o tratamento. Para o médico determinar que o paciente está diabético é necessário realizar uma avaliação do paciente com base no histórico familiar e de vida, além de um exame físico e testes específicos, como um exame de dosagem da glicose no sangue.

“Mas é importante ressaltar que os pacientes devem sempre seguir as prescrições médicas. As complicações crônicas também devem ser alvo de cuidados e, entre as mais frequentes, estão as complicações renais, oculares, vasculares e neurológicas”, comenta Scharf.


Dicas práticas para prevenção e controle do diabetes:

1) Moderar o consumo de açúcar simples e doces é uma atitude simples e que contribui para controle das taxas de açúcar. Dê preferência a porções pequenas e procure não consumir açúcar mais de uma vez ao dia. Para os diabéticos, é melhor optar pelas versões de doces sem açúcar e utilizar os adoçantes dietéticos para adoçar bebidas e preparar receitas.

2) Prefira pães, massas, arroz e cereais nas suas versões integrais, pois as fibras presentes nestes alimentos contribuem para reduzir a velocidade de absorção do açúcar no sangue, ajudando no controle da glicemia.

3) Fique atento ao rótulo dos alimentos. Os alimentos diet são 100% isentos de algum nutriente, que pode ser de açúcar, gorduras ou sal, por exemplo. Já a versão light deve apresentar uma redução mínima de 25% de nutrientes ou calorias. Assim, é importante observar o ingrediente e a quantidade presente no alimento.

4) Acerte nas combinações. A combinação de boas fontes de carboidratos— como as frutas, os pães e os biscoitos — com alimentos fontes de proteínas, como a ricota e o peito de peru, contribuem para reduzir a velocidade de digestão da refeição, pois a proteína demora um pouco mais para digerir. Assim, a absorção da glicose se torna mais lenta e a energia é disponibilizada aos poucos.

5) Fracione o consumo. Dividir a quantidade de carboidratos do dia compondo 5 a 6 refeições diárias, com intervalo de 3 a 4 horas ajuda a evitar os picos glicêmicos. Optar por refeições menores e comer mais vezes ao dia também reduz a fome nas próximas refeições, evitando o “comer compulsivo”, além de ser uma ótima estratégia para que o metabolismo funcione melhor.



No Dia Mundial do Diabetes, Bayer lança site exclusivo sobre a doença

Para facilitar o acesso a informações confiáveis sobre a doença, a Bayer Diabetes Care lançará no Dia Mundial do Diabetes (14/11) um novo site chamado “Portal Diabetes”, exclusivo sobre o assunto. O site é gratuito e oferecerá conteúdos diários abordando todo o universo que diz respeito à doença, como dicas de alimentação, cuidados com os pés, esportes, ferramentas e artigos.

“O objetivo é que os pacientes, familiares e cuidadores possam encontrar facilmente em único lugar todas as informações que precisarem, com qualidade e confiabilidade, principalmente sobre como monitorar e controlar corretamente o diabetes, que é a principal forma de manter a qualidade de vida. Para isso, consultamos os melhores profissionais da área, principalmente médica. Nossa expectativa é que o portal receba em torno de 60.000 acessos por mês,” diz Patrícia Gaillard, gerente de Marketing da Bayer.
Além disso, o portal também conta com uma loja virtual e informações sobre outras inovações da Bayer na área, como o aplicativo “GlicoCare” para iPhone e iPad, que auxilia no controle diário da glicemia e hoje é um dos aplicativos mais baixados da categoria.



Ação de Saúde no dia 01 de Dezembro, GRATUITA

o Complexo Educacional FMU realizará no próximo dia 1º de dezembro, a 11ª edição da Ação de Saúde. O evento, que acontecerá simultaneamente nos Campos Santo Amaro e Liberdade da Instituição, das 9h às 17h, oferecerá exames e atendimento gratuito para, especialmente, proporcionar uma vida mais saudável à população.

Serviço:
11ª Ação de Saúde - Serviços gratuitos à população.
Dia: 1º de dezembro de 2012, das 9h às 17h
Local: FMU - Campus Santo Amaro e Liberdade
Endereços: Avenida Santo Amaro, 1.239, Vila Nova Conceição, São Paulo / Rua Galvão Bueno, n°707, bairro da Liberdade, São Paulo



Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Endocrinologia com Dr. Filippo Pedrinola




Referências Bibliográficas:
http://www.diabetes.org.br/sala-de-noticias/2116-sao-12-milhoes-de-diabeticos-no-brasil
http://www.who.int/mediacentre/events/annual/world_diabetes_day/es/index.html
http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs312/es/index.html
http://www.amway.com.br/downloads/misc/Fibra_Alimentar_IMEN.pdf




Serviço:
www.lavoisier.com.br
www.nutrella.com.br
www.bayerdiabetes.com.br


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas