Beleza
FOTOENVELHECIMENTO: O QUE É, SINTOMAS E TRATAMENTOS

Abuse sem medo do protetor solar, dos óculos escuros, chapéus, seja para ir a praia, piscina ou fazer caminhadas. Esses são uns dos segredinhos para evitar o fotoenvelhecimendo da pele. Pessoas de pele mais clara são as que mais sofrem com os danos na cútis, mas também esse dilema atinge as morenas, de pele negra e mulata. Sem os cuidados necessários, vai ser difícil evitar o fotoenvelhecimento.

De acordo com Diretor Médico da Clínica Bertolini e dermatologista, Anderson Bertolini (CRM 107976), o fotoenvelhecimento ocorre nas pessoas que tomam sol com frequência e não usam filtro solar. “O excesso de exposição solar, causa ressecamento, alterações na textura e rugas, entre outros efeitos indesejáveis. A pele fotoenvelhecida perde a elasticidade e o brilho, além de manchas, pintas e sardas geradas pelos raios solares”, explica o dermatologista.

A radiação ultravioleta é responsável por cerca de 80 a 90% do envelhecimento causado na pele. A exposição exagerada de sol pode facilitar o surgimento do câncer de pele, que pode demorar alguns anos para se manifestar.

O fotoenvelhecimento apresenta alguns sintomas como a perda da elasticidade, manchas escuras ou claras, e o aparecimento de rugas. A pele que sofre desse mal tem um aspecto áspero, ressecada e descamativa. Podem surgir as ceratoses solares, que são lesões que atingem a camada mais superficial da pele formando crostas.

Tratamentos

Consulte o dermatologista, ele observará as manchas, flacidez e rugas provocadas pelo fotoenvelhecimento, para indicar qual será o melhor tratamento para o seu caso. Conheça algum dos tratamentos estéticos mais solicitados em consultórios para amenizar os efeitos do sol:

- Ácidos Hialurônicos

O ácido hialurônico é atualmente considerado um dos produtos mais seguros para a realização dos preenchimentos cutâneos. Por ser um componente natural da derme, ele não causa alergias e dispensa testes prévios. A duração do preenchimento varia de 10 a 12 meses. Após esse período é recomendado fazer uma nova aplicação.

- Peeling Químicos

Os peelings superficiais são a forma mais leve de tratamento de peeling químico. Os peelings são realizados por meio da alfa-hidroxiácidos e, em alguns casos, beta-hidroxiácidos. Com curto período de inatividade, esse método é eficaz para tratar as linhas finas, anormalidades de pigmentação, cicatrizes de acne e pele constantemente seca.

- Laser CO2 Facionado

É considerado a primeira opção pelos dermatologistas para eliminar as marcas de expressão, seja ela resultadas de cicatrizes de acne ou do foto envelhecimento.

“O laser fracionado divide o seu feixe, criando pequenos pontos de impacto, pouco visíveis e não-contíguos. Com o objetivo de alternar as áreas da pele saudável, é possível conseguir um efeito rápido de cicatrização. O resultado pode ser notado em alguns dias”, destaca o dermatologista, Dr. Anderson Bertolini.

- Radiesse

O Radiesse composto de hidroxiapatita de cálcio é injetado na pele com o intuito de produzir volume e o colágeno. Esse tratamento tem a finalidade de corrigir sulcos e depressões decorrentes do envelhecimento cutâneo.

Como evitar o fotoenvelhecimento?

Uma alimentação equilibrada de alimentos antioxidantes podem diminuir os danos do sol sobre a pele. Porém, a melhor forma de prevenir ainda é o protetor solar.

“Recomenda-se o uso diário de protetor solar com FPS 30 ou mais nas áreas mais fotoexpostas do corpo, como rosto, pescoço, colo, braços e mãos, mesmo em dias frios, nublados ou chuvosos. O protetor precisa ser aplicado com 30 minutos antes da exposição ao sol, e deve ser reaplicado a cada duas horas”, aconselha o dermatologista, Anderson Bertolini.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de:
Beleza e Estetica com Orlando Sanches
Pele Saudável com Dra. Katia Volpi Fogolin
Dermatologia com Dra. Érica Monteiro



Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas