Beleza
LIFTING DAS MAMAS: MITOS E VERDADES

Manter os seios firmes, hidratados e bonitos exige alguns cuidados. A gravidez, amamentação e o emagrecimento excessivo podem influenciar no caimento dos seios. De acordo com a cirurgiã plástica, Ana Paula Polato (CRM- 87. 718), a perda rápida do tecido gorduroso das mamas, provoca um excesso de pele e deixando a região flácida e caída.

“Os seios são formados por gordura, pele e glândulas mamárias. E a pele que os recobre é a principal responsável por sua sustentação. Além da conhecida força da gravidade, que atua o tempo todo forçando contra as fibras de sustentação, as mamas aumentam e diminuem de tamanho diversas vezes na vida. Essas oscilações provocam a perda de colágeno e elastina, substâncias indispensáveis para a manutenção da elasticidade, deixando os seios vulneráveis à flacidez e estrias”, explica a cirurgiã.

A melhor alternativa para as mulheres que desejam melhorar o posicionamento das mamas, retomando seu direcionamento e aumentando a firmeza, é a realização do processo cirúrgico do lifting mamário. Esse procedimento pode ou não ser associado a colocação de próteses de mama. Não para levantar, mas para deixar mais firme pela maior consistência.

“Incomodadas com a estética dos seios algumas mulheres optam pelo lifting das mamas para amenizar a flacidez, levantando os seios caídos. Essa técnica permite reverter o quadro da mama, suspendendo os seios e corrigindo a falta de simetria ou outras imperfeições”, destaca a cirurgiã plástica, Ana Paula Polato.

Depois de um planejamento pré-operatório preciso, o excesso de tecido glandular ou gorduroso da pele será removido. Em geral os mamilos e as aréolas mamárias permanecem conectados ao tecido mamário. A forma dos seios é então conseguida através da remodelagem dos mesmos. Enquanto as cicatrizes dependerá da quantidade do tecido a ser removido.

Mitos X Verdades

Antes de iniciar qualquer procedimento cirúrgico é necessário desvendar alguns mitos e verdades sobre o lifting dos seios.

Verdades

-O lifting da mama e a cirurgia redutora são mais associados as cicatrizes que a cirurgia de prótese?

Algumas assimetrias e alterações do mamilo podem ocorrer após a cirurgia. As possibilidades devem ser amplamente discutidas com o cirurgião. Antes de qualquer decisão.

-Após a cirurgia de lifting os seios ficam sensíveis, na maioria dos casos esse sintoma desaparece com o tempo?

Algumas mulheres relatam que os seus mamilos tornam-se mais sensíveis. Em outros casos podem se tornam um pouco entorpecido, como se estivesse um pouco anestesiado. Estas alterações normalmente somem dentro de algum tempo.

-Mulheres com seios pequenos garantem um melhor resultado?

Os seios de qualquer tamanho podem ser levantados, mas os resultados duram mais em seios pequenos, porque pesam menos e sentem menos os efeitos da gravidade.

Mitos

-Lifting mamário prejudica a amamentação

A técnica cirúrgica empregada tem por objetivo não afetar uma futura amamentação. Porém mamas operadas podem ter mais chance de dificuldades para amamentar do que aquelas que nunca passara por nenhum procedimento (cerca de 10%).

-Cirurgia plástica dura para sempre

A operação melhora o aspecto da pessoa, mas, infelizmente, o tempo é inexorável e o envelhecimento continua ocorrendo. Como a ação da gravidade e o envelhecimento da pele, com sua consequente perda de tônus, continuam, a mama cede novamente.

-Mulheres que acabaram de dar a luz podem fazer plástica

Como regra, aguarda-se cinco meses após o parto e, no mínimo, mais três depois da interrupção da amamentação. Assim, na maioria das vezes, paciente só pode operar depois de cerca de oito meses após o nascimento da criança.

-O paciente pode fazer quantas operações quiser em uma mesma sessão cirúrgica.

A principal diretriz em cirurgia plástica estética é a segurança. A maioria dos cirurgiões adota como limites duas cirurgias médias (mamas e abdômen, por exemplo) ou um máximo de seis horas de procedimento cirúrgico.

Conheça as melhores armas para deixar os seios firmes e bonitos:

1) Hidratação

Logo após o banho, aplique creme hidratantes na pele, eles são excelente preventivo e coadjuvante no processo de firmeza.

2) Esfoliação

Escolha um esfoliante de abrasão e use durante o banho uma vez por semana. Ele ajuda a remover as células mortas facilitando a absorção de produtos hidratantes específicos para a região.

3) Cuidados com o Sol

Os raios ultravioleta detonam as fibras de colágeno e favorece a flacidez. Use o protetor solar nas laterais dos seios, pois essa área queima com mais facilidade.

4) Postura

Mantenha a boa postura com as costas sempre retas, curvar muito os ombros para frente deixa os seios flácidos.

5) Atividades Físicas

Exercícios direcionados a região peitoral fortalecem a musculatura local, ajuda na postura e a sustentá-los.

6) Sutiã

Use o sutiã correto para o seus seios. Quem tem seios médios devem optar pelos modelos simples, sem grande reforço. As de seios grandes precisam de um sutiã que sustente, com alças largas, barbatanas e costuras duplas. Não há necessidade de usar o sutiã na hora de dormir.

7) Top

Aquele top que muitas mulheres usam quando frequentam academia ou praticam esportes devem sustentar os seios mais que o sutiã. Preste atenção na qualidade do tecido e na elasticidade na hora que você for comprar um top para academia.

8) Manutenção do peso

Evitar o sobe e desce da balança é essencial para manter os seios mais firmes.



Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas