Beleza
Mitos e verdades da toxina botulínica

A toxina botulínica é sucesso em eliminar rugas e os famosos “pés de galinha”? E agora está sendo aplicado também nos cantos da boca, no queixo e até nas axilas? A vantagem é que você não precisa esperar um mês para ver o resultado, em até 48 horas já é possível notar as modificações. E tem mais: a aplicação é praticamente indolor, garantem os especialistas. Apesar de ser uma das técnicas mais solicitadas pelo público feminino, à ação da toxina botulínica ainda é tema de discussão nas rodas de conversa entre mulheres.

A toxina botulínica é a melhor técnica para prevenir as rugas, excesso de suor e promete corrigir marcas de expressão de uma maneira rápida e eficaz. Além de ser indicado para tratamentos faciais, ele também proporciona efeitos de relaxamento de musculaturas específicas causadoras de espasmos musculares ou estrabismo.

Segundo a dermatologista, Vanessa Penteado, Médica de Campinas, a toxina botulínica paralisa a musculatura onde é injetada, de forma que o músculo paralisado não consegue enrugar a pele e desta forma não se formam as rugas.

“O tratamento pode ser feito por quase todas as pessoas, independente da idade e sexo. Feito com anestesia tópica, não necessita internação e centro cirúrgico. Praticamente indolor e com resultados totalmente naturais, com duração média de 3 a 6 meses, mas isto vai depender da idade da pessoa, tipo de pele e músculo”, explicou.

O primeiro passo para aplicação da toxina botulínica é a pomada anestésica. Ela tem a finalidade de entorpecer a região que será tratada. Logo após é feito uma assepsia da pele com antissépticos, e o medico faz um estudo sobre o movimento muscular.

A toxina botulínica é aplicada com microagulhas, muito finas, e que possuem uma camada de silicone protetor, que permite a punção a ser mais fácil e sem dor A aplicação tem a duração de no máximo 10 minutos, e a pessoa pode voltar imediatamente às atividades do dia a dia. Os médicos recomendam não deitar por quatro horas e também evitar ginásticas pesadas no dia da aplicação. Mesmo sem contraindicação na juventude, os especialistas recomendam aplicação do botox após o aparecimento de rugas de expressão forte.

O Botox provoca algum tipo de efeito colateral? A cara fica esticada? Botox deixa a boca torta? É normal as mulheres levantarem esse tipo de dúvida, pois os mitos e verdades sobre a técnica são muitos. A dermatologista Vanessa Penteado esclarece algumas verdades e mentiras sobre o uso da toxina botulínica.

“A maioria dos casos de efeito colateral acontecem pelo uso indevido do botox. Ele pode provocar consequências como assimetrias faciais temporárias e queda das pálpebras”, orientou.

Desvendando os mistérios do Botox:

O efeito fica artificial?
Aplicado corretamente, não. Atualmente, com novas técnicas de aplicação podemos tornar a fisionomia a mais natural possível.

Existe algum creme antirrugas ou produto caseiro com efeito similar ao Botox?
O efeito dos cremes só vale para a superfície da pele, pois os músculos são mais profundos. Somente o botox consegue atingir os músculos e nenhum dos cremes possui a toxina botulínica do tipo A em sua composição.

O rosto perde volume ao longo dos anos?
Com a perda natural o ácido hialurônico presente na pele, o organismo fica incapacitado de repor essa substância, que deixa a pele mais hidratada e volumosa. Para corrigir o efeito, é necessário usar o preenchedor á base de ácido hialurônico de origem não animal que pode aumentar o volume de algumas áreas.

Após aplicar Botox podem surgir hematomas?
Em alguns casos, pouco frequente, podem aparecer pequenos vasinhos que causam um pequeno hematoma.

Pode ser aplicado frequentemente?
Não. O efeito da toxina botulínica dura em média de 3 a 6 meses. Só poderá receber novas aplicações depois desse período. Quando as rugas começarem a aparecer novamente e o movimento voltar podem ser iniciados novas aplicações.

Em que situação a toxina pode ser injetada nas mãos?
Somente quando a pessoa sofre de transpiração excessiva, podendo ser ocasionada pela constituição genética ou por alterações emocionais. Quando o botox é aplicado nas palmas das mãos, a transpiração praticamente cessa. O mesmo caso ocorre com as axilas. Esse excesso de sua chama-se hiperidrose.

Botox deixa a boca torta?
Aplicação incorreta pode deixar algumas áreas do rosto assimétricas. Porém, a finalidade do botox na boca é relaxar a musculatura, a técnica é diferente do preenchimento que injeta volume.

Eles também aderem à toxina botulínica

Dados americanos e brasileiros confirmam que os homens estão se submetendo cada vez mais aos benefícios do tratamento com toxina botulínica para tratar as rugas da face.

A constante luta pelo rejuvenescimento não é um desejo só das mulheres. Os homens também aspiram a juventude e, por esta razão, estão empenhados em atenuar as marcas de expressão tanto quanto elas. As armas utilizadas para conquistar esse objetivo vão muito além de pintar o cabelo e ir à academia, quer dizer, os homens também estão se rendendo aos benefícios da medicina moderna, sobretudo, da toxina botulínica.

Nos Estados Unidos, entre os anos 2000 e 2010, houve um aumento de 258% no número de homens submetidos ao tratamento com a toxina botulínica, afirma a Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos. Por aqui, o cenário não é diferente. Dados do Departamento de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia, em 2011, apontam que 43% dos procedimentos estéticos feitos nas clínicas dermatológicas ou de cirurgia plástica para amenizar rugas foram aplicação de toxina botulínica; os 57% restantes correspondem a outros métodos com a mesma finalidade.

O Médico Cirurgião Plástico e Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Dr. Marcelo Wulkan, confirma que nos últimos anos os homens o têm procurado cada vez mais para realizar o procedimento, o que representa, atualmente, 40% dos pacientes. O médico lembra, porém, que há alguns anos os homens até faziam o procedimento, mas o objetivo era bem diferente. "Eles procuravam a toxina apenas para diminuir o suor nas axilas, principalmente para fugir de situações embaraçosas como, por exemplo, se apresentar em reuniões e palestras com as marcas do suor na camisa", recorda.

No entanto, o homem moderno percebeu que também pode usufruir dos benefícios da toxina na face, sem que fique o estigma do passado, sem o exagero do rosto sem expressão. Hoje eles querem aplicar na face e alguns até preferem manter um pouco as rugas de expressão. "Os homens costumam fazer o procedimento a partir dos 40 anos de idade, em média, diferentemente das mulheres que começam aos 30 anos. Neles, o que incomoda são as rugas da testa e as rugas entre as sobrancelhas, enquanto as mulheres tendem a querer uma mudança completa", revela o Dr. Wulkan.

Custo x Benefícios

Ainda há pessoas que são resistentes à toxina botulínica por achar que ela causa algum tipo de dor ou incomodo pós-procedimento. No entanto, embora haja muitas opções de tratamentos para amenizar ou até mesmo eliminar as rugas, o Dr. Wulkan afirma que a aplicação da toxina botulínica é praticamente indolor, além de que hoje é mais acessível financeiramente a grande parte da população.

"Se houver algum tipo de incômodo, geralmente é em decorrência de pequenas saliências vermelhas onde as aplicações são feitas, entretanto, rapidamente elas desaparecem. O resultado é uma pele sem rugas dinâmicas e, o mais importante, com naturalidade", confirma o cirurgião plástico.

Para quem deseja potencializar os resultados, lembra ainda o especialista, é possível associar à toxina procedimentos com substâncias absorvíveis como, por exemplo, ácido hialurônico, ou laser, peeling, dentre outros.


Serviço:

1)Dr. Marcelo Wulkan - médico Cirurgião Plástico e Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.Cirurgião Plástico- CRM 108732

2) www.clinicapantheon.com.br





Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de:
Cirurgia Plástica e Beleza, com Dr. Alan Landecker
Pele Saudável com Dra. Katia Volpi Fogolin


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas