Beleza
Estilo de vida acelera envelhecimento da pele

Estilo de vida acelera envelhecimento da pele

De medicamentos para acne a cremes antienvelhecimento, quase todo brasileiro faz algum tratamento para a pele. Prova disso é que o país desponta como o terceiro maior mercado de cosméticos no mundo, segundo levantamento da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos). Segundo a dermatologista Pietra Martini, a má notícia é que o estilo de vida está acelerando o envelhecimento da pele de parte da população.

Tanto que a exposição exagerada ao sol e a rotina estressante de muitas mulheres que têm dupla jornada de trabalho – na empresa e em casa – está fazendo muitas buscarem tratamentos estéticos mais cedo.

De acordo com a médica o único fator inevitável do envelhecimento precoce é a herança genética. Ela destaca que pessoas de pele e olhos claros formam o grupo que mais danifica a pele quando aderem à ‘cultura do bronze’.

Todos os demais fatores estão associados ao estilo de vida e podem ser evitados. O principal vilão é a falta ou uso incorreto de filtro solar nas atividades externas. Isso porque, explica, o protetor impede que a radiação UV (ultravioleta) emitida pelo sol destrua as fibras de colágeno que dão sustentação e elasticidade à pele. Para que tenha este efeito deve ser usado o ano todo, ter fator 30 ou maior, ser reaplicado a cada 4 horas e até antes em caso de mergulho no mar ou piscina. O problema, comenta, é que a maioria das pessoas usam protetor solar esporadicamente durante o verão e não aplicam conforme a recomendação.

Outros aceleradores

A especialista diz que por incrível que possa parecer algumas pacientes se esquecem de beber água. A hidratação é essencial para manter a pele lisa. Ela recomenda beber dois litros de água/dia, além de evitar a exposição prolongada ao ar condicionado e ao aquecedor que retiram a umidade dos ambientes.

Outro problema, destaca, é o aumento dos radicais livres que diminui a produção de colágeno e elastina. Os principais gatilhos são o estresse, o hábito de fumar, dormir pouco e a exposição à poluição das grandes cidades que absorve o oxigênio das células da derme.

Alimentação Protetora

Além do filtro solar e dos cosméticos, a médica destaca que a alimentação pode intensificar a proteção UV e melhorar a elasticidade da pele.

Os principais alimentos que protegem da radiação UV são:

Tomate – contém licopeno que diminui a absorção da radiação

Chá preto – Tomado diariamente reduz em 40% a propensão ao câncer de pele segundo estudo do Centro de Câncer do Arizona (EUA)

Para melhorar a elasticidade as dicas são: aplicar clara de ovo ou mel na pele do rosto, duas vezes por semana.

Como otimizar tratamentos

Pietra diz que um erro comum é misturar cremes que aumentam muito a sensibilidade da pele, principalmente os utilizados nos tratamento antirrugas.

Por isso, recomenda sempre consultar um dermatologista antes de fazer combinações que podem resultar em irritações, como por exemplo, hidroquinona para manchas com ácido retinoico para rugas em pessoas de pele sensível.

Para melhorar a absorção dos cremes as dicas da médica são:

- Lave o rosto com sabonete neutro.

- Aplique o medicamento para acne ou outra finalidade.

- Aguarde 5 minutos e aplique o hidratante.

- Aguarde mais 5 minutos e aplique o filtro solar.

- Finalize com a maquiagem após 5 minutos.

O uso de filtro solar após o hidratante só é dispensável, observa, nos casos de cremes que contêm filtro solar fator 30.

Serviço:
www.clinicaprimera.com.br

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de:
Cirurgia Plástica e Beleza, com Dr. Alan Landecker
Pele Saudável com Dra. Katia Volpi Fogolin



Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas