Beleza
Aparelhos ortodônticos transparentes: sinta-se feliz com o seu sorriso

Você tem dentes desalinhados e quer resolver seu problema, porém, o estilo metálico não lhe agrada muito? Não se preocupe mais com isso, hoje em dia a evolução dos materiais e técnicas permitem que você corrija seus dentes sem ter um prejuízo estético no meio profissional ou social.

Graças aos avanços tecnológicos, além dos estéticos, agora também é possível corrigir os dentes de forma mais rápida e eficiente. Atualmente, a opção de tratamento ortodôntica mais inovadora é, sem dúvida, o Invisalign. Totalmente feito em acetato transparente (plástico) e muito eficiente, segundo diversas pesquisas publicadas, este aparelho pode resolver quase todos os casos de más oclusões, ou dentes tortos.

Veja a seguir, os principais tipos de aparelhos disponíveis no mercado, suas vantagens e desvantagens e saiba por que o uso do aparelho removível, saudável e, ao mesmo tempo, confortável é atualmente a forma mais desejável de ter dentes alinhados.

Fixo Estético: Este é o “irmão” mais moderno do aparelho fixo metálico, composto de peças cerâmicas, de uma cor que se assemelha ao dente, coladas nos dentes e ligadas entre si por um fio metálico que faz a movimentação dentária. Este tipo de aparelho necessita de uma movimentação mais delicada que os tradicionais metálicos. Neste caso, o resultado estético é um pouco duvidoso, pois é possível visualizar o aparelho e, às vezes, confundi-lo com sujeira ou resíduos de alimentos.

Técnica lingual: Trata-se de bráquetes (peças coladas aos dentes) de metal que ficam por dentro da boca. Esse sim é estético. No entanto, pode provocar grande dificuldade de adaptação e incômodo. Afinal, é como se a língua permanecesse encaixada dentro dele. A higienização para esse tipo de aparelho também é mais difícil e o ortodontista precisa de um tempo maior de manipulação nas consultas.

Invisaglin: trata-se de uma série de alinhadores transparentes e móveis que são trocados ao longo do tratamento até colocar os dentes no lugar. A partir de impressões digitais tiradas da arcada dentária do paciente, o material segue para os Estados Unidos onde são desenvolvidos os alinhadores, que são trocados quinzenalmente.

Projetado por um sofisticado sistema de computação “3 D”, o Invisalign tem muitas vantagens, entre delas, é ser quase imperceptível. Como é encaixado nos dentes, não altera a fala e, por ser removível, a higiene é realizada normalmente após as refeições. “Ninguém nunca saberá que você está corrigindo os dentes, a menos que você diga! Com esse aparelho é você quem aparece e não ele”, comenta Dr. Marcelo Kignel, um dos profissionais mais experientes com este tipo de técnica no Brasil.

O tratamento ortodôntico, além de corrigir a posição dos dentes, deixa os usuários mais satisfeitos com eles mesmos. Tornando-os muito mais felizes no dia-a-dia. Não existe um período determinado para ficar com o aparelho, vai depender de cada caso. De qualquer forma, o paciente adulto deve desconfiar quando o uso do aparelho já avançou por mais de três anos.

Também é importante fazer uma avaliação pessoal sobre o tratamento: se faltou muito nas consultas, se fez viagens longas durante o tratamento, teve problemas gengivais, entre outros percalços. Em média, nos casos mais comuns da literatura, os tratamentos costumam durar de 15 a 24 meses.

“É fato que utilizar aparelho nos dentes não é uma ideia bem aceita nem mesmo por adolescentes, quanto mais por adultos. O desconforto e principalmente a estética dos aparelhos são aspectos indesejáveis para qualquer pessoa. É natural que uma pessoa sempre queira estar radiante no trabalho, na escola, em algum evento ou com os amigos. O fato é que o ser humano busca basicamente ser feliz. E qual é a maior manifestação de felicidade, se não aquele belo sorriso de satisfação?”, conclui Dr. Kignel.

Veja mais sobre assuntos relacionados em nossas colunas de Odontologia Holística com Dr. Rodrigo Venticinque e Saúde Bucal com Dr. Luiz Felipe Scabar


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas