Beleza
Atenção à queda de cabelos

Depois de lavar os cabelos, você passa o pente e o desespero toma conta de você. Os fios caem e saem na sua mão! Será que você está ficando careca? Calma! Nessa hora, é preciso não entrar em desespero e saber ver a diferença entre a queda normal de fios, diária até, e uma possível disfunção, que pode fazer os fios caírem de forma anormal. E, mesmo que haja algum problema com seu cabelo, nada de ficar imaginando o pior. Calvície é uma disfunção genética, um distúrbio bem mais complicado.

Cada pessoa tem, em média, 100 mil fios de cabelo. Todos os dias, uma parte deles - aproximadamente 100 fios - cai naturalmente. Estes fios estão passando por uma fase chamada de telogena, na qual o fio para de crescer e se desprende do couro cabeludo.

Este processo, perfeitamente normal, não deve ser confundido com a queda de cabelo (por definição mais acentuada e em maior número), que pode ser desencadeada por um série de fatores e atinge ambos os sexos.

Possíveis causas da queda de cabelo

A queda de cabelo normalmente é combatida com um tratamento simples e eficaz. Mas antes de tratá-la é preciso saber sua origem. Só assim é possível revertê-la.

Veja alguns fatores que podem desencadear a queda acentuada de cabelo:

Dieta inadequada em proteínas e vitaminas: quando há carência de nutrientes, o organismo vai buscá-los nas unhas e no bulbo capilar. Isso pode enfraquecer o cabelo.

Cuidados inapropriados: hábitos como escovação excessiva, uso de secador, bonés, tinturas, banhos muito quentes, dormir com cabelos molhados, fazer alisamentos e reflexos também podem deixar os fios fracos, aumentando a tendência à queda.

Pós-parto: quando a mulher dá à luz, sua taxa de hormônios, que estava mais alta em função da gravidez, diminui. Essa mudança pode aumentar a queda dos fios entre o primeiro e o sexto mês após o parto. Depois disso, os hormônios tender a voltar ao normal.

Doenças na tireoide: o hipotireoidismo e o hipertireoidismo desregulam os níveis de hormônios no corpo e também podem ocasionar a queda dos fios.

Medicamentos: drogas como antibióticos, anti inflamatórios ou antidepressivos podem causar queda de cabelo em algumas pessoas.

Fatores psicológicos: situações que causam grandes traumas, como a perda de um ente querido, uma separação ou a perda do emprego. Estes acontecimentos podem causar tamanha frustração que acabam por mexer com o sistema imunológico.

Ao sentir que seus cabelos estão caindo mais do que caem normalmente, procure um dermatologista. Com a análise do caso, o especialista pode descobrir a causa da disfunção e, assim, recomendar o tratamento adequado.

Seguindo corretamente as instruções do seu dermatologista, certamente o problema será sanado, e seus cabelos continuarão crescendo fortes e saudáveis.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de:
Cirurgia Plástica e Beleza, com Dr. Alan Landecker
Pele Saudável com Dra. Katia Volpi Fogolin
Beleza e Estetica com Orlando Sanches




Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas