Beleza
Como cuidar dos pelos encravados

A depilação constante pode ocasionar pelos encravados com mais frequência, principalmente, em pessoas que possuem cabelos encaracolados. Eles aparecem quando os fios, depois de depilados, perdem a força e penetram novamente na pele, podendo gerar uma inflamação. Esse processo inflamatório provoca dor no local e um aspecto feio, piorando quando há pus, mas pode ser facilmente tratado com a utilização de uma pomada antibacteriana, por exemplo.

A área mais afetada nas mulheres é a virilha e no homem é o pescoço, por serem locais de dobra da pele, nos quais o pelo não nasce de forma reta, facilitando o encravamento. A depilação com cera quente ou fria, combinada com o uso de roupas apertadas, contribui para o surgimento dos pelos encravados, pois a extração completa do pelo junto com a raiz abre os poros da pele deixando-os vulneráveis para a entrada de bactérias. O uso da lâmina de barbear deve receber uma atenção especial, porque qualquer machucado ou corte também pode permitir a entrada de bactérias que causam inflamações.

O crescimento do pelo dentro da pele provoca lesões, inflamações e até pus, devido à contaminação bacteriana. Nem sempre a esfoliação leve da pele evita o encravamento e, em alguns casos, recomenda-se o uso de pomada antibacteriana para matar as bactérias e ajudar no combate da inflamação, como Nebacetin que é composta por sulfato de neomicina e bacitracina zíncica. O primeiro estágio do pelo encravado é quando ele está embaixo da pele; o segundo é quando ele fica inflamado, provocando inchaço, vermelhidão e o aparecimento de uma secreção amarelada; e, por fim, o pelo encravado vira um cisto, no qual a região da pele fica rígida e dolorida.

A prevenção e o combate do pelo encravado podem ser feitos com uma leve esfoliação durante o banho. No caso dos pelos inflamados e cistos, a pessoa deve sempre procurar a ajuda de um especialista para extração do pelo e tratamento da inflamação. Caso o pelo não receba os cuidados adequados, o paciente pode ficar com cicatrizes que só serão removidas com cirurgias simples.

Dicas para combater os pelos encravados:

- O uso de sabonetes esfoliantes regularmente contribui para desencravar os pelos.
- A esfoliação da pele três dias antes da depilação retira a camada de pele morta, facilitando o crescimento no novo pelo, após a depilação.
- O uso da esponja vegetal durante o banho também remove a camada de pele morta e da sujeira acumulada sobre a pele.
- Não reutilizar a lâmina de depilação, pois isso ajuda a evitar infecções no caso de cortes durante a depilação.
- Evitar o uso de cremes e loções três dias após a depilação com cera quente ou fria, pois ela deixa os poros abertos e vulneráveis.
- Não cutucar o pelo encravado, isso piora a situação e mancha a pele.
- Se o pelo estiver muito profundo, recomenda-se procurar a orientação de um dermatologista.

Serviço:
www.nycomed.com.br

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de:
Cirurgia Plástica e Beleza, com Dr. Alan Landecker
Pele Saudável com Dra. Katia Volpi Fogolin





Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas