Beleza
Homens se cuidam mais, diz pesquisa

A vaidade masculina esta em alta. A prova disso é que o Brasil é o segundo mercado no mundo em consumo de produtos masculinos, de acordo com relatório divulgado pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos). Não por acaso, hoje mais da metade da população masculina, 55%, costumam realizar limpeza de pele. É o que mostra uma pesquisa realizada pela Datastore para a dermatologista Pietra Martini da Clínica Primèra, em Campinas.

Participaram da pesquisa 120 pessoas – 66% mulheres e 34% homens - na faixa etária de 20 até mais de 60 anos e renda mensal acima de 5 mil reais. Dos entrevistados, 88% afirmaram não ter resistência a tratamentos estéticos. O público masculino não gosta muito de se misturar às mulheres para dar um trato. Tanto que 62% dos participantes preferiam ter um espaço só para homens nas clínicas. Por isso, na Primèra eles têm uma ala reservada, conta Pietra.

Envelhecimento menor

A pesquisa também aponta que para 80% dos homens faltam procedimentos estéticos voltados para o público masculino. Não é para menos. De acordo com a médica, a diferença da pele deles vai além da barba e bigode que estão, literalmente, na cara. Ela explica que os hormônios sexuais também tornam a pele masculina mais oleosa, resistente e densa. Tanto, ressalta, que neles a concentração de colágeno é 25% maior. “Isso permite que aparentem menos envelhecimento do que uma mulher com a mesma idade” afirma. O lado negativo é o maior acúmulo de impurezas por causa dos pelos.

Barba pode desencadear acne

A especialista diz que o excesso de oleosidade decorrente do hormônio sexual masculino pode encravar os pelos da barba e facilitam o desenvolvimento de acne – espinhas e cravos. Para evitar o problema, as recomendações da médica são:

· Lavar o rosto, no mínimo, duas vezes ao dia com sabonete próprio,

· Aplicar compressa morna no rosto antes de fazer a barba

· Antes de barbear, usar esfoliante para abrir os poros e espuma própria para amolecer os pelos.

· Usar o aparelho só na direção de crescimento dos fios para evitar a foliculite, inflamação dos pelos que formam bolinhas vermelhas na pele.

· Aplicar hidratante livre de óleo ou loção sem álcool após o barbear.

· Fazer limpeza de pele semanalmente.

Para quem tem barba muito cerrada e muitos pelos encravados a recomendação é a depilação a laser. A pesquisa mostra que 19% dos entrevistados gostariam de se livrar definitivamente dos pelos, o que nem sempre é possível. Isso porque, o procedimento não é recomendado para quem tem pele escura e depois de seis meses a 2 anos alguns podem reaparecer.

Rugas de expressão

Pietra afirma que outra diferença da pele masculina é a musculatura maior acima das sobrancelhas. Isso faz com que homens tenham mais rugas de expressão entre as sobrancelhas e na testa do que as mulheres. Os tratamentos vão desde peeling, abrasão da pele para atenuar rugas superficiais e marcas de acne, até aplicação de toxina botulínica para eliminar vincos. Nas bolsas abaixo do da pálpebra inferior, bastante comuns nos homens, ela diz que a drenagem linfática pode resolver o problema de forma pouco invasiva.

Barriga Tanquinho

A médica lembra que nada substitui hábitos saudáveis no dia-a-dia, como a alimentação balanceada e a prática de exercícios para manter a boa forma. O problema destaca, é que o envelhecimento vem acompanhado de gorduras localizadas que podem precisar de tratamento para serem eliminadas. Não quer dizer que seja necessário passar por lipoaspiração, um processo invasivo que deixa cicatrizes na pele. Para fortalecer a musculatura e eliminar a gordura localizada ela diz que o tratamento depende de uma avaliação. Pode incluir massagens moduladoras, aplicação de ultrassom, radiofrequência ou uma combinação desses procedimentos.

Menos gordura localizada e flacidez

Pietra explica que as aplicações de ultrassom ativam o sistema linfático, aumentam o metabolismo local e promovem a quebra das células de gordura. Em geral são indicadas 10 sessões de 2 a 3 vezes por semana. Significa que em um mês é possível ter a musculatura mais definida e diminuição da gordura localizada. O mesmo procedimento é indicado para celulite e pode ser aplicado nas pernas, glúteos, quadris e abdômen com utilização de gel termo ativo. O tratamento pode ser associado a 10 sessões de radiofrequência para eliminar flacidez. A terapia não serve para todos. A médica diz que é contraindicada para:

· Usuários de marca-passo, desfibrilador cardíaco, outros implantes eletromagnéticos ou metálicos.

· Portadores de doenças autoimunes, inflamações, hérnia, rosácea e herpes ativos.

· Queloides ou cicatrizes com aderência na área a ser tratada.

· Acne ou dermatite.

· Gestantes e mulheres que pretendem engravidar.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de:
Cirurgia Plástica e Beleza, com Dr. Alan Landecker
Pele Saudável com Dra. Katia Volpi Fogolin
Beleza e Estetica com Orlando Sanches



Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas