Beleza
Cabelo podem falar sobre sua origem!

O cabelo é o órgão mais ativo do corpo humano e pode ajudar cientistas a desvendar segredos relacionados aos sistemas imunológico, circulatório e nervoso.

É o que garantiram cientistas londrinos num evento sobre o cabelo e o que tem de ciência nele.

Em média, temos 115 mil fios de cabelo e estes podem ser o “espelho” do seu corpo. O cabelo possui cerca de 20 tipos de células com as mais variadas funções. Além de formarem os fios, essas células estão ligadas a diversos sistemas do corpo humano - principalmente o nervoso, o circulatório e o imunológico.


Células-tronco
Um pesquisador de uma multinacional do segmento de beleza e cosméticos afirmo que, quando uma pessoa não está saudável, o cabelo logo apresenta mudanças em sua textura e forma. Essa “arquitetura” de células muito bem organizado que é o cabelo, vem despertando cada vez mais o interesse da ciência.

Recentemente, por exemplo, descobriu-se que no cabelo existem células-tronco, células sem uma função específica que são capazes de se transformar em outras células do organismo. Esta informação é de grande importância, pois, assim, os cientistas podem estudar mais facilmente o comportamento dessas células-tronco, apenas com fios de cabelo.


Avermelhados
Alguns cabelos são marcantes, como os ruivos, ou avermelhados. As mulheres trocam de cor de cabelo a todo instante, porém, um exemplo clássico destes é a Nicole Kidman. O cientista responsável pela descoberta do gene que dá a pigmentação vermelha ao cabelo (o MC1R), vem tentando traçar a histórica genética dos ruivos.

Estão descobrindo algumas coisas fascinantes. Hoje, acredita-se que as pessoas ruivas são provavelmente as pertencentes à etnia mais “nova” da humanidade. Elas teriam surgido há cerca de 50 mil anos.

A teoria é que na África, onde o homem teoricamente surgiu há cerca de 3 milhões de anos, uma pessoa ruiva não poderia sobreviver por causa do sol. A coloração clara do cabelo e da pele só pode ter surgido recentemente, quando o ser humano tomou conta das regiões mais distantes do Equador possíveis. Para os cientistas, os ruivos não teriam a menor condição de sobreviver na África porque as pessoas de pele clara produzem pouca melanina, que tem função fotoprotetora.

Se continuar sendo estudado à fundo – como está sendo feito - tudo pertinente ao cabelo, desde como surgiu, suas funções, a fisiologia do cabelo e as características próprias de cada tipo, o ser humano e os aspectos envolvidos nele, poderão ter ajuda crucial no seu entendimento, até de origem!

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de:
Cirurgia Plástica e Beleza, com Dr. Alan Landecker
Pele Saudável com Dra. Katia Volpi Fogolin
Beleza e Estetica com Orlando Sanches


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas