Beleza
Sua pele pode ser afetada pelas emoções!

Hoje em dia, não há mais como negar a interação entre o corpo e a mente. O estado emocional é capaz de desencadear diversas manifestações orgânicas e, até mesmo, doenças. Muitas vezes, diante de uma situação de forte estímulo emocional ou do estresse do dia a dia, mecanismos biológicos descarregam a tensão no corpo, que se manifesta em um órgão, que varia de acordo com uma tendência pessoal.

Quando o órgão atingido é a pele, algumas doenças podem ser desencadeadas ou agravadas, entre elas: psoríase, desidrose, vitiligo, dermatite seborreica, dermatite atópica, lupus e acne.

Pelos aspectos anteriormente focalizados, de comunicação geral das células por meios dos mensageiros químicos, todos os órgãos podem ser afetados por qualquer tipo de estresse que atinja o organismo, inclusive a pele.

Entende-se por estresse o esforço que o organismo realiza para adaptar-se a condições que contrariam sua natureza e seu equilíbrio e que provocam mal-estar ou sofrimento. Isso pode ocorrer por motivos físicos (uma inflamação dentária, p.ex.), ambientais (um local com ruído acima de 85 decibéis, p.ex.), químicos (sede ou alimentos gordurosos, p.ex.) ou psicológicos (medo de falar em público, p.ex.).

Em qualquer dessas situações o corpo tem que adaptar seu funcionamento para poder garantir a sobrevivência e isso exige gasto energético. Esse excesso de demanda de energia é o estresse. Qualquer que seja sua origem, ele afeta o corpo por inteiro. Para exemplificar, em toda situação estressante há algum grau de contração da íris, mesmo que o evento nada tenha de visual.

Sua pele sofrendo como estresse

Assim, mesmo que o estresse não atinja diretamente a pele, esta apresenta reações pelo reconhecimento do estresse que afeta outro setor do organismo. A primeira reação é o aumento da perspiração, isto é, da eliminação imperceptível de suor. Na ocorrência de um estresse mais intenso, a pessoa se dá conta de que está suando numa situação em que não deveria. Outras reações de estresse na pele são a diminuição ou o aumento da circulação sanguínea (causando palidez ou rubor), o aumento da secreção sebácea e a ereção dos pêlos.

Esses sinais denunciam que a pele está participando da reação geral de estresse, também chamada síndrome geral de adaptação. Todo estresse é acionado por um aumento da secreção dos hormônios adrenalina e cortisol, que preparam o organismo para reagir numa situação de emergência ameaçadora da sobrevivência.

Entretanto, eles também levam a uma diminuição da função do sistema imunitário, encarregado da defesa do corpo contra agentes estranhos. A pele contém elementos que a caracterizam como órgão imunitário e, portanto, ela tem sua função diminuída em condições de aumento destes hormônios. Isso facilita a instalação de doenças para as quais o indivíduo tenha propensão ou tendência genética. Daí porque é importante, para a saúde da pele, controlar os efeitos do estresse.

Aprenda a combater os sinais da sua pele

De modo geral, tendo em vista seus efeitos destrutivos e o reconhecimento, hoje, de que o estresse é a maior causa de desencadeamento e de manutenção de doenças, é preciso que todos estejam atentos para situações estressantes. É importante, também, neutralizar os efeitos do estresse, para seguir um estilo de vida facilitador da saúde, pela liberação das células para a execução de suas funções normais. A pele está incluída nesse programa.

Em princípio, todas as pessoas deveriam levar um ritmo de vida conforme a natureza do organismo. As condições de civilização atuais, entretanto, criaram uma maneira de viver totalmente contrária, em todos os aspectos, ao que o organismo necessita.

Compete a cada um, então, verificar em que pontos pode neutralizar o impacto negativo da vida civilizada moderna e manter seu corpo livre da sobrecarga dos desgastantes hormônios do estresse.

Basicamente podemos atingir esse objetivo colocando em prática recursos muito simples, de custo zero e absolutamente naturais. Seu objetivo é atender as necessidades básicas do organismo, que são: nutrição adequada, atividade, repouso e mente tranquila. Podemos, para esse fim, reuni-los em 6 atitudes: alimentação equilibrada, atividade física adequada, repouso suficiente, relaxamento, respiração completa e meditação.

O corpo mantém-se em equilíbrio adaptando-se a qualquer desarranjo em algum setor, por mínimo que seja. Este poder de adaptação é tão grande, que faz com que os órgãos possam desempenhar seu papel até quando têm apenas 30% de sua capacidade funcional.

A mente é algo sobre o que todas as pessoas falam, mas ninguém sabe o que é. Existem pesquisadores que acreditam que a mente é um produto do cérebro e buscam encontrar sua sede nesse órgão. Outros acham que a mente existe antes do cérebro, sendo a programadora do que se passa nele. Ambas as correntes de pensamento têm provas razoavelmente convincentes do que afirmam.

A comunicação entre mente, sistema nervoso e pele é constante e imediata, provocando alterações muito sutis, na maioria das vezes invisíveis e não percebidas pelas pessoas, como as alterações na produção do suor.

Seja o que for, a mente é onde se produzem os pensamentos. A partir deles, desencadeia-se uma série de fenômenos físicos através do cérebro, que é o local de reconhecimento de todos os fatos que se passam no organismo.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de:
Cirurgia Plástica e Beleza, com Dr. Alan Landecker
Pele Saudável com Dra. Katia Volpi Fogolin
Beleza e Estetica com Orlando Sanches



Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas